sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FANTOCHES

Chamou-se  Fantoche ao boneco movido por meio de cordéis.
O brinquedo remonta à Antiguidade. Na China, no tempo de Confúcio, já existiam os fantoches. Segundo alguns autores atribuem-se aos chineses a invenção desse brinquedo.
 Na Idade Média o fantoche foi levado para a Europa, precisamente no século XII. A popularidade desse brinquedo se tornou maior na França e na Itália, atingindo uma fase de grande desenvolvimento nos séculos XV e XVI.
Os fantoches, como passar do tempo, foram sendo aperfeiçoados,e o tipo movido a  cordéis foi se tornando obsoleto e mais ainda os de figura plana utilizado nas chamadas "sombras chinesas!"
Na metade do século XIX ampliaram-se na Europa os palcos de fantoches, sobretudo na Itália, onde o brinquedo, com a apresentação de Polichinelo,atingiu a sua fase culminante.
A criação do famoso personagem das farsas napolitanas deu motivo a que os franceses apresentassem o seu Guignol, e os alemães,a Kasperl.  Não tardou que os ingleses surgissem com o seu Punch.
Formou-se,assim, a era dos fantoches, à imitação do Polichinelo, tipo criado na Itália.
Existem famosos conjuntos notáveis  de fantoches, dos mais variados tipos, como os demeia, os de madeira, os de dedinhos, os feitos com colheres de pau e assim por diante.  Os fantoches movidos por meio de cordéis receberam o nome de Marionetes e geralmente são feitos de madeira ou outro material resistente! Destacaram-se, por muito tempo,  as organizações Walton, de França e Piccoli, na Itália.

Os marionetes ou marioneta, origina-se do termo marionette que vem do francês. Boneco (pessoa, animal ou objeto animado) movido por meio de cordéis manipulados por pessoa oculta atrás de uma tela, em um palco em miniatura.
Os teatros de fantoches, assim como as marionetes sempre agradaram muito ao público infantil e o seu lugar estará para sempre guardado dentro desse mundo maravilhoso que é o munda da criança!





Pesquisa....Curiosidades....Valmiro Rodrigues Vidal
                                                                 ♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠

Nenhum comentário:

Postar um comentário