terça-feira, 11 de março de 2014

O PODER DO ELOGIO

                                   ELOGIAR É NECESSÁRIO

O elogio é vital para todos nós. Funciona, nas crianças, muito melhor do que críticas ou castigos.Para ser bastante eficaz, o castigo tem que ser potente. No entanto, sem dar recompensa às crianças, como um abraço ou palavras de incentivo ou elogios,  a vida  com elas pode se transformar num mar de rosas com muitos espinhos.
Além dos elogios, as crianças precisam de prestígio e responsabilidade. Aliás, todos nós temos necessidade de sentir que somos pessoas especiais, inigualáveis, que outros apreciam o nosso valor. Isso é muito importante para a vida de cada um." Falhe-me das minhas  falhas, se desejar; porém, nunca se esqueça das minhas qualidades!"



Dar a uma criança a oportunidade de sentir o gosto do prestígio é uma maneira de eliminar o lado negativo em seu comportamento e exaltar o lado positivo.
Todas as crianças necessitam enormemente de auxilio e encorajamento para assumir responsabilidades por si mesma. A disciplina requer responsabilidade e muita atenção às necessidades dos demais.
Um pouco de criatividade, elogios, palavras afetuosas , conseguem operar maravilhas nas crianças e nos adultos de igual forma.As pessoas se sentem bem quando recebem esse tipo de tratamento e se sentem realmente muito mais queridas e importantes para aqueles com quem convivem.
Tratar as pessoas com palavras elogiosas, prestigiando-as,  é tratá-las com respeito, dando-lhes oportunidades de fazer alguma coisa boa com suas vidas em seu próprio benefício ou em benefício de outros.



O elogio é necessidade humana básica. Sem ele, nenhum de nós dará o melhor de si. Através do elogio, damos o melhor de nós espontaneamente. Pense no efeito que cada elogio tem sobre você. Cada frase ou palavras carinhosas,um braço em volta do ombro, um aperto de mão, um sorriso afetuoso, um abraço apertado, podem  provocar milagres nas pessoas, principalmente nas crianças pequenas.
Mais do que os adultos, elas necessitam das palavras de afirmação e encorajamento, do elogio, da apreciação por terminarem bem alguma tarefa ou apenas por serem o que são no seu dia a dia.
Não é preciso exagerar nos elogios, mas deixar de faze-los é uma crueldade.
Não basta apenas pensar em elogiar. São necessárias e muito, pronunciar as palavras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário