quinta-feira, 12 de novembro de 2015

GERONTOFOBIA: PAVOR DE ENVELHECER

A gerontofobia, corresponde ao medo irracional, totalmente ilógico  de envelhecer e de tudo que se relaciona com a velhice.
Segundo opinião da  Dra. Dinah Akerman, psiquiatra pela Universidade de São Paulo, é um medo desprovido de qualquer lógica, um medo terrível do envelhecimento causando uma rejeição sem propósito à quem já alcançou essa etapa da vida! Chamamos de fobia porque é um medo excessivo e desproporcional ,que causa angústia e um terror interminável.  Com isso, pode-se observar pessoas que se preocupam obsessivamente com a aparência,discriminando acintosamente  os mais velhos!
Assim como a maioria dos traumas e doenças psicológicas, o medo de envelhecer também só é caracterizado como um problema quando existe prejuízo psicossocial progressivo. e isso acontece quando a preocupação em ficar velho " mostra" que vai atrapalhar  a sua  vida e lhe prejudicando    totalmente.

Segundo afirmação da psicanalista e membro da SBPRJ (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro) Maria Cristina Amendoeira , "não existe uma idade para despertar esse sentimento, que é inconsciente. Mas, a partir de certos momentos, quando começamos a perder pessoas próximas ou mesmo quando vemos nossos pais envelhecerem, e isso significa o nosso próprio envelhecimento, nos deparamos com o fim da ilusão de que a vida é eterna. Muitas pessoas não sabem lidar com as mudanças que cada fase traz, começam a pensar de forma fixa em como será a sua velhice, e é aí que todo o problema começa!"
É sabido que 90% da população brasileira tem medo de envelhecer, devido as complicações que possam aparecer com a idade, saúde, dependência de outras pessoas, limitações impostas, rejeição social e familiar, solidão. No entanto, todos nós começamos a envelhecer a partir do momento em que nascemos!

Por que esse medo obsessivo de  envelhecer? A nossa sociedade ,assim como todas as outras em  todo o mundo,   incentiva  a juventude e a beleza exageradamente. A impressão  que isso causa é  que o envelhecer reduz o  valor como pessoa, tornando-a fracam inútil, desagradável até.
         O medo de ser inútil é o que mais atinge o ser humano. Ele passa a temer  não poder fazer as coisas por  conta própria, tendo de depender de outras pessoas pelo resto da vida. A dor e as limitações que acompanham o envelhecimento são apavorantes. E isso tudo significa que o final da vida está realmente chegando!
            De acordo com Marcos Paulo Betinardi, psiquiatra do Instituto Abuchaim, em Porto Alegre (RS), os motivos que levam a esse medo terrível de envelhecer variam muito, pois estão dentro das experiências da pessoa  com a velhice e de como o idoso é tratado por quem está a sua volta ao longo dos anos.
Um dos maiores medos do  ser humano é a  certeza da morte, e a velhice é uma maneira de sentir que, de uma certa forma, estamos perto dela. dela. Ao ver esse estágio da vida se aproximar, a pessoa se apavora e tenta desesperadamente  a negá-la, tentando evitar que isso aconteça , como se isso fosse possível , seja com exercícios físicos ou cirurgias plásticas,ou ainda, querendo parecer cada vez mais jovem, usando roupas inadequadas à sua idade ou através de um comportamento adolescente, o que a  leva certamente ao ridículo e a sofrer críticas e refeições.

Quando pensamos em morte e em velhice de um ponto de vista meramente materialista, de fato perdemos mais do que ganhamos. A juventude, a beleza desaparecem como o passar dos anos. No entanto, quando a velhice chegam pode trazer muitas coisas boas, inúmeros benefícios e muita alegria.

O importante é saber envelhecer bem e nos prepararmos para assumir essa fase da vida! E, certamente, teremos muitas e boas histórias para contar aos nossos filhos, netos e quem sabe, bisnetos!
...........................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário