sexta-feira, 23 de novembro de 2012


PORQUE PINTAR AS UNHAS?

      Nada é mais bonito nem mais charmoso do que ver uma mulher com as unhas das mãos e dos pés bem feitas, pintadas,super coloridas.Hoje em dia, com a imensa variedade de esmaltes e adesivos, todas nós podemos exibir nossas mãos,adornadas de lindos anéis e os pés, com sandálias delicadas ou exóticas, tudo isso para acompanhar aquelas unhas maravilhosamente trabalhadas!
      Mas, como tudo isso começou? 
     A prática de pintar as unhas remonta a 3000 A.C. com os povos asiáticos! Eram utilizados vários materiais para fazer aquilo a que hoje chamamos verniz, entre eles: pétalas de várias flores, ovos... Os Egipcios usavam a planta Henna para dar uma cor acastanhada às unhas, mas também aos dedos e mãos. Foram assim que surgiram as tatuagens Henna.
    Na Antiguidade, a cor das unhas era um indicador da posição social. Mulheres e homens eram separados pelas cores que ostentavam nas suas unhas. Diferentes tribos pintavam as unhas de cores diferentes.
   No Egito Antigo, a Rainha Cleópatra pintava suas unhas de vermelho.A rainha, que não era tão bela assim, criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história,uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.
     Naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. De secagem lenta,película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade total. Afinal de contas,não existia o Removedor de Esmaltes,não é?
    A cor, a princípio,era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.
    Outra rainha egípcia, Nefertite, poderosa conhecida por sua beleza,também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi.
    Com essas influências a civilização do Império Romano passou a valorizar ainda mais o cuidado com as mãos,e o polimento das unhas começou a ser difundido (em geral ele era feito com materiais abrasivos).
     Já na China antiga (3.000 A.C.) as unhas.compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário