segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CIVILIZAÇÕES ANTIGAS




A Mesopotâmia, no Oriente Médio,abrigou uma das mais antigas civilizações. Entre 4.000 e 3.000 a.C., os sumérios da Mesopotâmia meridional construíram as primeiras cidades do mundo,na fértil planície entre os rios Tigre e Eufrates. As cidades sumérias, como Uruk e Ur, eram circundadas por muralhas e tinham templos construídos no topo de zigurates _ enormes pirâmides em degraus com a  parte superior plana.
Os sumérios eram agricultores eficientes que utilizavam a irrigação para abastecer de água as pastagens e as plantações.Animais domesticados,como bodes e vacas,eram criados em pastagens e forneciam com regularidade, carne,leite, manteiga e peles. Também desenvolveram uma das mais antigas formas de escrita, usada para registrar o gado, a comida e outros bens.

Escribas ( copistas profissionais) usavam de um estilete muito afiado de juncos, para inscrever figuras simples,conhecidas como pictogramas, nas tabuas de argila. Gradualmente, os pictogramas tornaram-se mais abstratos, transformando-se, com o passar dos anos, em uma nova forma de escrita, conhecida como cuneiforme. Escrevia-se com o uso de estiletes com ponta em forma de cunha. Documentos e cartas escritas em cuneiforme eram "assinadas" com um sinete cilíndrico, uma pedrinha em forma de cilindro com inscrições. Rodava-se o sinete cilíndrico na superfície da tabua de argila, formando uma figura contínua.



A grande  cidade suméria de Ur foi uma das primeiras cidades  do mundo. No interior de suas muralhas havia tumbas importantes, datadas de cerca de 2.500 a.C., algumas com tesouros incalculáveis que revelam a habilidade e a capacidade artística dos sumérios. Havia utensílios, carros e freios, e objetos decorativos, como dois estandartes em forma de um bode atrás de um arbusto florido. As tumbas mais elaboradas eram câmaras de pedra ou tijolos, algumas das quais continham não apenas o corpo do dono da tumba mas também os de muitos ajudantes que foram sacrificados ou que cometeram suicídio ritualístico. Muitos desses serviçais portavam joias finas e instrumentos musicais.

Um dos objetos mais interessantes,conhecido como " Insígnia de Ur",é uma caixa de madeira que pode ter sido parte de uma cítara. Seus dois lados maiores são conhecidos como Lado da Guerra,porque apresenta soldados e carros de guerra, e Lado da Paz, que provavelmente apresenta um banquete comemorativo.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

A civilização minóica foi a mais antiga civilização conhecida na Europa, dominando o mar Egeu, no Mediterrâneo,de 2.000 a 1450 a.C.
A pátria dos minóicos era a ilha de Creta, de onde comerciavam com regiões distantes como o Egito,Síria e a Grécia continental. A cultura minóica teve, também,um grande impacto em outras ilhas do Egeu, como Tera. Os minóicos construíram palácios elegantes de pedra,o maior deles em Cnossos, Creta.

 As paredes do palácio foram decoradas com afrescos apresentando cenas da vida minóica,como os rituais religiosos.
Um afresco apresenta um ritual no qual jovens seguramos chifres de um touro e saltam sobre ele.
Os touros tinham importância religiosa e eram, com frequência, sacrificados. A religião minóica incluia a adoração de uma deusa-mãe que as vezes era apresentada
segurando duas serpentes.
No século XV a.C.,um povo da Grécia continental, os micênios, tomaram Cnossos e sucederam os minóicos como potência dominante no Egeu. A Grécia continental foi governada pelos micênios como uma série de pequenos reinos. Estes eram governados a partir de palácios, muitas vezes bastante fortificados.

 Os micênios copiaram a arte minóica de afresco e adaptaram a escrita minóica. A cerâmica e a metalurgia também apresentavam influência minóica.

RECAPITULAMDO:
Civilização minóica também é conhecida como Civilização cretense, por se localizar na ilha de Creta. Sabe-se muito pouco sobre os minóicos, cujo nome provém de Minos, lendário rei de Creta. Há registros de escrita conhecida como Linear A, mas que ainda não foi decifrada pelos pesquisadores. Eram voltados para o comércio marítimo. Proeminência de figuras religiosas femininas. As produções em cerâmica desse povo possui um grande valor artístico, e alguns historiadores apontam que este é um dos principais produtos comerciais dos cretenses.
Civilização micênica (1600 a.C – 1100 a.C). Conhecido também como Grécia da Idade do Bronze. Um deus importante para os micênicos era Poseidon. Eram dominados por uma aristocracia guerreira, sob o comando de um rei. Ao invadir Creta, adotaram uma forma de escrita minóica para registrar sua língua (linear B), considerada uma variante primitiva da língua grega. Eram grandes navegadores. Começaram a utilizar ferro e bronze, principalmente como armamento. Não se sabe ao certo como os micênicos chegaram ao fim, mas a principal razão apontada pelos historiadores é a invasão dos dórios, os quais destruíram toda a potência marítima. Creta, até então centro da Grécia, perdeu sua hegemonia, com sua divisão em cidades-Estado.Segundo estudiosos, a princípio, o mundo grego é mais limitado. Podemos dizer que, na Idade do Bronze, três civilizações que florescem quase simultaneamente em Creta, no Continente e nas Ilhas do Mar Egeu.Destas civilizações, a mais evoluída seria a minóica. Da Creta antiga conhecia-se a lenda do Minotauro. Esta esplendorosa civilização distingue-se pelo requinte nas artes (belas pinturas a fresco, com relevos, estatuetas, gemas de ouro trabalhadas, e cerâmica decorada com motivos animais e vegetais), grandiosos palácios (com colunas a afunilar para a base e com engenhosas soluções para a iluminação interior e esgotos) e conhecia a escrita.

Com a ascenção dos Micénicos, os Minóicos acabam por ser dominados.  Porém, o seu legado vive no sistema de escrita micénico e na arte da pintura. Os Micénicos são um povo guerreiro, que parece ter vindo do norte da Europa, a avaliar pelo seu tipo físico (altos e loiros, em oposição aos Minóicos).
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


Do século VIII a.C.,até o século I d.C., os povos celtas dominaram a maior parte da Europa, do oceano Atlântico até os montes Cárpatos, e da Bretanha até a  Itália.
 Os celtas dividiam-se em diferentes tribos que falavam línguas similares e tinham práticas culturais, religiosas e sociais comuns.

Os gregos e romanos deram a essas diversas tribos o nome de celtas e comerciavam com eles. Vinhos e bens de luxo, tais como vasos de bronze, eram importados da Grécia e de Roma,em troca de gado, peles,escravos e sal. A cultura céltica divide-se em duas fases principais, conhecidas como Hallstatt ( cerca de 800-500 a.C.) e La Tène ( cerca de 500 a.C _ 50 d.C). Os chefes de Hallstatt e do início de La Tène viviam em assentamentos fortificados em elevações e enterravam seus mortos em montes com vasos de bronze, mobília e outras provisões.
Artesãos de Hallstatt desenhavam com realismo animais em cerâmica, vasos de bronze e varais de carroças. A cultura La Tène é notável por suas formas artísticas, no geral abstratas. Escudos, espelhos, alças de adagas e bainhas e outros objetos eram decorados com espirais feiras a partir de linhas circulares e motivos florais.
Na verdade, segundos pesquisadores, as origens dos povos celtas são motivo de controvérsia, especulando-se que entre 1900 e 1500 a.C. tenham surgido da fusão de descendentes dos agricultores danubianos neolíticos e de povos de pastores oriundos das estepes. Esta incerteza deriva da complexidade e diversidade dos povos celtas, que além de englobarem grupos distintos, parecem ser a resultante da fusão sucessiva de culturas e etnias. Na península Ibérica, por exemplo, parte da população celta se misturou aos iberos, o que resultou no surgimento dos celtiberos.
Os Povos Celtas eram basicamente divididos em:
  • Tribos Gaulesas
  • Tribos Celtiberas
  • Tribos Bretãs insular (bretãos, irlandeses e escoceses).
  • Tribos Gálatas



  • A forma como os celtas se vestiam fora inicialmente uma outra maneira para conceber nestes por parte dos romanos e dos gregos a identidade de bárbaros. Homens e mulheres usavam túnicas (léine) geralmente feitas de linho ou de lã. No caso dos nobres alguns chegavam até mesmo a usarem roupas de seda, produto este vindo da Ásia Menor. Dependendo do lugar as túnicas poderiam ter mangas curtas, longas ou não terem mangas. As túnicas dos homens iam até a altura dos joelhos, já as das mulheres eram mais longas, chegando aos tornozelos.




  •  As túnicas eram presas por um cinto ou cinta (criss). Homens e mulheres também usavam uma pequena capa (brat) geralmente feita de lã e em formato retangular. Além dessas capas curtas eles também usavam capas longas e outros tipos de tecidos nos quais usavam para formar capas ou laços nas roupas, os prendendo com alfinetes feitos de bronze. As mulheres também usavam vestidos e no caso dos homens esses também usavam calças (bracae). Os celtas calçavam sandálias e sapatos. Políbio diz que os celtas usavam roupas coloridas, diferentes das roupas unicolor geralmente usadas pelos romanos e gregos. 




  • No caso dos trajes militares, pelas descrições que temos de Políbio, Dionísio e Estrabão, a maioria dos guerreiros celtas (pelo menos os que lutaram na Itália), usavam apenas calças e sandálias. Alguns usavam as capas curtas, mas  em geral lutavam sem camisa (claro que durante épocas frias, eles usariam blusas). No caso dos líderes, esses ou se trajavam iguais a seus soldados, ou usavam túnicas, calças, e até mesmo cotas, além de elmos. Em alguns casos os soldados também usavam túnicas e calças, e num caso mais específico, os 
    gaesatae (lanceiros) lutavam nus. 






  • Estrabão e Diodoro relatam que os celtas gostavam de usar adornos como braceletes, anéis, colares, brincos e broches. No caso dos homens, estes usavam braceletes feitos de bronze, ferro, ouro ou prata, além de usarem anéis e colares, sendo que em especial havia um colar chamado torque, no qual era apenas usado pelos homens, sendo feito geralmente de ouro, bronze e as vezes de ferro e prata. Os historiadores acreditam que o torque seja de influência asiática, pois os persas utilizavam colares similares, possivelmente os celtas devem tê-lo visto a partir de algum povo do leste europeu que tinha contato com os asiáticos. Os homens não tinham costume de usarem brincos.

  • As mulheres também usavam diademas. No entanto, posteriormente as mulheres também passaram a usar o torque, como atestam tumbas de rainhas ou mulheres nobres que foram sepultadas utilizando tal colar. Além disso, sabe-se que o torque também era retratado como sendo um adorno utilizado pelos deuses celtas.




  • FONTES....CURIOSIDADES...VÁRIOS VOLUMES
  • A DORLING KINDERSLEY BOOK
  • EDIÇÃO BRASILEIRA.....EDITORA ÁRTICA






  • //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, sem falar de "DILMUN", e também mais TARDE mas, muito longe da nossa época atual, sobre "HY BRASIL".

    Meus PARABÉNS !!!

    Abraço.

    ResponderExcluir