quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DIWALI, O FESTIVAL DAS LUZES

O Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogos de artifício, dançam pelas ruas numa festa de cor beleza e muita alegria!
 Este festival celebra, entre outras histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.
É  um grande feriado indiano, e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas histórias são associados a Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro, sendo uma época de muita religiosidade, votos de sacrifício e reflexão!
O Jainismo Diwali é marcado como o nirvana do Lord Mahavira, que ocorreu em 15 de outubro, 527 aC.
Entre os sikhs, o Diwali veio a ter significado muito  especial a partir do dia ao qual houve o retorno a cidade de Amritsar do iluminado Guru Hargobind (1595-1644), que havia sido detido no Forte em Gwalior sob as ordens do imperador Mughal, Jahangir (1570-1627). Como o sexto Guru (professor), do Sikhismo, Guru Hargobind Ji, foi libertado da prisão - juntamente com 53 hindus Kings (que eram mantidos como prisioneiros políticos) a quem o Guru havia organizado sua libertação. Após a sua libertação ele foi para o Darbar Sahib (Templo Dourado) na cidade santa de Amritsar, onde foi saudado pelo povo com tamanha felicidade que acenderam velas e diyas para cumprimentar o Guru. Devido a isto, sikhs referem frequentemente que Diwali também como BANDI Chhorh Divas - "o dia da libertação dos detidos". O festival também é comemorado pelos budistas do Nepal, especialmente os Newar budistas. Na Índia, o Diwali é hoje considerado um festival nacional quanto ao aspecto estético, entretanto, é usufruído pelos hindus, independentemente da fé.
O Diwali não tem uma data exata porque depende muito  do ciclo da lua, mas sempre cai em algum dia de outubro ou novembro. Ele é comemorado no 15º dia do Kartik, o mês mais sagrado do calendário lunar Hindu. Este ano de 2015, o Diwali cai no dia 11 de novembro. Em 2016, será no dia 30 de outubro, e, em 2017, no dia 19 de outubro.
 As luzes, lâmpadas e velas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. As celebrações acontecem durante cinco dias – as principais acontecem no terceiro dia do festival (o dia exato do Diwali), na maioria das regiões indianas. E cada dia do festival tem um significado diferente.
O primeiro dia (09 de novembro de 2015) é conhecido como Dhanteras. “Dhan” significa riqueza e “teras” refere-se ao dia 13 de uma quinzena lunar no calendário Hindu. Este dia é dedicado a celebrar a prosperidade. Neste dia, a deusa Lakshmi é recebida nas casas para trazer prosperidade e os indianos tradicionalmente compram ouro. Os médicos Ayurveda honram Dhanvantari, uma encarnação do deus Vishnu que trouxe a Ayurveda para a humanidade.
O segundo dia (10 de novembro de 2015) é conhecido como Naraka Chaturdasi ou Chhoti Diwali (pequeno Diwali). Acredita-se que, neste dia, a deusa Kali e o senhor Krishna destruíram o demônio Narakasura e libertaram 16.000 princesas. Kali é muito adorada em Bengala Ocidental, enquanto efígies de demônios são queimados em Goa.
O terceiro dia (11 de novembro de 2015) é conhecido como Amayasya. O dia da lua nova tem a noite mais longa do mês e é a data mais importante do festival de Diwali, no norte e no oeste da Índia. A deusa Lakshmi é muito adorada neste dia, com um puja (um tipo de culto) especial realizado à noite. É neste dia que os indianos acendem velas e pequenas lâmpadas de argila (chamadas diyas), soltam fogos de artifício e dão ao Diwali o Festival das Luzes. Neste dia, as pessoas usam roupas novas e trocam presentes e doces.
 O quarto dia (12 de novembro de 2015) tem diferentes significados pelo país. No norte da Índia, Govardhan Puja é celebrado como o dia em que Krishna derrotou Indra, o deus do trovão e da chuva. Em Gujarat, é celebrado como o início de um novo ano. Em Maharashtra, realiza-se um puja para Bali a fim de se obter bênçãos. Neste dia, os comerciantes abrem novas contas e todos os indianos oferecem orações.
O quinto e último dia (13 de novembro de 2015) é conhecido como Bhai Duj, e é dedicado a celebrar as irmãs, da mesma maneira que Raksha Bandhan é dedicado aos irmãos. Irmãos e irmãs se reúnem e compartilham comida, para honrar o vínculo entre eles.
Os rituais variam de acordo com a região. No entanto, honras especiais são dadas a Lakshmi, a deusa da riqueza e prosperidade, e Ganesha, o removedor de obstáculos. Acredita-se que a deusa Lakshmi tenha sido criada a partir da agitação do oceano no principal dia de Diwali, e que ela visita cada casa durante o período do festival, trazendo com ela prosperidade e boa sorte. Diz-se que ela visita, primeiro, as casas mais limpas, por isso, as pessoas deixam suas casas impecáveis ​​antes de acender lâmpadas para convidar a deusa a entrar.



Fontes...
-Wikipédia
-http://www.eucapricho.com/2015/09/22/diwali-o-festival-das-luzes-da-india/
-Na Rota dos Deuses  obra literária
..........................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário