quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PORQUE MEDO DE ENVELHECER?

PORQUE TER MEDO DA VELHICE?

Muitas pessoas só olham para o lado para o lado negativo da vida. E isso prejudica muito a vida de cada uma delas. Os problemas existem e temos de aprender a superá-los para não nos deixarmos envolver pela depressão. Esses momentos de grande negatividade está abraçando as pessoas que sentem muito medo de envelhecer. Mas, chegar a idade  madura não é sensacional? Poder  esticar  a juventude aos 60, 70, 80 anos não é maravilhoso?
A famosa TERCEIRA IDADE está fazendo com que muitas pessoas vivam sorrindo mais. Os idosos, cheios de vida e energia não  estão mais dispostos a carregarem o título de " velhos doentes e inativos!"
Já é sabido que homens e mulheres envelhecem de maneiras diferentes. Enquanto são jovens, o objetivo principal é a carreira e consequentemente,  a família! Ao atingirem a velhice, conseguem se sentir mais felizes, mais independentes e muito mais saudáveis e confiantes. O objetivo? Aproveitar a vida!
A idade é mais uma questão de atitude do que propriamente de números. Existem pessoas com a idade de 20, 30 ou 40 anos e com mentalidade de 80 anos,  comportamento azedo, insatisfação pessoal, baixo auto estima, cansados, deprimidos, depressivos!
As pessoas envelhecem quando ficam isoladas, num estado quase apático diante da vida, cheias de manias, desanimadas, só reclamando de tudo, irritáveis e irritantes, imaginando mil doenças( o que mais acontece), parando de sorrir e o pior, parando de sonhar!
Existem dois tipos de idosos: o que reclama de tudo e vive inventando histórias só para receberem atenção, e os que vivem intensamente cada dia, procurando ver o lado maravilhoso que a vida lhes oferece.
Envelhecer tem o seu lado bom, com certeza. Existe um convívio familiar maior, com a presença gratificante dos filhos e netos, mais tranquilidade, muita observação e ensinamentos.
Muitos idosos possuem uma visão super otimista do envelhecimento,uma época considerada por muitos, como oportunidade para refletir e incentivando o bom humor e a tranquilidade espiritual.

Em muitas famílias assim como em vários asilos e casas de repouso podem ser encontrados idosos com uma alegria imensa de viver, uma verdadeira lição de otimismo e bem viver para os mais jovens! É claro que muitos encontram-se adoentados, sozinhos e tristes, mas outros, mesmo adoentados e solitários, ainda encontram uma força extraordinária para viver com alegria!
Através da velhice, todo o foco muda, a felicidade se torna palpável através da maturidade e do equilíbrio. 
Muitos idosos conseguem fazer coisas que jamais conseguiram executar quando estavam no auge da juventude. Muitos se realizam, tanto profissionalmente como  na vida a dois bem depois dos 65 anos. E isso é fantástico!
Saber envelhecer é uma arte! E nós somos os artistas no palco da vida! E que tenhamos muitos e muitos anos para distribuir essa alegria, essa indestrutível sede de viver para o mundo!


A autora do artigo, aos 63 anos de idade.....setembro/2015
............................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário