terça-feira, 11 de março de 2014

SEU FILHO E OS DEVERES DE CASA

                               AJUDAR SEUS FILHOS SEMPRE



Fique algum tempo com um grupo de pais e certamente você irá ouvir histórias terríveis sobre os deveres de casa. parecem não ter fim as formas que as crianças usam para evitar os deveres de casa ou transformá-los em uma atividade exaustiva e enervante. o que os pais devem fazer?
Talvez ajude a entender que os deveres de casa ainda que odiosos e exasperantes, servem a alguns bons propósitos. Eles ensinam a criança a seguir diretrizes, a usar práticas de pesquisa e a se manter atenta. os deveres de casa criam as habilidades necessárias para enfrentar a vida.


por enquanto, o importante é assegurar-se de que os deveres de casa não consistam numa experiência traumática: que sejam feitos com o mínimo de dissabores, e seu filho comece, ele próprio a sentir-se  responsável por eles.
No começo do ano letivo, procure saber qual é a política de deveres de casa do professor, com que frequência são passados, de que tipo são e qual o prazo para que sejam entregues. Então, se seu filho de repente disser que não tem deveres de casa para o fim de semana, fale novamente com o professor.
Uma rotina previsível irá levar a criança ao hábito de se adaptar aos estudos. Qual o período que você deve designar? Isso depende de seu filho. Algumas crianças precisam de tempo para relaxar depois da escola; talvez façam melhor seus deveres depois do jantar. Outros preferem se ver livres deles logo, talvez enquanto você prepara o jantar. Uma criança sem tarefas deve usar o tempo para ler as lições que ainda serão dadas, fazer revisão  das matérias ou organizar um projeto de longo prazo.

Seja firme. E esteja prevenido: as crianças sabem como testá-lo para ver se você realmente impõe o horário aos estudos. O que fazer se o trabalho não puder ser concluído ou se for feito de forma desleixada? Confira com o professor para se assegurar de que as expectativas de ambos com relação ao tempo necessário para os deveres sejam sempre as mesmas. Então, determine um tempo que você considera ideal e mantenha esse mesmo período todos os dias. Deixe claro a seu filho que fazer os deveres às pressas não irá encurtar o tempo de estudo.
Festeje as tarefas bem feitas. Elogie a criança que esteja se esforçando para mudar, como o menino esquecido que consegue se lembrar de trazer todos os livros de volta para casa durante uma semana inteira.


Os pais que agem como incentivadores levam os filhos a conseguir resolver até as tarefas mais difíceis. A mensagem que os pais pesquisados passavam com toda a firmeza era: Você consegue fazer este trabalho. Vamos encontrar uma forma.
Se seu filho insiste em afirmar que não consegue fazer os deveres, talvez as tarefas sejam realmente muito difíceis. Verifique com os outros pais como os filhos deles estão evoluindo; depois você poderá falar com o professor para buscar uma solução.

Muitas vezes as crianças não tem nada problemas em fazer os deveres; elas apenas se negam por se tratar de trabalho.
Convenhamos: os deveres de casa estão longe de ser tão agradáveis quanto jogar video game ou brincar com o cachorro. o mais importante é ter paciência. Leva tempo até as crianças aprenderem  a fazer os deveres com responsabilidade. e sempre haverá altos e baixos ao longo do caminho!




Fonte: Ajude seu filho com os deveres de casa...Sandi Kahn Shelton... 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário