domingo, 25 de novembro de 2012






TAJ-MAHAL COMEMORA SEUS 350 ANOS DE EXISTÊNCIA

          

                      A Índia comemora 350 anos da construção do Taj Mahal, um dos monumentos mais belos do mundo e uma das maiores atrações do país. 
                      Segundo alguns historiadores,O Taj Mahal foi construído pelo imperador Shah Yaján para homenagear a memória da mais amada de suas mulheres, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz. 
                      Outros arquivos históricos afirmam que   é um mausoléu construído entre os anos de 1630 e 1652 na cidade Indiana de Agra. A obra, uma homenagem do imperador muçulmano Shah Jahan ( ou Schab-Djihan) em memória de sua esposa favorita,  mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo junto ao rio Yamuna.
                     Data do começo do século XVII. Os trabalhos de construção  foram concluídos pelo célebre arquiteto oriental Isa Mahomed.
                     Cerca de 22.000 homens,trazidos de Bagdá, de Constantinopla e de outras cidades do oriente, empenharam-se nessa maravilha da Arquitetura.
                     Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário