sexta-feira, 27 de novembro de 2015

PERIGOS NA AREIA


A areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de areia que se encontram soltas. Essa junção faz com que a areia se torne móvel como um líquido e por seu movimento recebe o nome de “movediça”. Geralmente  esse fenômeno acontece nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes subterrâneas. Apesar de ocorrer em maior número nas regiões acima citadas, a areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local que exista água e areia que possam se unir. 
Os  filmes  mostram que, basta segurar em algo para conseguir escapar da areia movediça, o que não é verdade. O peso de uma pessoa que está na areia movediça equivale ao peso de um carro médio, ou seja, é muito difícil retirar uma pessoa da areia. Se acontecer de um indivíduo começar a afundar na areia o importante é que ele não se movimente, pois o movimento faz com que a areia se comporte como líquido e faz com queela  afunde ainda mais, portanto deve-se permanecer imóvel para que o corpo consiga flutuar. 
A flutuação do corpo acontece porque a densidade dele é menor do que a densidade da areia. Dessa forma, basta que o indivíduo tenha paciência para esperar o tempo de flutuar, já que cada poço de areia movediça possui uma relação diferente entre água e areia, apresentando assim maior facilidade para flutuar ou não. São raros os fenômenos fundos, porém se algum indivíduo cair em uma areia movediça funda basta se controlar e não se mexer!

O aspecto viscoso tende a aumentar quando uma pessoa executa movimentos bruscos, por isso é preciso realizar deslocamentos corporais lentos. Em locais onde há praias, pode ocorrer afogamentos se houver alguém preso na areia movediça e a maré subir.

Assim que você notar que ficou “atolado”, mantenha a calma, deixe seu corpo cair lentamente de costas e, ao mesmo tempo, abra bem os seus braços, o  mais que puder, para que o peso do seu corpo fique distribuído igualmente. A intenção é que, com essa posição, você consiga “boiar”.
Caso você tenha com você uma mochila ou outro item pesado, não tire. Até porque poderá aumentar a sua flutuabilidade.
Se você estiver  com alguém, fique imóvel e peça ao seu companheiro que lhe jogue uma corda ou estenda um pau. Agarre o pau ou corda e vá avançado, colocando uma das mãos em frente da outra, não esquecendo que os movimentos deverão ser firmes e ao mesmo tempo pausados.

Agora se você estiver sozinho, mantenha-se de costas e tente, muito devagar, libertar os pés da areia. Deixe que a areia se estabilize de novo à volta dos seus membros após cada gesto. Movimentos bruscos pioram a situação e a areia sugará a você ainda mais rápido.
No momento em que seus pés tiverem mais soltos, use seus braços e as suas pernas como remos e impulsione-se para se aproximar, bem lentamente, da terra firme. Não tenha pressa. Contando com as pausas que terá de fazer, poderá demorar uma hora a percorrer apenas escassos metros.

As areias movediças também podem surgir repentinamente, durante um terremoto, caso os tremores façam com que águas subterrâneas, como os lençóis freáticos, emerjam para o solo logo acima. Nesse caso, edifícios podem vir ao chão com a liquefação do terreno sobre o qual foram construídos.
A aparência da areia movediça é bastante sólida, mas basta uma pequena pressão para perceber que ela não é capaz de sustentar qualquer peso. Se uma pessoa caminhar, por engano, sobre uma região dessas, começará logo a afundar, correndo o risco de ficar preso por um longo período de tempo.


PESQUISA EM....

-http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/areia-movedica-ela-mesmo-perigosa-687756.shtml
-http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/18735-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-areia-movedica-e-como-sobreviver-a-ela.htm
-Areias Movediças: mito ou realidade?
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário