sexta-feira, 28 de março de 2014

A CORAGEM DE CONFIAR

         É NECESSÁRIO TER CONFIANÇA


Aumentando a nossa capacidade de esperar o melhor da parte dos outros, de oferecer-lhes nossa confiança, poderemos enriquecer imensamente as nossas próprias vidas.
Em nossa vida diária, uma atmosfera de confiança é tão necessária como o ar ou a água para a nossa sobrevivência. Não poderemos ser nós mesmos se não pudermos confiar nas pessoas que nos rodeiam; como estamos aprisionados atrás de nossas máscaras quando não nos atrevemos a abrir-nos com os outros! E mantermos " fechada a guarda"  o tempo tempo paralisa a nossa energia psíquica. É necessário confiar no amor para amar e ser amado.
Na presença dos que confiam em nós, sentimo-nos seguros e livres.Não somos apenas o guarda de nosso irmão; de inúmeras maneiras, em coisas grandes e pequenas, somos também o criador de nosso irmão. Por meio de nossa confiança ou desconfiança, nós o modelamos.

A confiança é a disposição  para jogar no fato básico das boas intenções.
todas as belas relações humanas dependem de confiança. A luta da professora está quase ganha no dia em que ela é capaz de convencer a criança delinquente que ela não quer lhe fazer mal; os psiquiatras passam a maior parte do seu tempo tentando induzir seus perturbados pacientes a confiarem neles a fim de que a cura possa ser processada.
" Precisamos gostar das pessoas e confiar nelas para não fazer uma trapalhada completa desta nossa vida", escreveu o romancista E. M. Foster.
Por que os seres humanos acham tão difícil confiar uns nos outros? A principal razão é que tem medo. Medo de serem rejeitados, desmascarados, humilhados, depreciados.
Para aumentar a nossa capacidade de confiarmos uns nos outros, primeiro  precisamos ter fé em nós mesmos.Alguém disse, certa vez, que sentia muito medo de pessoas assustadas. De fato, a pessoa que se sente inferior e vive  sempre se depreciando, não consegue confiar nos outros. Mas acreditarmos em nosso valor não quer dizer que não vejamos nada de errado em nós. Devemos acreditar em nós mesmos como acreditamos nos outros, porque nós também estamos tentando fazer o que achamos ser o certo, mesmo de maneira defeituosa.
A confiança exige realismo. " É arriscado confiar nas pessoas, pois podemos ser enganados", dizem. Eles  tem razão, quando se confiar nas pessoas signifique que elas jamais farão nada de errado. A confiança não pode se fundamentar em ilusões.O insensível não ficará sensível da noite para o dia; o tagarela não guardará forçosamente o seu segredo. O mundo não é um inocente lugar de recreio onde todos nos desejam bem e temos de enfrentar esse fato.
A verdadeira confiança não quer dizer ingenuidade. É, antes , a aceitação resoluta da outra pessoa tal como ela é, e uma procura sensível do que ela tem de melhor.
Nem sempre a confiança sairá vencedora. " O homem que confia nos outros cometerá menos enganos do que o que desconfia deles", afirmou o grande estadista italiano Conde Camillo di Cavour.
Nenhuma grande realização humana jamais foi conseguida sem confiança. Nem homem algum alcançou grandeza sem confiar. Confia nos homens e eles te serão fiéis. Trata-os com grandeza e eles se revelarão grandes", afirmou o escritor Ralph Waldo Emerson.
Confiança é tudo na vida do ser humano. Mas, a precaução também!

Baseado  em:
ARDIS WHITMAN
Seleções Reader's Digest... 1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário