De uma certa maneira, cabe aos pais decidir os destinos do mundo do futuro, a maior tarefa de todos os tempos.
Como adultos, temos plena consciência de que adquirirmos, apenas, leve camada de conhecimento e realização. Tudo o que hoje nos parece fascinante, amanhã já terá sido ultrapassado, dando lugar a mais modernidades e agilizando, de maneira fantástica, a vida de todos.
Nossos filhos irão absorver tudo isso. Mas, para que tal aconteça,para que eles possam tomar pleno conhecimento do que lhe será legado, é necessário que partam de um ponto específico, para que possam avançar ao futuro sem os receios que nos inibiam e as cegueiras a que devemos tantas quedas.
O maior legado que podemos dar aos nossos filhos é fazer com que não lhes sejam negados a maiores oportunidades essenciais à uma vida tranquila e bem direcionada: Compreensão, Imaginação e Coragem.
Com a Compreensão, eles conseguirão ver as coisas como elas realmente são. Através da Imaginação, poderão sonhar, idealizar com o que possa vir a ser e com a Coragem, terão toda a energia necessária para concretizarem seus sonhos.
Para que isso aconteça de fato, torna-se de grande importância que a criança, desde cedo, aprenda a refletir, a pensar. Se não começar na infância, jamais o conseguirá.
Nos dias atuais, ainda podemos ver pais tentando incutir em seu filhos, regras e determinados preconceitos tão antigos, que prejudica o seu desenvolvimento intensamente ao invés de prepará-los para o futuro. Encher a mente de uma criança compensamentos pré concebidos não é a maneira correta de educá-los para uma vida adulta.
É certo que toda a criança possui um espírito por demais curioso e que faz, da sua vida infantil, uma delicia. Os pais devem alimentar essa curiosidade pelo desconhecido, de maneira segura e livre ao mesmo tempo. Devem ensinar-lhes que tudo existe numa relação de causa e efeito. E que a curiosidade saudável poderá ajudá-los na vida futura, instigando descobertas e descobrindo soluções.
Devemos permitir que as crianças realizem todo e qualquer tipo de trabalho criativo de acordo com ela e não do nosso jeito. O poder criativo delas tem que ser respeitado, admirado e elogiado. Isso é de suma importância para que elas se tornem adultos psicologicamente perfeitos.
Se uma criança insistir em afirmar que os bolos de areia são mais firmes quando feitos com água quente do que com água mais fria, deixem-na fazer essa experiência, porque só assim ela vai descobrir se estava certa ou não.
Nossos filhos já se habituaram, como todos nós, a usar com praticidade o que possuímos de modernidade em nossa casa. No entanto, temos de convencê-los de que, no mundo, existem milhões de coisas que não podemos contar. Ensiná-los a contemplar a maravilha da natureza, observarem as estrelas, o céu, o mar, os pequenos seres vivos que nos cercam, fazer com que tudo isso lhes pareça maravilhoso demais. Torna-se necessário ensinar-lhes que muitas e muitas coisas existentes em nosso mundo não pertencem ao nosso controle.
Ao despertarmos a atenção da criança para o fato de que, no nosso mundo, existem tantas coisas para se fazer, outras tantas que foram mal feitas, tantos problemas existentes no dia a dia, tantas sinfonias ainda não escritas, devemos mostrar-lhe que no futuro ela poderá tentar encontrar soluções melhores, executar tarefas de grande importância, mas que, para isso, ela deverá se preparar longamente, através de muito esforço e dedicação.
Toda vez que uma criança vence uma dificuldade por si própria, sua força se torna maior. Ao tomar uma decisão e quando a consegue cumprir, ela adquire uma confiança maior e passa a se sentir cada vez mais capaz. E isso, os pais tem que estimular, aprovar e elogiar!
Existem duas espécies de coragem: uma é a grande explosão totalmente espontânea, instintiva, que levará a criança a enfrentar um inesperado acontecimento. A outra é a que resiste constante e firmemente ao fracassos que se sucederam. É uma luta que nasce do coração e que não a impede de continuar e tentar, e tentar mais uma vez. Todas as crianças precisam dessa coragem, para que possam enfrentar o futuro com dignidade.
Existe outro ensinamento essencial aos nossos filhos: eles precisam aprender que possuem em suas mãos, um tesouro fantástico- o tempo! E que, necessário será, terão de aprender a dividi-lo de maneira adequada. Deverão aprender, desde cedo, que terão de ter tempo para tudo: tempo de comer, de dormir, de estudar e de brincar. Isso é muito importante.Se a criança não aprender desde cedo a dedicar parte de suas energias à construção do seu futuro e utilizar de maneira correta suas horas diárias, não conseguirão se preparar adequadamente para um futuro que certamente virá de maneira implacável.
Os pais jamais deverão se esquecer de um fato muito importante: os filhos necessitam de aprovação! Por isso, estimulem a sua criatividade, ensinem orientem, expliquem mas, sobretudo ,elogiem. As crianças se sentirão mais protegidas, mais interessadas e muito mais amadas! E não existe nada no mundo mais importante, para elas, do que esse laço de afeto e cumplicidade com os seus pais!
Liette A.Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário