domingo, 22 de novembro de 2015

JOGOS OLÍMPICOS GREGOS


" Entre os helenos haviam muitas e várias dúvidas sobre as origens dos JOGOS OLÍMPICOS. Diziam uns terem sido eles estabelecidos pelo próprio deus Zeus ( Júpiter para os romanos) que, numa disputa de provas desportivas, combatera contra Poseidon (Netuno), vencendo-o e assim conquistando o domínio do mundo.


 Queriam outros que Hércules, depois de largamente peregrinar pela Terra, tivesse vindo à rica planície de Olímpia, onde passara a infância. E aí, entre o rio magnífico, teatro dos  amores de Apolo e Dafne, e o bosque de Altis, sacrário de Zeus olímpico, o grande herói nacional da Grécia medira, colocando 500 vezes os seus pés adiante um do outro, a distância do estádio,o máximo que um homem robusto pude correr sem tomar fôlego. Não esqueceu, também, de plantar no Altis uma oliveira, de cujos ramos seriam cortados com foice de ouro, em mãos de adolescente que não fosse órfão, os ramos triunfais de recompensas aos vencedores.

O próprio Hércules não desdenhou, mesmo, apresentar-se, ele próprio, para a disputa da prova que instituíra, mas rival algum animou-se a aceitar o desafio. Foi então que Zeus, disfarçado em atleta, se apresentou na arena. E longa e duramente lutaram, sem que se decidisse a vitória, até que o maior dos deuses se deu a conhecer, felicitando o filho pela sua destreza e valentia.


Contam outros, ainda, que Hércules teria vencido seus cinco irmãos na corrida do estádio, tornada a prova periódica de cinco em cinco anos, justamente para prestar homenagem aos primeiros disputantes do lendário certame.
Outros, porém, apenas atribuem a Hércules ter renovado uma disputa que Pélope, filho de Tântalo e anterior a Hércules, teria instituído para celebrar a sua vitória sobre Oenamaus, cuja filha Hipodâmia conquistara numa corrida de carros. Esta versão era, talvez, a mais corrente entre os gregos antigos, que no majestoso templo de Zeus, em Olímpia, fizeram esculpir, num dos frontões, a fase inicial da disputa entre Pélope e Oenamaus.


Entretanto, o nome de herácleos, que no começo tiveram os jogos olímpicos, dá força à tradição de terem sido iniciados por Hércules ( ou Héracles).
Os Jogos Olímpicos sempre foram disputados em Olímpia, planície da Élida, no noroeste do Peloponeso, península que marcaria o extremo sul da Grécia continental.

Olímpia, uma espécie de alongamento da velha cidade de Pisa, ficava à margem direita do rio Alfeu, no trecho onde havia um grande bosque sagrado _ o Altis _ no qual, desde tempos imemoriais, existia um altar de Júpiter. Pouco depois do Altis desembocava no Alfeu,o rio Cladeus e assim delimitada pelo bosque e pelos dois rios, a planície de Olímpia findava nas primeiras  elevações do monte Saturno. Hoje, a planície de Olímpia denomina-se Anti-Lala,porque está situada em frente a cidade de Lala.

ANO DE 1479 a.C..........Chymenos, neto de Hércules teria celebrado os primeiros Jogos Olímpicos, a principio denominados " herácleos",por se atribuir a Hércules sua instituição, quando propusera aos seus cinco irmãos a disputa de uma corrida. Por isso os jogos eram, no início, celebrados de cinco em cinco anos, em honra aos cinco irmãos do herói nacional da Grécia.

ANO  DE 1300 a.C.............. Segundo Pausânias, Eudymeon teria celebrado os primeiros Jogos Olímpicos.
ANO  DE 1360   a.C................ Disputa de uma corrida de carros entre Oenamaus e Pélope, entre o altar de Júpiter, em Olímpia, e o de Netuno, em Corinto. Segundo Píndaro, teria sido este fato a origem dos Jogos Olímpicos, sendo esta versão muito aceita pelos próprios gregos antigos, que fizeram gravar num dos frontões do templo de Zeus, em Olímpia, a fase inicial entre os dois rivais.

ANO  DE  1154 a. C...................Tomada de Tróia pelos gregos,assinalando uma época em que os primitivos Jogos Herácleos teriam caído em desuso.  Nesta época Diomedes, de volta a Grécia, depois da queda de Tróia, teria instituído em Delfos os Jogos Píticos, dedicados a Apolo, matador da famosa serpente Pytho. |Tais jogos foram a principio celebrados de 9 em 9 anos.
ANO DE 1104   a. C............ A invasão dórica do Peloponeso, onde estava localizado o altar de Júpiter, em Olímpia, vem interromper inteiramente a celebração dos Jogos Herácleos, mais tarde chamados de Olímpicos.

EM 884 a.C............Ífitos, rei da Élida, Lucurgo, legislador de Esparta e Cleóstenes, de Pisa, decidem fazer celebrar regularmente, de quatro em quatro anos, os Jogos Olímpicos, obedecendo, assim, ao que lhes aconselhava o Oráculo de Delfos, a fim de cessar a peste e a guerra que lavravam no Peloponeso.

EM  776  A.C.........Primeira Olimpíada....... Os eleatas abrem um registro cronológico com a inscrição do  Coerebus, seu compatriota, como vencedor da corrida do estádio, prova única que se compunha o programa olímpico da época. Esta é a primeira data positiva não só da história grega, mas também da história europeia.


EM  752 a.C............ Sétima Olimpíada. Daikles de Messênia, é o primeiro atleta a receber, pela sua vitória, uma coroa de oliveira tirada da árvores sagrada.


Em 740  a. C..........Décima Olimpíada. Os pisatas são reintegrados na direção das olimpíadas.

EM 724 a.C.............. Décima quarta Olimpíada. A corrida simples do estádio, até então a única prova do programa olímpico, teve como acréscimo, a corrida dupla do estádio, ou diaulos, correspondente, mais ou menos, aos nossos 400 metros.


EM 720 a.C................Décima quinta Olimpíada. O programa das olimpíadas amplia-se com a corrida de resistência, chamada dólica, disputada em 4, 7, 12 e 24 vezes a extensão do estádio.

EM  708 a.C.................Décima oitava Olimpíada. Começa  a ser disputada a luta corpo a corpo, como também o Pentatlo, concurso atlético composto de salto de extensão, da corrida do estádio, dos arremessos do disco e do dardo e da luta. Verifica-se que um só dia é insuficiente para a disputa completa do programa olímpico, que é ampliado.

EM  696 a. C....................Vigésima primeira Olimpíada. Primeira vitória de um ateniense, pois até então as vitórias pertenciam aos espartanos e messênios.

EM 688   a.C.....................Vigésima terceira Olimpíada. O pugilato entra  no programa. Primeira vitória de um grego colonial, da Ásia Menor.

Em 680  a. C................... Vigésima quinta Olimpíada. Introduz-se no ambiente olímpico a corrida de carros, um dos mais fortes motivos do esplendor e decadência dos jogos.

EM 672    a. C......................Vigésima sétima Olimpíada. Primeira vitória de um grego da Itália do Sul ( Magna Grécia).
EM  648  a.C.......................Trigésima terceira Olimpíada. Introdução do Pancrácio, combinação da luta e do pugilato.


EM 628 a.C.....................Trigésima oitava Olimpíada. Adota-se o Pentatlo para meninos, imediatamente abolido para as olimpíadas seguintes.

EM 592  a.C......................Quadragésima sétima Olimpíada. Solón reduz a pensão que o governo ateniense dava aos vencedores.

EM 585  a. C..................Quadragésima oitava Olimpíada. Os Jogos Píticos passam a ser disputados de quatro em quatro anos.

EM  580 a.C.................. Quadragésima nona Olimpíada. São introduzidos no programa concursos de música e poesia. As mulheres são autorizadas a participar.

EM  575 a.C................Quinquagésima segunda Olimpíada.Começam a ser celebrados os Jogos Nemeus, em Neméia.

EM 520 a.C............. Sexagésima quinta Olimpíada. Introduz-se a corrida para hoplitas, soldados completamente armados e a luta para meninos.


EM  490 a.C..........Septuagésima segunda Olimpíada. Os gregos  derrotam os persas na planície de Maratona, dano provas impressionantes do valor da sua educação física, entre elas o episódio que deu origem à moderna corrida da Maratona.

EM 476 a. C...............Septuagésima sexta Olimpíada. Chegam ao seu apogeu os Jogos Olímpicos.

EM 470 a. C.................Nonagésima Olimpíada. Os espartanos, momentaneamente vencidos, são excluídos dos Jogos Olímpicos.

EM  456 a.C....................Octogésima primeira Olimpíada. Fica concluído o Templo de Zeus, em Olímpia e a famosa Estátua de Júpiter Olímpico, em ouro e prata.


EM  408  a.C..............Nonagésima terceira Olimpíada. São instituídos concursos de arautos e trombeteiros.

EM 364 a.C..................Centésima quarta Olimpíada. Cerca de dois séculos ( 50 Olimpíadas) depois, abandona-se, no apogeu da carreira do famoso Praxíteles, a representação escultural de modelos esportivos.

EM 350 a.C..................Centésima oitava Olimpíada. Licurgo teria feito construir, a partir deste ano, o estádio de Atenas, destinado às Festas Panatanéias. E que, restaurado em nossa época, foi utilizado para a I Olimpíada dos Tempos Modernos, em 1896 e para os Jogos Para-helênicos de 1908.

EM 200 a.C...............Centésima quadragésima quinta Olimpíada. Entra no programa a disputa do pancrácio para meninos.
ANO I ANTES DE CRISTO..............Celebra-se a 195 * Olimpíada, uma das últimas da tabela de duzentas Olimpíadas,desde a primeira no ano 776 a.C.

ANO 180 d.C..................240* Olimpíada. Herodes Ático manda reconstruir o estadio das panatenéias, que Licurgo construíra cerca de 500 anos antes.

ANO 385.................290* Olimpíada. Penúltima dos tempos clássicos.

ANO 392..................O imperador romano Teodósio I suprime oficialmente os Jogos Olímpicos, três anos depois de 291* Olimpíada.

MÍLON  DE  CROTONA
Um dos mais célebres atletas da Grécia. Diz-se que por seis vezes foi vencedor na luta dos Jogos Olímpicos e ao se apresentar pela sétima vez em Olímpia, não pode combater por falta  de adversários. Era dotado de uma extraordinária força, contando-se dele coisas espantosas. Segurava uma romã na sua mão e, pela simples aplicação dos dedos, sem esmagar ou apertar o fruto, mantinha-o tão bem que ninguém conseguia arrancar-lhe a fruta da mão. E várias outras histórias cercavam a existência desse fenomenal atleta.

A confiança que tinha nas suas forças terminou por lhe ser fatal,pois resolveu acabar de quebrar ,com as suas ,mãos, um velho carvalho. Mas, com o esforço que fez as cunhas se soltaram, as duas partes da árvore se reuniram, prendendo as suas mãos. Não conseguindo retirá-las, foi devorado pelos lobos.
Segundo alguns autores, um leão o matou. A história desse atleta faz parte das lendas populares gregas.


Fonte de pesquisa.....Universo e Humanidade....v 1....Douglas Michalany
........................................................................................................

Um comentário: