sexta-feira, 23 de novembro de 2012


BRINCADEIRAS DE RODA

        Antigamente, eram muito comuns no dia a dia de todas as crianças  brasileiras. Hoje, no entanto, é uma manifestação que está sendo esquecida, pois as crianças estão mais interessadas em outros tipos de música e brincadeiras, influenciadas pela modernidade e tecnologia.
        As cantigas de rodas, tanto brasileiras quanto estrangeiras, são basicamente folclóricas. Possuem letras, melodias e ritmos simples e lúdicos, envolvendo brincadeiras, danças e trava-línguas, mímicas e pequenas peças teatrais.
        Por serem repassadas, de geração em geração, através do que se chama transmissão oral, é comum existirem diferenças regionais nas letras de algumas delas.
      As brincadeiras de roda ajudam a sociabilizar e desinibir as crianças, uma vez que exigem o olhar umas para as outras, o toque corporal, a exposição individual, pois em muitas delas cada um deve se apresentar no centro da roda. Auxiliam no desenvolvimento da expressão corporal, senso rítmico e organização coletiva. São também um dos elementos importantes para a integração e o lazer infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário