quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A DELÍCIA " MÃE BENTA"

Porque será que esses deliciosos bolinhos feitos de trigo, ovos e manteiga, recebeu esse nome curioso de " Mãe Benta"?
No século XIX,existiu no Rio de Janeiro a figura tradicional de uma preta vendedora de doces. Era uma exímia doceira e gostava muito, no interesse de agradar à freguesia, de apresentar ao público suas novidades, feitas de trigo e outros ingredientes.
A lendária doceira Benta Maria da Conceição Torres, inventou a receita de bolinhos feitos com ovos e açúcar que imortalizou seu nome como parte da culinária típica brasileira. Viveu no Rio de Janeiro no início do século 19 e era mãe do cônego Geraldo Leite Bastos. Durante o período regencial, o padre Feijó costumava frequentar a casa de Mãe Benta para conversar com o amigo Geraldo e saborear os quitutes preparados pela doceira. Muitos procuraram imitar os bolinhos de Mãe Benta, mas as religiosas do Convento da Ajuda, no Rio de Janeiro, guardavam a sete chaves o segredo da receita. 
Os cariocas apelidaram-na carinhosamente de Mãe Benta, inspirados no seu aspecto da velha baiana já curvada pelo peso dos anos.Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, segundo pesquisas, em 1851 e foi sepultada no Cemitério São Francisco de Paula.
Até os dias atuais cada doceira prepara as Mães Bentas à sua maneira, porém a verdadeira receita está ainda fortemente guardada pelas freiras do convento.

Baseado em Curiosidades..........volume 3

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário