sábado, 14 de novembro de 2015

LAGOS CURIOSAMENTE MAGNÍFICOS

A Natureza está sempre nos surpreendendo. Se fosse possível explorarmos, dia após dia, cada pedacinho do nosso  Planeta Terra, quantas e quantas coisas sensacionais descobriríamos, belezas indescritíveis e  fantásticas. 
É o caso do assunto que vou mostrar hoje, os lagos mais belos e curiosos do mundo. Raros e de uma beleza surpreendente, esses lagos,alguns recentemente descobertos, causam sensação e muita surpresa a todos que os visitam,pois garanto, são muito diferentes de todos os lagos mais comuns que conhecemos.
Vamos fazer essa viagem juntos?
LAGO DAS MEDUSAS EM PALAU

O Jellyfish Lake (Lago das Medusas) surgiu cerca de 12.000 anos atrás, graças aos movimentos da crosta terrestre . O arquipélago ao qual pertence se localiza  no chamado " Circulo de Fogo do Pacífico", onde há muita atividade sísmica, e está  ligado ao oceano por pequenas fendas e túneis nas pedras calcárias que o cerca. Isso é o suficiente para manter a salinidade do lago.A parte interessante é que as medusas se alimentam de algas marinhas que vivem em seu próprio tecido, e que por sua vez se alimentam de elementos que elas, medusas, metabolizam. Graças à ausência de predadores, ao longo do tempo, as  células urticantes das medusas que vivem neste lago, perderam grande parte de sua capacidade de gerar ardor, diz-se que só sente-se algo, quando elas tocam áreas mais sensíveis da pele, como a que fica próxima à boca.
LAGO  NYOS
Na manhã de 22 de Agosto de 1986, um homem saiu com sua bicicleta para passear da vila de Wum, na República dos Camarões, indo em direção ao lago Nyos. No caminho, ele notou um antílope morto ao lado da estrada e mais alguns metros adiante, dois ratos, um cachorro e outros animais, todos também mortos. Decidiu ir a aldeia de Nyos para saber se alguém sabia o que tinha acontecido com os animais. A medida que se aproximava das cabanas feitas de barro e palha da aldeia, via as pessoas, cachorros, vacas, todos mortos caídos por toda parte, e então aterrorizado, procurou por alguém vivo nas choupanas, mas não encontrou ninguém e assustado, voltou para sua aldeia informar o ocorrido na aldeia de Nyos. O que teria acontecido?
Segundo os peritos que chegaram dois dias depois ao local, durante a noite, algo havia matado quase 1.800 pessoas. Além disso, mais de 3.000 bovinos e inúmeros animais selvagens e pássaros tinham sido mortos. O número oficial de mortos foi registrado como 1746 pessoas, mas isso era apenas uma estimativa, pois já se tinha passado 36 horas desde aquela noite fatídica, e os sobreviventes começaram a enterrar as vítimas em valas comuns, e muitos outros haviam fugido aterrorizados das aldeias cheias de cadáveres e se escondidos na floresta. Fosse o que fosse que matou aquelas pessoas e animais parecia ter desaparecido sem deixar vestígios tão rapidamente como havia chegado. Foi a  estranha cor da água do lago Nyos que deu a maior pista: suas águas que normalmente eram de um azul profundo, estavam com uma coloração avermelhada e então, os pesquisadores começaram a se perguntar se havia algo mais naquelas águas. O lago tem aproximadamente dois quilômetros quadrado e uma profundidade de 230 metros e foi formado dentro de uma cratera extinta de um vulcão. O material que dava a cor avermelhada na superfície da água, eram partículas de ferro dissolvido, normalmente encontradas no fundo de lagos e os pesquisadores começaram a testar amostras de água retiradas de várias profundidades no lago. De alguma forma o sedimento no fundo do lago Nyos tinha sido mexido e trazidos para a superfície, onde ele virou a cor de ferrugem depois de entrar em contato com o oxigênio. Os cientistas também descobriram níveis elevados e anormais de dióxido de carbono (CO2) dissolvidos ou “em solução” na água. Amostras de água retiradas a 15 metros de profundidade continha tanto dióxido de carbono que, quando foram puxados para a superfície, onde a pressão da água era menor, o CO2 dissolvido veio borbulhando.
Relatos de testemunhas oculares de pessoas que estavam suficientemente alta nas colinas acima do lago para sobreviver a erupção descreveram que o lago começou a borbulhar estranhamente no dia 17 de agosto, provocando uma nuvem nebulosa branca que se formou acima da superfície da água. Então, sem aviso, em 22 de agosto, o lago de repente explodiu. O dióxido de carbono tinha tomado tanto espaço no lago que 1,2 quilômetros cúbicos de CO2 foi finalmente lançado para fora, o suficiente para encher 10 estádios de futebol em menos de 20 segundos. Essa nuvem de CO2 ultrapassou os montes ao redor do lago e avançou vale abaixo a uma velocidade de 72 quilômetros por hora e matando tudo pelo caminho. Para as pessoas que viviam na aldeia mais próxima do lago, a morte era quase inevitável. Algumas pessoas nas encostas mais altas, tiveram a presença de espírito de subir mais ainda e sobreviveram. Um sobrevivente que viu seus vizinhos morrendo, um atrás do outro, relatou posteriormente que só não morreu, porque pressentiu o perigo e saltou em sua motocicleta e conseguiu se manter à frente do gás, acelerando como podia. Poucos foram os sortudos, a maioria das pessoas não percebeu o perigo, até que foram sendo superados pelo gás. Mesmo que tivessem pressentido, teria sido impossível de superar a velocidade da nuvem mortal.

Nas aldeias mais distantes do lago, às pessoas tinham uma melhor chance de sobrevivência, especialmente se ignorassem o barulho estranho que vinha de fora. Alguns sobreviventes disseram que soava como um tiro ou uma explosão; outros descreveram como um estrondo. Mas as pessoas curiosas, que saíram de suas casas para ver de onde o barulho vinha, ou para ver o que estava causado o cheiro de ovo podre, rapidamente desmaiaram e morriam na porta e seus familiares vendo a pessoa caída, morriam também ao se aproximarem. As pessoas que estavam no interior das choupanas, com suas janelas e portas fechadas tiveram uma chance melhor de sobreviver. Houve até casos em que havia suficiente quantidade de CO2  que se infiltrou nas casas e sufocou as pessoas que estavam deitadas dormindo, mas não o suficiente para matar as pessoas no mesmo cômodo, mas em pé com suas cabeças acima do gás. Alguns destes sobreviventes nem sequer perceberam nada incomum, até verificar depois seus entes queridos e descobrirem que estavam mortos.
Atualmente, para impedir que o CO2 se acumule novamente, as autoridades responsáveis pelo Nyos instalaram dispersores de CO2 pela superfície do lago, para que não ocorra uma tragédia como aquela que aconteceu em 1986.

LAGO  DE  ASFALTO
Em La Brea, perto da costa sudoeste da Ilha Trinidad, em Trinidad e Tobago, se encontra este lago muito estranho, considerado o maior depósito de asfalto liquido do mundo. O Pitch Lake, que cobre cerca de 40 hectares e tem 80 metros de profundidade, foi descoberto em 1565, pelo marinheiro, pirata, escritor e político inglês sir Walter Raleigh que, bom observador, foi o primeiro a se dar conta da qualidade excepcional do material ali encontrado e o utilizou para consertar seu barco.

Sua superfície, sólida e irregular, suporta facilmente o peso de um caminhão (embora ele possa afundar facilmente depois de certo tempo, já que o material não é completamente sólido). Também não dá pra ficar andando por ele sem olhar atentamente onde pisa, ou o sapato pode ficar grudado.E é comum se assustar com pequenas chamas que surgem espontaneamente devido aos gases metano, propano e etano que o material do lago emana constantemente.
Além de impressionar os turistas que visitam a região (cerca de 20.000 pessoas visitam o lago todos os anos), o Pitch Lake conseguiu chamar a atenção também da comunidade científica internacional. Há pouco tempo atrás descobriu-se a existência de microrganismos capazes de viver sem oxigênio, em um ambiente extremamente tóxico, hostil e quase sem água como esse. 

Esses micróbios e bactérias, em sua maioria, tem causado, por sua capacidade de sobreviver entre o enxofre, o ferro o metano e outros metais, entusiasmo na comunidade científica pelas implicações que essa descoberta pode ter na busca de vida em outros planetas.

O asfalto de Pitch Lake possui um enorme valor econômico para Trinidad e Tobago. Cerca de dez milhões de toneladas de asfalto foram extraídas do lago desde que a mineração iniciou-se em 1867. O produto refinado é usado pelas indústrias na fabricação de asfalto para pavimentação de rodovias e estradas. 

LAGO  BAIKAL
O Lago Baikal, que em russo significa “Lago Rico”, está na parte sul da Sibéria, Rússia, uma vasta região ao norte da Ásia. O Baikal é muitas vezes referido como “O Olho Azul da Sibéria” e é o lago mais profundo do mundo, com até 1.642 m de profundidade máxima e 744 m de profundidade média. É o sexto em tamanho, com uma área de superfície de 31.722 km². O Lago Baikal é considerado o lago de água potável mais volumoso do mundo. Cerca de 20% da água doce do planeta está ali. Chega a ter 636 quilômetros de comprimento e 79 quilômetros de largura. O lago Baikal é um dos lagos mais importantes do mundo, e um dos símbolos naturais da Rússia e é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1996.
A Potência do Lago Baikal: a quantidade total de água doce do Lago Baikal ascende a 23.000 km cúbicos, ou um quinto do volume total de água doce da Terra e o único reservatório aberto para o engarrafamento de água potável. A água é limpa e tão transparente que se podem ver pequenos objetos a 40/50m de profundidade.
As águas do Lago Baikal enchem uma profunda e estreita fissura da crosta terrestre. Comparado com os Grandes Lagos da América do Norte, o Lago Baikal possui dois quintos da área da superfície do Superior e meio de Huron. Por contraste, o Lago Baikal, é quatro vezes mais profundo que o Superior, e sete vezes mais que o Huron e 25 vezes mais profundo que o Erie. O volume do Lago Baikal é maior que os volumes de água somados dos cincos grandes lagos.
A “Pérola da Sibéria” é de grande importância para toda a gigantesca Rússia.

LAGO  HILIER
Lago Hillier está situado em Middle Island, a maior das ilhas e ilhotas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. O comprimento do lago é de cerca de 600 m.
Uma estreita faixa de terra coberta por vegetação e dunas de areia o separa do oceano.
Ao contrário de outros lagos rosa no mundo,a cor rosa do Lago Hillier não decisivamente provou, embora especula-se que a cor poderia surgir de um corante criado pela salina de Dunaliella organismos e Halobacteria. Outra hipótese é que a cor rosa é devido a bactérias halophilic vermelhas nas crostas de sal. A cor não é que um truque da luz pode ser provado por tirar água do Lago em um recipiente – a cor rosa pode ser encontrada para ser permanente.
Uma das primeiras evidências da Lago rosa remonta média da ilha as revistas de Matthew Flinders, um navegador britânico e hidrógrafo em 1802. Flinders tinha subido o pico mais alto do meio da ilha (agora conhecido como pico de Flinders) para levantamento das águas circundantes, quando ele se deparou com este notável Lago rosa. Com exceção de alguns anos em extração de sal estava sendo realizada aqui, a ilha e seu lago rosa tem sido quase intocadas e desde então proporcionar aos visitantes um da vista mais incrível maravilha natural do mundo.





LAGO RETBA
O  Lago Retba, no Senegal, é uma preciosidade natural, de grande beleza.   Sua cor é rosa, devido a grandes níveis de sal na água, chegando a  atingir cerca de 40% nas estações do ano mais secas, tornando assim as águas  desse lago totalmente rosa.
 De acordo com os estudos do  especialista em microbiologia, Michael Danson, da Universidade de Bath, na Inglaterra, uma microalga é a responsável pela cor.Essa alga se reproduz em condições de grande salinização. Um pigmento no tom rosa é produzido por elas, para absorver a luz solar, criando assim mais energia, deixando a água rosa.

LAGO  DA  CRATERA
Crater Lake é um lago espectacular nas Montanhas Cascade do Oregon, Estados Unidos da America. Amplamente reconhecido por sua grande profundidade e beleza, é também um lago sagrado venerado pelos índios Klamath.
Crater Lake foi formado em torno de 4.680 a.C. quando o Monte vulcânico Mazama explodiu seu topo de forma espetacular. A erupção, estima-se que 42 vezes mais poderosa que anteriores reduziu aproximadamente Mazama de 11 mil pés de altura por cerca de meia milha. No pico da montanha, Crater Lake foi formado.
Crater Lake tem sido reverenciado como sagrado pela tribo de nativos americanos Klamath, cujos mitos encarnam o evento catastrófico que assistiram milhares de anos atrás.

LAGUNA COLORADA
Um incrível lago vermelho está localizado no sudoeste do altiplano da Bolívia, perto da fronteira com o Chile. Conhecido como Laguna Colorada, o local chama a atenção pela cor de tons quentes no lago em contraste com o branco do sal na água.
A explicação para a cor vermelha em parte do lago salino está nos sedimentos vermelhos e pigmentação de algas. A intensidade da cor varia durante o dia. A Laguna Colorada está dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. A região ainda é cercada por montanhas e vulcões, que dão mais beleza ao local. Durante o verão, o lago ainda é dominado por diversos grupos de flamingos, para o período de acasalamento.

LAGO VOSTOK
Lago Vostok é uma massa de água subglacial localizada na  Antárdida, por baixo da Estação Vostok que é  um centro de investigação dirigido pela Rússia.Este lago permaneceu desconhecido durante muito tempo, graças ao seu peculiar enquadramento geográfico e permanece como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra. Somente no ano de  1996  se descobriu a sua verdadeira extensão. O lago Vostok tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura cobrindo uma área de 14 mil km². O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 m e a outra com 200 m. Calcula-se que o lago contenha um volume de 5.400 km³ de água doce. Está totalmente protegido da atmosfera e de outras invasões com o exterior por uma espessura de 4 km de gelo antártico.

LAGO DO VULCÃO KELIMUTU

Três lagos embelezam a cratera do vulcão Kelimutu, na ilha de Flores na Indonésia. O mais interessante é que cada um deles tem um cor distinta: enquanto um apresenta tons azuis, os outros oscilam entre o verde e o vermelho intenso, quase negro. Segundo a lenda local, quando alguém da região morre passa a habitar um dos lagos, dependendo de sua idade e caráter.


LAGO AZUL

Ocupando uma das crateras do extinto monte Gambier, este maravilhoso lago de tom azul intenso fica na segunda cidade mais populosa do estado de Austrália do Sul, batizada com o mesmo nome do vulcão. Em novembro, a água ganha um belo tom azul-escuro que dura até o mês de abril, quando o lago volta a ficar cinza-azulado. É um espetáculo fascinante! Sua imponência atrai muitos turistas.


LAGO DO KERIÔ

Este lago de cratera vulcânica, localizado na parte sudoeste da Islândia, tem aproximadamente 55 metros de profundidade, 170 metros de largura e 270 metros de diâmetro. Integrante de uma rota turística chamada "Golden Circle", o lugar está cercado de paredões íngremes que podem ser percorridos a pé em alguns pontos. A caldeira não é de pedra vulcânica negra, e sim vermelha, mas se destaca acima de todos os outros por sua perfeição, e ainda intacta, apesar da atividade sísmica.


LAGO DO VULCÃO TAAL

Localizado a 50 quilômetros de Manila, a capital das Filipinas, este lago em cratera é um dos cartões-postais naturais mais famosos do país. Toda essa área, na verdade, fica no meio de uma ilha do lago Taal, que por sua vez está dentro de outra caldeira vulcânica. A natureza é perfeita mesmo!

LAGO HEAVEN

Este belíssimo lago está Situado na fronteira entre o território chinês e norte-coreano, este lago encontra-se dentro de uma caldeira no topo do vulcão Baekdu. Abrange 9,82 quilômetros quadrados.
O lago tem uma profundidade máxima de 384 metros e os locais acreditam que um monstro chamado Tianchi vive dentro dele. Também se acredita, na Coréia do Norte, que o ditador Kim Jong-il nasceu ao redor do lago. Este pedaço de paraíso está situado  entre a China e a Coréia do Norte.
LAGO OKAMA
Esse maravilhoso lago  está situado  em uma cratera do Monte Zaō, um dos vulcões mais ativos do Japão. É também conhecido como o Poço das Cinco Cores, pois sua água pode mudar de cor de acordo com o clima, e foi formado por uma erupção em 1720. É uma das atrações turísticas mais famosas da região.

LAGO KELIMUTU

Lagos das crateras do vulcão Kelimutu: no caso do vulcão Kelimutu, não é apenas um lago, mas sim três, cada um deles com águas de cores diferentes – enquanto um é mais azul, o outro é mais esverdeado e o terceiro pode até mesmo ter águas avermelhadas. É verdadeiramente fascinante!

LAGUNA DE QUILOTOA
O lago de Quilotoa fica na porção do Equador da Cordilheira dos Andes e é, na verdade, uma caldeira. Localizada a 3914m de altitude, recebeu o  nome do vulcão Quilotoa, que atualmente encontra-se inativo. Para chegar até ela é preciso encarar uma viagem de cerca de uma hora  e meia saindo de Quito até a cidade de Pujíli Canton, além de uma trilha – que pode ser para lá de cansativa devido a altitude.Os turistas ficam verdadeiramente fascinados.

LAGO  VITI
Nas colinas ao norte de Hverir, a área em torno do vulcão Krafla, situado na Islândia, tem sido uma região de atividade vulcânica nos últimos 3 mil anos, sem mostrar sinais de esfriamento. Quando o lado oeste entrou em erupção em 1724, formou-se uma nova cratera chamada Viti (Inferno) que, anos mais tarde, originou um belo lago. 

LAGO  RUAPEHU

Está localizado na Ilha Norte da Nova Zelândia. O Ruapehu é um dos mais ativos vulcões da Nova Zelândia. Sua cratera abriga um lago formado por cinzas, barro e água armazenados em seu topo. Já foi cenário de inúmeros filmes, entre eles a trilogia do notável  "O Senhor dos Anéis".


MAR MORTO

Mar Morto está localizado no Oriente Médio, mais precisamente na fronteira entre Israel, a Palestina e a Jordânia, e é abastecido, em maior quantidade, pelo Rio Jordão. É um dos principais pontos turísticos da região e do mundo, pois as suas águas são consideradas, por muitos, como medicinais. Ao todo, o Mar Morto possui uma área de 650 quilômetros quadrados. A origem do seu nome surgiu pelo fato de esse mar ou lago não oferecer nenhuma condição para a manutenção de seres vivo, tanto animais como vegetais. Como é impossível ai existir vida, diz-se que é um Mar Morto.
Isso acontece em razão da elevada quantidade de sal — muito maior do que em qualquer corpo de água do planeta. Essa ocorrência resulta da intensa taxa de evaporação da região, que faz com que a água evapore e os sais não. Como o Rio Jordão joga continuamente uma carga de sais minerais no Mar Morto, a sua salinidade elevada mantém-se. A quantidade de sal é tão elevada que interfere na densidade de suas águas. Por isso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. Sendo assim, qualquer pessoa pode flutuar tranquilamente em suas águas.

LAGO  MONO .NO VALE DA MORTE
No Vale da Morte, no Estado de Nevada, região ocidental dos Estados Unidos,existe um lago cujas águas são fortemente carregadas de arsênico, envenenando quantos ingerirem seu conteúdo. A sua aparência é fresca e cristalina, uma verdadeira armadilha para os viajantes.
Mãos piedosas colocaram junto a esse lago a seguinte tabuleta: -" Aos viandantes sedentos_ não bebam desta água porque morrerão!"

Depois de recolher lama do fundo do Lago Mono - que é três vezes mais salgado do que o oceano - os pesquisadores passaram a cultivar, em laboratório, os micróbios extraídos dali, usando uma dieta onde entravam doses crescentes de arsênico. 
A taxa de arsênico em relação a fósforo no meio de cultura foi sendo ampliada paulatinamente, com a transferência de populações de bactérias para meios cada vez mais pobres no elemento tradicional da vida e cada vez mais ricas no material tóxico, até um ponto onde qualquer bactéria que ainda estivesse produzindo DNA, ATP e outras moléculas que dependem de fósforo fosse forçada a usar arsênico no lugar - ou morrer.

LAGO HSI-MOCHIM

Localizado na China, é um lago original: as suas águas  são negras como ébano. Os cientistas ainda não conseguiram explicar de maneira definitiva esse estranho fenômeno.
Entre os chineses ocorre uma lenda: dizem que, em época bastante remota, o poeta Wang Hai Chin jogou nas águas do lago o pote de tinta com que escreveu um dos seus mais belos poemas.


LAGO BOTOS
 Na cratera do vulcão Poas, na Costa Rica, na América Central, existe um lago belíssimo de águas puras e cristalinas, cercado de muito verde, um paraíso para quem o visita, o que não é nada fácil. É um lago ou na verdade, uma laguna com águas extremamente frias.  Tanto a flora como a fauna ali são riquíssimas!

Então gostaram do passeio? Que viagem fantástica, não é mesmo? Em breve, mas viagens emocionantes como  essa!



Fontes> Wikipédia
                   Curiosidades...volume um
                      National Geographic Revista
                   http://www.beevoz.com/2014/12/01/los-lagos-mas-raros-del-mundo/

....................................................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário