quarta-feira, 4 de novembro de 2015

AUDIÇÃO DIFÍCIL E PRECONCEITO

Muitas vezes algumas pessoas não conseguem entender o que outras falam, criando um grande constrangimento e situações bastante desagradáveis. Essas pessoas que sentem essa dificuldade em ouvir e  entender o que a maioria fala, se veem discriminadas , parcialmente excluídas, isoladas e bastante entristecidas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE) afirma que mais de 9,7 milhões de brasileiros possui problema auditivo, com perda parcial ou total, devido a alterações que atingem uma determinada estrutura do ouvido interno chamado CÓCLEA. Todas essas alterações impedem que o cérebro processe adequadamente a função de " escutar". E, quando isso acontece, a diferença entre um som e outro passa a não existir mais, tornando a compreensão da fala muito difícil de ser observada e entendida, principalmente quando vários ruídos passam a existir dentro do mesmo ambiente.

Toda essa imensa dificuldade em " ouvir" o que as pessoas falam, causa um enorme transtorno, um profundo e desesperador incômodo em quem não consegue mais entender os ruídos que a cercam, os diálogos e isso produz um grande processo de isolamento natural, principalmente naqueles que já atingiram a faixa da terceira idade.

A perda auditiva pode causar DEPRESSÃO PROFUNDA!
Segundo a Organização Mundial de Saúde,o zumbido também pode estar relacionado à perda auditiva e pode causar sérios problemas emocionais. Segundo informações da OMS, cerca de 28 milhões de brasileiros tem zumbido no ouvido. Essa incômoda alteração auditiva, chamada de TINNITUS ou TINIDO, afeta os mecanismos de atenção e alarde do cérebro de quem está sofrendo com isso, fazendo com que ele escute um som que não é gerado pelo ambiente. Esse distúrbio pode ser causado por mais de 200 problemas de saúde, como a própria perda de audição. 
Esse zumbido irritante pode provocar grandes traumas emocionais, que vão desde a depressão até as crises de ansiedade. Esse barulhinho irritante, bastante parecido com um chiado( sofro disso de maneira leve), apito, canto de cigarras, entre outros, aumenta o sentimento de angústia e desespero das pessoas atingidas ao longo dos anos, causando péssima qualidade devida e comprometendo a capacidade de executar as atividades comuns de todos os dias.

A surdez na terceira idade pode gerar uma angústia intensa no idoso, pois a dificuldade de comunicação e percepção pode levá-lo ao isolamento, ainda  mais se a família não tiver paciência. Por isso, ele passa a ser excluído das atividades sociais e a ser informado somente de alguns poucos assuntos conversados em casa.
Alguns cuidados são essenciais e podem refletir na saúde dos ouvidos. Controlar diabetes e pressão alta,não ficar exposto a ruídos altos e fugir do sedentarismo podem afastar os fatores de risco. O uso de anti radicais  livres como vitamina E e Ginko Bitoba podem retardar o processo degenerativo, mas deve ser indicado por um especialista!

De acordo com diversos estudos sobre esse assunto, existe um grande vínculo entre o zumbido e os problemas emocionais, mas nem sempre é fácil identificar quem vem primeiro. Muitas pessoas passam a sofrer com isso em decorrência de problemas físicos e começa a desenvolver um quadro terrível de depressão, mas existem registros de pessoas que, devido a uma fase complicada  da vida, também apresentam esse problema auditivo.
Descobrir a origem da causa do problema,recorrer ao serviço de um especialista e, principalmente, apoio e compreensão da família, podem, juntos, suavizar a vida de todas as pessoas que possuem qualquer problema auditivo.
Eu sofro com esse incômodo auditivo já há dois anos,desde quando fiquei diabética. O zumbido é leve, mas persistente. Mantenho a diabetes controlada e consigo lidar muito bem com esse problema! O apoio de minha família está sendo fundamental!



Pesquisas...........Seleções Reader'sDigest  abril/junho/2015
                                  Drauziovarella.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário