terça-feira, 17 de novembro de 2015

PLATÃO, O MAIOR FILÓSOFO DE TODOS OS TEMPOS

Chamava-se Arístocles.
Tinha o nome do  avô e descendia de Sólon.
Por causa de sua compleição física, ganhou a alcunha de Platão.
Nas aulas de ginástica,aquele que,mais tarde seria um dos maiores filósofos   de todos os tempos , chamava  para si a  atenção dos professores pela largura do peito, testa bastante desenvolvida e grandes espáduas. Por isto, o mestre Ariston, conhecido por " o Grego", deu-lhe o apelido de Platão,que ficou para sempre; esse nome significa " largo", " grande". O termo provem do grego Pláton, pelo latim Platone.
O fato é que de época anterior à de Cristo. Platão nasceu em 127 a.C ( para a maioria dos historiadores), na Ilha de Egina, nas proximidades de Atenas. Segundo alguns,o grande filósofo grego teria nascido em 429 a.C. Com mais de 80 anos de idade, morreu nos arredores de Atenas em 347 a.C.
É considerado como um dos maiores filósofos de todas as épocas. Seus diálogos variam de extensão, desde as 22 páginas de Críton até as 318 das leis. Foi discípulo de Sócrates, que se envenenou com cicuta em 399 a.C.
As obras atribuídas a Platão (cerca de 42 diálogos), segundo alguns autores  foram coligidas por Tarsilo, no primeiro século da Era Cristã, em nove tetralogias ( conjunto de quatro peças teatrais), três tragédias e um drama satírico.
Diz-se que " se acha estabelecida a autenticidade das duas cartas de maior importância biográfica, a sétima e a oitava. A primeira, e talvez a décima segunda, podem considerar-se como inautênticas; sobre as restantes as opiniões se dividem".
Curioso é dizer-se que o termo Academia teve origem no fato de Platão, mais ou menos no ano de 387 a.C, ter fundado um ginásio a que deu o nome de akademia em honra a Academo.
Diz-nos o ilustrado mestre A.Nascentes: " Academia vem do grego Akadêmia, pelo latim Academia. Num bosque de oliveiras e plátanos a oeste de Atenas,possuído em remotos tempos por um herói de nome Academo, instalou-se um ginásio onde Platão, que morava nos arredores, vinha explicar suas doutrinas a discípulos. Depois o nome se generalizou para todas as sociedades organizadas".
Sabe-se que Platão, ao fundar aquele ginásio,na estrada para Eleusis, tinha cerca de quarenta anos de idade e ali ensinou, por mais de 38 anos, até o fim de sua existência.

Desconhece-se o local exato de seu túmulo.
Conta-se que fora sepultado no terreno da Academia, para dentro do muro de demarcação da propriedade, ou ainda no jardim da Academia. Com sua morte a academia passou a ser dirigida por Espeusipo forte simpatizante do aspecto matemático da filosofia de Platão.

Baseado em Curiosidades.....Valmiro Rodrigues Vidal....volume 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário