quarta-feira, 12 de março de 2014

ALEGRIA PARA VIVER BEM

                      ESPÍRITO TRISTE SECA OS OSSOS

-" Hoje não estou bem!"
-"Não sei o que está acontecendo comigo,estou tão mal!"
O grande Goethe já afirmava que " quem tem bastante no seu mundo interior, pouco precisa de fora". Sábias palavras! Se conseguirmos analisar que  a base de nosso bem estar físico depende única e exclusivamente do que temos por dentro, em nossa alma, verificaremos que isso causa uma tremenda diferença em nosso dia a dia. Não é o estado do corpo, mas o do espírito que forma a medida certinha do bem estar de cada um de nós!




Grandes problemas físicos ou até mesmo os pequenos, são direcionados à cura através de médicos e remédios. Não que isso não seja necessário, porém o tratamento da alma é muito mais necessário do que o do corpo. Em mais de 80 %  dos casos, em um hospital de clínica geral, os distúrbios físicos foram causados por problemas de ordem emocional, tais como úlceras gástricas, dores na coluna, muitas dores de cabeça, tonteiras e enjoos constantes, tremores  e vacilações ao andar, enfim, inúmeras consequências de problemas psicológicos. É claro que não são todos, mas o índice de pessoas que sofrem de males provocados por tensões psicológicas está aumentado de maneira assustadora.


Segundo um médico de hospital local, quando um paciente vai se consultar, o estado de sua personalidade deveria também ser examinado tanto quanto o do resto do físico. Essa maneira de ver ocorre desde a Antiguidade. Muitos médicos já pensavam assim naquela época: o mal do espírito acarreta grandes problemas físicos! "Para se manter a cabeça em boas condições é preciso cuidar primeiro do espírito", segundo Platão.
Os velhos hebreus observavam que " um coração alegre produz boa cura, mas um espírito abatido resseca até os ossos"!


Confúcio enfatizava a importância da mente como harmonizador entre o corpo e o espírito, criando dessa forma uma vida plenamente saudável.
Quando os problemas físicos surgem, precisam ser analisados sobre as causas e muitas vezes é o espírito que precisa ser tratado. O ser humano " colhe o que planta", assim já diziam os nossos avós. Ele recebe o que o seu espírito forma e muitas vezes isso acarreta inúmeros problemas de saúde. Assim sendo,  corre para o médico, que muitas vezes nada encontra de errado. O que essa pessoa precisa é de um médico para a alma, alguém que lhe ensine como encarar a vida de frente e não desanimar diante dos obstáculos.

Ter pena de si mesmo é uma das maneiras mais destruidoras que o ser humano pode sentir a seu próprio respeito. isso acarreta problemas emotivos fortíssimos e consequentemente, o corpo irá sentir.
 É a alma que desfalece. É a alma que necessita de nossa atenção.Se desejamos que a nossa alma conduza a nossa vida de maneira satisfatória, temos de fornecer-lhe  alimentos para que ela se fortaleça. E que alimentos serão esses? Brincadeiras com as crianças, risadas, diversões, interesses aparentemente tolos, tais como ler gibis em tardes de verão, colecionar coisas  como papéis de carta, selos, objetos( como eu que coleciono elefantes),andar pela rua pelo simples prazer de ver as pessoas, enfim, mil coisas podem ser feitas, todos os dias para que a alma fique em festa. Agindo dessa maneira, a força aumenta e a vida se torna uma delícia.


A mesquinharia, a inveja, a cobiça e o rancor são sempre os destruidores da alma. Cada pensamento que o ser humano tiver ou cada emoção por que passar, deixa logo a sua marca registrada, ajudando-o a se tornar uma pessoa incapaz ou totalmente útil.
Se todos nós adquirirmos o hábito diário de empurrar as fraquezas para trás e abraçarmos a força e a alegria, nosso corpo será o puro reflexo de uma alma feliz!
Temos todos que aprender. Cada dia é mais um dia de grandes aprendizados. Segundo as palavras de um médico amigo, " todo médico precisa também ser um médico da alma".


Muitas pessoas recorrem a religião para resolver seus problemas mais angustiantes. Isso não irá adiantar de nada! Porque os problemas estão na alma e se a pessoa não consegue ver isso, não adiantará em nada se infiltrar em templos ou igrejas porque, para onde for, levará consigo cada tortura, cada medo ou tristeza que esta´cercando o seu espírito.


A alma que conhece a verdadeira religião perde a sensação de ter que lutar sozinha. Coloca de lado todos os seus medos e temores. Consegue erguer uma aura de confiança no Universo. Aprende como extrair força consciente de todas as fontes da vida. Passa a acreditar não somente em Deus, mas adquire um poder não conhecido antes.

A vida já é, em sua totalidade, um grande médico.Faz feridas e não dá anestésico. Muitas vezes nos corta o coração pela metade. Porém, o ser humano  só aprende depois que sofre as consequências: aprende o que é de verdade o mais importante e decisivo: a alma tem predomínio sobre o corpo. O poder da alma é tão intenso, que deixa marcas muitas vezes irreversíveis.
O tratamento de corpos doentes deve ser feito, em muitos casos, através do tratamento das almas enfermas.




L.A.Lima
Baseada em declarações médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário