domingo, 15 de novembro de 2015

HOMEM DAS NEVES EXISTE?

Segundo a teoria de um sábio russo, o " abominável Homem das Neves", cuja presença foi assinalada no Himalaia e em outras montanhas eurásicas, seria um exemplar _ou vários _ sobrevivente do Homem de Neandertal. O primeiro relato concernente ao seu aparecimento data de 1921, quando o Coronel  Howard Bury encontrou pegadas de algum homem primitivo ou animal de grande tamanho que caminhava com as duas patas e que os nativos chamavam YETI.
Pouco tempo depois,  outros viajantes afirmaram tê-lo visto em vários lugares, e, no Ano Geofísico internacional 1957-1958,o Professor Pronin, que participava de uma expedição soviética à Geleira Fedchenko, declarou que pudera observar, durante alguns minutos outro exemplar, semelhante ao urso, mas que não podia ser um,pela forma de andar e por causa do pelo que o cobria.Desde então, várias expedições tem percorrido sem êxito os Montes do Himalaia como propósito de caçar ou, pelo menos, filmar um YETI.
No ano de 1964, a Academia  Soviética de Ciências publicou um trabalho do Prof. Bóris Porshnev relacionado ao caso. O Homem de Neandertal,assim chamado porque os restos fósseis que caracterizavam a sua estrutura óssea foram encontrados no vale com esse nome na Alemanha, predominou na Europa Ocidental durante um período que varia entre 75.000 e 25.000 anos anteriores a nossa época, e era baixo,entroncado e de aspecto simiesco. Como poderia ter subsistido até hoje essa criatura pré-histórica, é um mistério não esclarecido pelos cientistas soviéticos que apresentaram essa hipótese.
A administração da região de Kemerovo - uma região formada por cerca de 20 cidades, no sudeste da Sibéria - decidiu fazer do lugar a "capital mundial do Abominável Homem das Neves". O lugar já foi rico e próspero na época em que era um ponto chave de extração mineral, mas, desde a queda da Cortina de Ferro, vem enfrentando grandesproblemas financeiros.
Talvez por isso, o interesse voltado para o potencial turístico das montanhas de Shoria, ao sul, tida como lar do lendário Yéti - conhecido popularmente como Abominável Homem das Neves. 
Em 2011,a administração de Kemerovo recebeu cientistas de diversas partes do mundo que tomaram parte em uma expedição que ratificou esta vocação de Shoria como lar da criatura lendária. 
Em comunicado oficial, a administração disse ter encontrado provas irrefutáveis da existência do Yéti na região - incluindo pegadas e até amostras de pelos dentro da caverna de Azasskaya. 
 Durante a expedição até a caverna de Azasskaya, os participantes da conferência puderam juntar provas indiscutíveis de que as montanhas de Shoria são habitadas pelo Homem das Neves
A conferência reuniu gente dos EUA, do Canadá e de vários outros países para que eles trocassem experiências a respeito do Yéti. Pelo visto, eles fizeram mais que falar e se embrenharam nas montanhas atrás de provas concretas. 
 Foram encontradas pegadas, a suposta cama e várias marcas que o Yéti usa para determinar seu território. 
Todas as provas encontradas foram submetidas a análise em laboratórios especializados, mas a administração discutiu a hipótese de  criar uma publicação para difundir as descobertas e, também, dedicar uma ala da universidade local à pesquisa relacionada ao Yéti.
O YETI ou Abominável Homem das Neves também é mundialmente conhecido como Pé-Grande!
Em Paris, França,em 2014, novos estudos foram feitos.Para aqueles que acreditam na existência do Pé Grande e do Yeti, também conhecido como Abominável Homem das Neves, a notícia pode ser desanimadora.
Cientistas se debruçaram sobre amostras de pelo que teriam sido deixadas para trás pelo Yeti e determinaram que, na verdade, os fios pertenciam a um urso ou uma cabra.
Um desapontamento similar espera aqueles que acreditam no Pé Grande, o correspondente norte-americano do Yeti, no Almasty das estepes da Ásia Central, e no Orang Pendek, um hominídeo bípede famoso por vagar nas florestas montanhosas de Sumatra.

As evidências, reportadas no periódico britânico Proceedings of the Royal Society B, vieram de um teste de DNA em amostras de pelo atribuídas a "primatas anômalos", um termo neutro usado para estas criaturas lendárias.
A pesquisa inseriu a biotecnologia no meio de um debate que dura há décadas.
De um lado, há vários registros, inclusive de testemunhas oculares e evidências de pegadas, que apontam para a existência de grandes primatas não identificados em muitas regiões do mundo", afirmaram os autores do estudo.
"De outro, nem corpos, nem fósseis recentes destas criaturas nunca foram validados", acrescentaram. "A ciência moderna tem evitado amplamente este campo", prosseguiram.

"Se estes ursos são amplamente distribuídos no Himalaia, eles podem muito bem ter contribuído para a fundação biológica do lendário Yeti, especialmente se, como relatado pelo caçador que atirou no espécime de Ladakh, eles se comportam de forma mais agressiva com relação aos humanos do que as espécies nativas de ursos", acrescentou.
Oito amostras atribuídas ao Almasty vieram do urso-pardo ("Ursus arctos") ou de vacas, cavalos e guaxinins.
Uma única amostra, que se pensava ser de um Orang Pendek, foi rastreada e revelou ser de um tapir-malaio ("Tapirus indicus").
Descobriu-se que as 18 amostras de Pé Grande tinham uma ampla ligação com fontes do mundo real, variando do urso-negro americano, do guaxinim e da vaca a um porco-espinho, e inclusive um lobo, um coiote ou um cão.

Talvez o grande desapontamento tenha sido um tufo atribuído ao Pé Grande no Texas, que revelou ser cabelo humano, de um europeu, a julgar pela análise genética.
Os autores desafiaram a "comunidade de criptozoologia" - aqueles que acreditam na existência de criaturas fabulosas e elusivas - a apresentar mais evidências convincentes a apoiar suas afirmações.
"As técnicas descritas aqui puseram um fim a décadas de ambiguidades sobre identificação de espécies de amostras de primatas anômalos e estabeleceram um padrão rigoroso com o qual julgar quaisquer alegações futuras", concluíram.


As dúvidas permanecem. Aonde está a verdade?
  A foto de uma pegada do "Abominável homem das neves" feita pelo alpinista britânico Eric Shipton na base do Everest, em 1951, provocou mania mundial pelo animal mítico. O também alpinista Reinhold Messner, que se tornou o primeiro homem a escalar o Everest sem oxigênio, estudou os Yetis após um encontro assustador com uma misteriosa criatura no Tibete, em 1986.
O estudo do italiano vai de encontro com a pesquisa de Sykes. Ele descobriu uma imagem de um "Chemo", outro nome local para o Yeti, em um manuscrito tibetano de 300 anos com o texto ao lado: "o Yeti é uma variedade do urso que vive em áreas montanhosas inóspitas".
Estudiosos de Yetis e outros entusiastas sempre se sentiram rejeitados pela ciência. A ciência não aceita ou rejeita qualquer coisa, tudo que faz é examinar as evidências, e é isso que estou fazendo", ressaltou Sykes. "A melhor coisa a se fazer a partir de agora é montar uma expedição em conjunto para saber como esse animal se comporta na natureza e quanto ele tem do urso polar ou de uma espécie híbrida, mas não podemos dizer tudo isso apenas a partir de uma amostra de cabelo".
Parece que esse é um mistério que jamais será descoberto. Por mais investigações que aconteçam, a verdade permanece oculta! Porém, em todo os mundo, estudiosos do YETI continuam procurando, investigando incansavelmente. Vamos aguardar para ver  o que o futuro nos reserva sobre o Abominável Homem das Neves!

Fontes:
.......Curiosidade.......volume um ....http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/07/03/interna_tecnologia,545046/ciencia-desvenda-misterio-do-abominavel-homem-das-neves-e-do-pe-grande.shtml
.......http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/abominavel-homem-das-neves-seria-apenas-um-urso-primitivo-92m33didrbih8x3zfwuzmdsge
....wikipédia
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Nenhum comentário:

Postar um comentário