quarta-feira, 25 de novembro de 2015

INFLUÊNCIA AFRO NO BRASIL

Grande festa dos negros do Rio da Prata, semelhante, por seu caráter de dança dramática, às manifestações dos grupos brasileiros de congos e maracatus e a outras formas de representação.
Sua etimologia tem sido estudada e debatida, mas se desfez, a sugestão que a ligava ao candomblé,não só por serem expressões de culturas diferentes ( candomblé, sudanês e candombe, banto), mas também pelas intenções: o candomblé encerra conteúdo religioso e mágico, e o candombe pertence ao ciclo das pantominas dos reis congos.
O candombe teve sua época de esplendor no Uruguai, entre 1800 e 1830,mas até o fim do século XIX era dança obrigatória dos negros. Hoje está incorporado ao Carnaval, restando de suas antigas características o passo do candomblé ( marcha com pequenos passos à direita e à esquerda, cabeça erguida, ombros para a frente, ventre em contração e expansão, num todo de gracioso ondulado). o tamboril e uma tendência para a síncopa.

Certa descrição coreográfica do candombe o identifica como batuque brasileiro.



Fonte de pesquisa..........Lello Universal
..............................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário