domingo, 2 de março de 2014

SÍNDROME DO NINHO VAZIO

      UM NOVO COMEÇO





Com os filhos adultos, os pais tem uma ótima oportunidade para renovar a vida. Cabe a tarefa maior de cuidar dos filhos às mães e isso pode se tornar um grande problema emocional no futuro.
A maioria das mães sempre diz isso: "- Sempre fiquei de olhos neles, querendo ter a certeza de que  estavam bem"!
Aqueles que tem filhos precisarão enfrentar o fato de que, mais cedo ou mais tarde, eles sairão de casa.Um ninho vazio oferece aos pais a oportunidade de alargar seus horizontes e explorar novos territórios.
O psicólogo e terapeuta de casais Alfons Vansteenwegen, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, enfatiza que os pais não devem se esquecer um do outro enquanto criam os filhos. " Viagens em finais de semana juntos, um hobby em comum, visitar amigos". Quando os filhos crescem e finalmente deixam o lar, ainda existe o relacionamento".



Quando os filhos saem de casa e tem a sua própria vida, os pais ganham mais tempo e energia para fortalecer as relações com os amigos ou familiares, ou para desenvolver outras atividades. a psicóloga Nynke Frieswijk é pesquisadora na Universidade Estadual de Groningen, na Holanda. "O contato social torna as pessoas felizes. Ao conversar com outras pessoas , você fica mais leve e reduz o estresse. Além disso, também lhe dá a sensação de ser importante para a outra pessoa e um sentido de inclusão num grupo".


"Quando os filhos se mudam, isso pode criar um periodo de descanso ou de mudanças," afirma a terapeuta familiar Lida Meinema. " Não existem mais aqueles problemas e atritos diários de um filho a perder a hora ou ficar mais tempo na frente de um computador. Além disso, os filhos precisam aprender a vivenciar os fracassos e a lidar com eles. Como pais, pode ser muito constrangedor estar sempre os defendendo, mas é importante que os pais se aventurem realmente a soltar seus filhos e lhe deem maior liberdade, tanto financeira quanto emocional.Não se preocupar mais com os horários nem com os hábitos alimentares de seus filhos e não contribuindo para todas as despesas". 



Os pais geralmente se sentem culpados pela felicidade que sentem quando o filho sai de casa. Como se não pudessem pensar: Que bom ter novamente tempo livre para mim. Isso é errado, pois se você consegue se livrar da ansiedade e sentir orgulho da independência de seu filho só irá melhorar o seu relacionamento com ele," diz ela!

Alguns pais sofrem de depressão ou melancolia após a saida de casa dos filhos. A socióloga holandesa Ineke Lam, da Universidade de Utrecht, realizou um estudo sobre este fenômeno, também chamado de SÍNDROME DO NINHO VAZIO. "Apenas 5% de todos os pais acham que a saída dos filhos de casa é uma experiência negativa. Quando isso ocorre, está relacionado a outros problemas, como por exemplo, a morte de um outro parente, problemas com o parceiro. A saída dos filhos pode ser a gota d'água! Felizmente, a maioria dos pais tem êxito ao começar uma vida nova."

Fonte:  Ninho Vazio......Pieternel  Dijkstra...SELEÇÕES READER'S DIGEST

Nenhum comentário:

Postar um comentário