quarta-feira, 4 de novembro de 2015

IDADISMO

Poucas pessoas já ouviram falar em IDADISMO. Palavra bastante estranha essa!
Mas, o que ela significa?
Idadismo é o nome dado às atitudes preconceituosas e bastante discriminatórias que tem, como base, a idade do indivíduo.Esse tipo de agressividade psicológica pode acontecer em qualquer faixa de idade, porém, consegue atingir, substancialmente, a Terceira Idade.
Esse tipo de preconceito torna-se ainda mais grave quando vem acompanhado de maus tratos e abusos.

Pode-se rotular como Idadismo  o fato de dar limitações absurdas à uma pessoa de idade,tais como impedir suas atividades sociais, evitando que ela participe de determinadas reuniões  festivas, inibir sua vontade de se exercitar fisicamente, impedir que esteja presente em  determinadas comemorações, até mesmo limitando o seu acesso a algumas dependências da casa onde mora e assim por diante! Todos sabem que idoso é rotulado, cruelmente, como " peso morto", " peça descartável", " entojo aqui em casa",  " velho babão", " velho charo" e mais outros termos assim. Quem pode afirmar que nunca ouviu ninguém falar assim? Se as pessoas pudessem visitar, de surpresa, uma casa de repouso, hospitais ou asilos, ouviriam, de maneira clara e precisa, essas expressões sendo usadas com bastante frequência.
Outra forma de demonstração de Idadismo é a atribuição, aos idosos, de determinadas doenças dito crônicas, chamadas como " doenças de velhos", como reumatismo, artrite, cansaço entre outras.


Também a maneira usada para se comunicar com os idosos, uma maneira ridícula de falar como se o idoso fosse um bebê,é considerada Idadismo. E, quando isso acontece, o idoso se retrai, não gosta, se sente desrespeitado em sua dignidade, como se, depois de velho, não tivesse mais nenhuma capacidade para pensar, agir, conversar normalmente.
Essa vivência do processo do " envelhecer" pode ficar seriamente comprometida pela contínua execução dessas atitudes super negativas e desnecessárias, causando uma profunda consternação em quem é atingido, além de baixar a autoestima e destruir a confiança em si próprio!
Esse, entre outros problemas, causa profunda depressão ao idoso, ainda mais quando tudo começa dentro do próprio seio familiar.
Para que o Idadismo não aconteça com tanta frequência é necessário que haja um novo olhar sobre as crises, os medos e as incertezas de cada pessoa. A vida é curta demais para a felicidade e a realização pessoal ficarem " para depois". Nunca se sabe a data da partida!
Temos que viver, então, que vivamos bem! A saúde fisica é muito importante mas ela jamais existirá se não houver a saúde psicológica, a saúde mental exercitada através do afeto, do apoio familiar, da convivência com os amigos!
Liette A.Lima,aos 63 anos com seu neto Nickolas, de 6 anos, uma convivência super harmoniosa e feliz!

............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário