Vivemos neste mundo tão confuso e em constante transformação que já não conseguimos saber o que ensinar aos nossos filhos e netos. Não podemos, realmente, improvisar, a medida que o tempo vai passando. Por mais que os tempos mudem, sempre haverá a necessidade, a mesma dos nossos antepassados, de levar a vida com alegria e muita disposição, coragem e determinação. A necessidade de vivermos harmoniosamente com os nossos semelhante, preservando todos aqueles valores que nos fazem crescer, tornando-nos pessoas cada vez melhores.
Mas, quais são esses valores, realmente? o que devemos ensinar às nossas crianças, diante de um mundo tão conturbado, difícil de se viver?
Em primeiro lugar, ensinar a criança a ser FELIZ! Felicidade não é e nunca foi, em nenhuma hipótese, o objetivo maior na vida de uma pessoa e também não é necessário ser feliz todo o tempo.Porém, o hábito de estar satisfeito anima muitas pessoas de coração partido, assim como o rancor consegue piorar a vida de muitas pessoas amargas. As grandes experiências alegres auxiliam a criar personalidades mais extrovertidas e muito mais generosas. Ensinar à criança que ela pode ser feliz curtindo as coisas simples da vida, fará com que ela se prepare muito mais para enfrentar, com alegria, os obstáculos que a vida lhe imporá pelo caminho.
Como os pais podem ensinar os seus filhos algo tão sutil como a alegria?
Principalmente evitando ao máximo interferências. Dada a oportunidade, a criança cria seu próprio divertimento. Devemos ensiná-la a manter esta qualidade quando ela se tornar adulta e a melhor maneira de fazer isso é fazendo de nossos anos de maturidade um período bom e recompensador. Divirta-se, alegre-se com a simplicidade e seus filhos assimilarão isso através de você.
Tentar ensinar o que o AMOR. A tendência, atualmente é considerar o amor como um fenômeno passageiro, como um vento que chega e que vai logo. Isso não é nada bom, porque a criança precisa de um amor que seja duradouro, confiável, forte. Se uma criança cresce no sentido de se relacionar com os seus semelhante, precisa mesmo aprender como manter esse amor vivo.
As crianças deveriam aprender não somente a amar mas também a serem afetuosas, fazendo do amor sua razão de viver. O problema é que a criança não nasce sabendo como ser uma pessoa amorosa. Mas como fazer com que haja essa sintonia, como fazer com que ela aprenda a vivenciar esse sentimento tão intenso que o amor? Garantindo que seus filhos estejam em contato direto com uma pessoa muito amorosa - você mesmo!
Ensinar a criança sobre a HONESTIDADE. Nada no mundo poderá eliminar essa necessidade- a de ser íntegra sempre!
Impossível imaginar uma sociedade sem honestidade. Integridade é a qualidade de merecer confiança. Significa não mentirmos uns aos outros; que o que prometemos, cumprimos; que a afeição que professamos é verdadeira e que o elogio que fazemos é sincero. Ensinamos integridade a alguém através do nosso próprio exemplo.
Talvez a melhor maneira da criança aprender a ter bom comportamento seja dar-lhe tarefas para serem cumpridas. esta lição não é muito divertida. Durante esse processo, os pais tornam-se " irritantes" e precisam apegar-se firmemente à ideia de que as crianças nunca assumem responsabilidades sem auxílio. Isso resulta em garantir que a criança vá até o final com a sua tarefa, mostrando-lhe que acredita e confia nela, dando-lhe a chance de fazer as coisas por si mesma, ainda que venha a estragar tudo durante o processo. Integridade também implica em ensinar a criança a assumir a culpa de seus erros e a pagar por isso. Integridade não se consegue de graça e a melhor época para aprenderem isso é quando ainda são pequenos.
A criança precisa aprender o que vem a ser CORAGEM. Ela precisa disso para se tornar uma pessoa íntegra e também ,para poder suportar frustrações e fracassos e não ser derrotada por eles. Se pudéssemos de alguma maneira manter o sofrimento longe de nossos filhos, certamente o faríamos, mas isso faz parte do seu aprendizado e se assim o fizéssemos estaríamos os afastando da própria razão de viver.
Devemos mostrar aos nossos filhos que existe o outro lado , a parte feia da vida, que é o sofrimento. Mesmos os pequenos devem começar a ver isso de pertinho: a morte de um parente muito querido, o seu cachorrinho machucado, amigos que batem e traem, famílias que se dissolvem e se abandonam. a melhor coisa que se tem a dizer a uma criança que ainda não pode entender a filosofia da vida é que é assim mesmo.
Console seu filho quando ele estiver em dificuldades. Deixe que ele veja que você o compreende, mas não tente faze-lo parar de chorar. Aceite o seu sofrimento e permita que ele o expresse da maneira que sabe. Quando o problema passar, mostre-lhe as lições que poderá tirar daquela experiência tão ruim. Você pode preparar os seus filho para a dor, ensinando-os a se sentirem ligados a outras pessoas que sofrem. Assim, também estará lhes mostrando o caminho para a SOLIDARIEDADE!
Ensinar à criança em que acreditar, o poder da FÉ. Coisas interessantes surgem de diversas formas e tamanhos, desde o sonho de um menino de se tornar bombeiro, como a da menina de se tornar professora. Como estimular na criança um bom sonho? Neste sentido exato, não se pode. Mas, os pais podem ouvir, respeitosamente e com carinho, os planos e as esperanças da criança, por mais ingênuos que eles possam parecer e sempre que possível, ajudá-los a se transformarem em realidade.
Os pais deverão apresentar a seus filhos o mundo dos livros, da música, da arte, onde estão alojados muitos e maravilhosos sonhos bons. Com isso, poderão lhes ensinar o caminho da fé religiosa, o campo mais amplo para as nossas crenças. A oração deverá ter um grande sentido em sua vida. Se uma criança acreditar na existência de um bom Deus, responsável por este mundo, então as coisas ficarão muito mais claras para ela. Ensinar aos filhos a transformarem a crença em ação é fundamental. Aprendendo a crer, agindo em função da fé, assim as crianças deverão aprender.
Tudo isso, a meu ver, são as coisas mais importantes que as crianças devem aprender!
De L.A.Lima...baseado em Ardis Whitman...
lindo blog
ResponderExcluir