quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RELIGIÕES AFRO

Religião e culto de origem africana praticado no Brasil, mais intensamente na Bahia, desde a escravidão. Inicialmente referido a certo tipo de dança,o candomblé passou a significar também a própria cerimônia religiosa dos negros afro-brasileiros, assim como o próprio local em que se realiza. Enquanto ligado às fontes africanas, de cujo meio provieram os escravos, considera-se um espaço de resistência cultural.
Seus praticantes julga-se depositários. mantenedores e perpetuadores de uma tradição herdada, das várias nações africanas, que procuram reproduzir com fidelidade.
Tem-se, daí, nações e rituais sudaneses-jeje ( daomeanos), nagô ( ioruba e compostos), bantos ( angola, congo e compostos), além dos candomblés de caboclo, nos quais os orixás são representados por entidades caboclas ou espíritos de chefes  e guerreiros indígenas brasileiros considerados evoluídos.
Há também a adoção da Linha das Almas, dominada pelos  espíritos dos negros ( pretos velhos) considerados de grande sabedoria ( Pai Joaquim, Vó Catarina, Pai João e outros), principalmente no trato com ervas. Essas entidades, encarnadas nos cavalos ( fiéis possuídos), dão orientação para a solução de problemas do dia a dia.
O candomblé envolve uma complexa organização de crenças e rituais.
Os cultos, em torno de uma ordem de orixás e divindades intermediárias, realizam-se em terreiros, cada um deles formado por vários cômodos. Num deles realizam-se danças públicas dos fiéis, possuídos por suas divindades. Um outro é o peji, onde orixás estão assentados e em que só entram os iniciados ou pessoas em certas condições de pureza.
As cerimônias abertas ao público, realizam-se noite a dentro, acompanhadas de instrumentos de percussão: atabaques.agogô, adjá, caxixi, ajê, xaque-xaque, tambores de vários tamanhos.

Segundo o orixá homenageado, matam-se animais como cabritos, galinhas, e algumas de suas partes são preparadas e oferecidas no assentamento do orixá.Esta oferenda é o padê de Exu, entidade considerada mensageira dos orixás e que pode impedir influências perturbadoras do desenrolar da cerimônia: cantos e músicas invocativas das divindades e depois a dança, com roupas apropriadas.

Uma das características fundamentais do candomblé é o longo processo de iniciação. Inclui a lavagem de contas ( o colar ou guia, lavado pelo chefe do terreiro nas cores do orixá do iniciado) e o bori, que significa o dar de comer à cabeça, para fortalecer a pessoa e colocá-la em contato mais estreito com o mundo sagrado.

Depois de ter a cabeça lavada com o sangue do animal de duas patas, essa pessoa, com o colar lavado e o bori, é chamada abiá. Há um primeiro grau de iniciação e após o qual ela se torna iaô. Depois de cumprir de um a sete anos de obrigações, passa-se à categoria de eboni.


 O posto mais alto da hierarquia do candomblé é ocupado pelo pai-de-santo ou babalorixá. Quando mulher é a mãe-de-santo ou ialoxirá. Em seguida, vem a  iiá kerere ( segunda sacerdotisa), os ogans ( sempre homens, protetores dos terreiros), o alabê ( que toca e dirige os atabaques) e, entre outros,a sidadá, encarregada do padê de Exu.


O candomblé equivale à Macumba, no Rio de Janeiro e em São Paulo; equivale a Xangô, Catimbo e Toré, na Região Nordeste do Brasil. Também equivale a Babaçuê e Batuque no Pará; Pajelança no Amazonas e Tambor de mina, no Maranhão!
Pernambuco é um dos Estados Brasileiros com mais força no candomblé.
No candomblé não existe vida pós-morte e tudo é guiado por uma lei de santo. São regras de conduta, principalmente a ser cumprida dentro dos terreiros, que não estão contidas em nenhum tipo de livro sagrado, e que podem variar de terreiro para terreiro. "Apesar desse aspecto difuso, as práticas estão completamente fundamentadas em uma rica mitologia transmitida de geração a geração", afirma o pesquisador da Universidade de São Paulo, Armando Vallado, a partir de um amplo estudo sobre o tema, que vincula a forte hierarquia dos terreiros aos conflitos que surgem nas estritas regras que são impostas aos filhos de santo, tudo em nome da fé nos orixás, invocados principalmente através das cantigas de xirês durante os festejos religiosos (os toques).


Pesquisa....Delta- Larousse
                    Lello Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário