A maioria das pessoas está sujeita a inúmeros sentimentos de culpa. O psicólogo Roy Baumeister, da Case Western reserve University estudou a culpa em 1991. Descobriu que uma pessoa comum passa cerca de duas horas por dia culpando-se. Durante 39 minutos desse tempo, a culpa varia de moderada a grave.
"Para grande parte das pessoas a culpa é muito construtiva. É questão de educação não magoar ou desapontar os outros. No entanto, o sistema que funciona para o bem também pode ser prejudicial. Se os sentimentos de culpa não diminuem depois que você tenta redimir-se ou se está culpando-se por acontecimentos sobre os quais não tem controle, provavelmente está sofrendo de falsa culpa, sentimento que pode ser autodestrutivo", afirma o rabino Harlan J. Wechsler.
"É necessário aceitar que não somos poderosos o suficiente para controlar tudo o que acontece.Não adianta esperar a perfeição. Aqueles que sofrem de sentimento de culpa precisam aceitar que o ser humano é falível", afirma o Dr. Herbert Strean, diretor emérito do Centro de Treinamento Psicanalítico de Nova York.
Se estiver sendo atormentado pelo passado, enfrente o que está acontecendo em sua vida no momento. Velas culpas geralmente voltam porque estão relacionadas a algo atual.Lide com o presente e velhas lembranças desaparecerão.
Pessoas que sofrem de complexo de culpa escondem-se do sucesso, pois acham que não merecem. Para acabar com esse comportamento autodestrutivo, acredite em si mesmo quando fizer algo certo e perceba que seu sucesso não causa o fracasso dos outros.
Se alguém tenta fazer com que se sinta culpado por qualquer coisa que tenha feito, lembre-se de que aquela pessoa não é tão poderosa quanto pensa que é.
Faça sempre o melhor que puder. Ria, brinque, cante, dance, trabalhe, divirta-se. Não carregue dentro de si sentimentos negativos que possam atrapalhar a sua vida. Afinal de contas, as coisas que acontecem no mundo não são sua culpa.
A vida está aí, esperando por você.Não deixe que ela se esconda por entre o véu das pseudo culpas e angústias. Siga em frente, se jogue para ela de braços abertos e tudo ficará bem!
De L.A.Lima
Baseado em " Pare de se sentir tão culpado" de Beth Levine
De L.A.Lima
Baseado em " Pare de se sentir tão culpado" de Beth Levine
Nenhum comentário:
Postar um comentário