domingo, 8 de novembro de 2015

A VERDADE

O que vem a ser a VERDADE?
Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a total e indiscutível  ausência da mentira.
O  ser humano vem buscando  pela verdade, desde a infância.  O  desejo de comprovar a veracidade dos fatos e de distinguir o verdadeiro do falso frequentemente nos coloca em  dúvidas sobre  que nos foi ensinado. A busca pela verdade surge ao longo da vida, e sempre  estamos sempre questionando  tudo o que aprendemos ,principalmente as regras impostas pela sociedade ,mostradas  como corretas e verdadeiras!
Mas, de verdade ,o que é a Verdade?
Quando Jesus Cristo foi julgado por Pôncio Pilatos, este Lhe perguntou " o que é a Verdade"? E Cristo não lhe respondeu! Então?...
Quando somos crianças,o que nos é ensinado?
-" Falar sempre a verdade!"
-" Quem fala a verdade não merece castigo!"
Essas são as maiores  mentiras que são  ensinadas  à uma criança. Porque?
Porque basta que uma criança fale a " verdade" para ser castigada de maneira incompreensível! Como assim?
Veja bem, não existe criatura mais sincera do que a criança. E porque ela é sincera? Porque ela  faça sobre o que ela sente e , principalmente, sobre o que vê! Ela não " mascara" as coisas, ela simplesmente diz. E isso acaba se  tornando muito perigoso  porque " desmascara" as mentiras dos adultos.

Para a criança é muito simples relatar o que viu, o que aconteceu, desde que ela tenha segurança para isso. Não é falando uma coisa e agindo de outra maneira que o adulto irá lhe ensinar alguma coisa de útil. E, vamos falar a verdade, o que mais o " adulto "responsável e cheio de lições de moral" faz é ensinar a criança a ...MENTIR!
E reclama depois quando as coisas não dão certo!
Não é bem assim, dirá alguém. É bem assim, sim e muito mais!
Quantas e quantas vezes a mãe ou o pai deram essas " ordens" a seus filhos?
-" Vai lá e diga que não estou"!
-" Se lhe perguntarem alguma coisa, diga que não sabe de nada!"
-" Se me chamarem, diga que estou ocupada " !( mas está assistindo TV)
-" Se for o cobrador diga que estou na vizinha!" ( não saiu de casa)
-" Se ela lhe perguntar de está bonita, diga que está linda!" ( mesmo que esteja horrorosa)
- "Se uma pessoa lhe perguntar se está bem com aquela roupa que está usando, responda que está maravilhosa!" ( mesmo que a roupa seja ridícula).
A criança não consegue entender esse tipo de atitude. Durante toda a infância dela, a referência que ela tem, dentro de casa são os pais. Ela não consegue compreender, dentro da sua lógica infantil, o porquê dos seus pais  ensinarem  de uma forma e agirem de outra. Isso é incompreensível para elas. E como não compreendem, não fazem direito o que eles querem e são castigadas por isso.

São atitudes que ficam gravadas na memória infantil.
E os pais continuam ensinando:
-" Mentir é feio!"
-" Papai do Céu castiga os mentirosos!"
-" Você mentiu! Não foi isso que lhe ensinei!"
Foi sim, foi isso que foi ensinado, através das atitudes mais simples: a mentirem!
A criança vai imitar as pessoas que a cercam. Por isso é tão observadora,mesmo que o adulto não perceba isso!
Essa história de " quem fala a verdade não merece castigo" é uma das mentiras mais deslavadas que aprendemos a conhecer  já na infância! Toda a criança que mente é castigada, mas a que fala a verdade também! Isso causa uma dor terrível, um sentimento de frustração, porque é inadmissível,para ela,  receber  alguma punição por ter falado a verdade.
Uma criança jamais irá entender isso.
Porque ela foi castigada se falou a verdade? Esse é o maior problema: os pais querem que os filhos falem  a verdade " impostas" por eles e nem  sempre isso é o certo. Muitas vezes, os pais,para se livrarem de um problema, inventam cada história e depois, não querem que os filhos os imitem! Se eles virem  os pais fazerem algo, vão fazer também,porque o que os pais fazem é o correto..Não é isso o que é ensinado?
Eu me lembro de uma vez, quando eu era muito pequena, tinha uns cinco anos,estava na caranda de nossa casa e uma vizinha chamou a minha mãe. Eu já tinha sido instruída por ela, caso alguém chamasse, eu daria a resposta certa. E eu dei:
-" Minha mãe mandou dizer que saiu,volta mais tarde!"
Além da vizinha ter ficado muito zangada, levei uma grande surra de cinto. Mas, porque me bateu, se eu havia feito o que ela pediu? A mágoa ficou por muito e muito tempo!
Em outra ocasião, minha mãe, que tentava agradar a todo mundo, encontrou uma amiga, dessas pessoas muito estranhas, exóticas mesmo, que não sabem se vestir e acham que estão fantásticas. Essa amiga, já beirando uns sessenta e poucos anos, estava com um vestido balão,( muito usado na década de 50 para festas), num tom de verde repolho, tecido acetinado, com detalhes em verde escuro. Para ela, muito gordinha, parecia um " ser de outro planeta", como minha mãe dizia. Os cabelos estavam  presos no alto da cabeça,  com um chapéu de renda também verde cintilante, estava algo surreal.Lembrava um personagem de livros infantis, exceto pela maquiagem pesadíssima para aquela hora da tarde. Eu me lembro muito bem de minha mãe elogiando aquela figura estranha e ouvi muito bem quando a senhora me perguntou:
- E você, Liettinha,acha que estou bem, estou bonita?"
Eu falei o que esta vendo: -" Não, parece um repolho!"
Olhei para minha mãe, puxando-lhe o vestido e acentuei mais ainda:
-" Mãe, ela não parece um repolho, igual ao repolho roxo do sítio da vovó?"
Resultado: além da mamãe perder a amiga, outra surra de cinto! Foi justo?Era apenas uma criança dizendo o que estava vendo!

Modelo parecido com esse, só que mangas curtas e tom verde repolho!

E assim acontece com tantas e tantas crianças. São castigadas por mentirem ou por falarem a verdade! E as gerações vão se multiplicando e mais mentiras vão surgindo!
O que os pais devem ensinar aos  filhos , além de falar a verdade, é que cada atitude tem consequências e que eles vão ter de aprender a ter responsabilidade, a falar o que pensam no momento certo, a não confundir verdade com grosseria e falta de educação e principalmente, a ter sensibilidade, cuidado ao expressar suas ideias, respeitar quem está por perto e analisar bem a situação em que se encontra a pessoa que lhe pediu opinião sobre determinado assunto! Pode-se falar a verdade sem magoar outras pessoas! Existem mil maneiras de se usar a delicadeza na hora de expressar opiniões! Isso é o que teria de ser ensinado e não está sendo mais feito há muito tempo!
........................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário