sexta-feira, 23 de novembro de 2012


FALANDO SOBRE MÚSICAS INFANTIS

Música para crianças ou música infantil refere-se à música, geralmente sob a forma de canções, escrita especificamente para uma audiência infanto-juvenil. A música para crianças, historicamente, tem tido funções tanto de entretenimento quanto educativas,porque tem como objetivo o ensinamento sobre a sua própria cultura, ética, valores morais,estimulando todas as suas habilidades, tudo isso de maneira agradável e muito divertida..
Originalmente, eram músicas folclóricas, mas há toda uma variedade de música educativa que tem se tornado crescentemente popular.
Existem muitos artistas que se dedicam a divulgação da música infantil.
Podemos citar a cantora Angelica, a Xuxa, Eliana, Chiquititas, Turma do Balão Mágico,entre tantos outros.
Já as Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde tipicamente as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música. São uma grande tonalidade  folclórica, e geralmente a sua origem vem de músicas modificadas de um autor popular ou nascido anonimamente na população. São melodias simples, tonais, com âmbito geralmente de uma oitava e sem modulações. O compasso mais utilizado é o binário, porém não raramente também o ternário e o quaternário. Entre as cantigas de roda mais conhecidas estão Roda pião, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa, Ciranda-Cirandinha e Atirei o pau no gato.
Essas canções estimulam o imaginário da criança e facilita muito a sua  socialização,já que ela não pode brincar de roda sózinha,precisando de outras crianças paricipantes nessa atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário