Numa sociedade em que se dá tanta importância ao fato de se vencer na vida, deixa-se de reconhecer que aquilo que parece fracasso pode se transformar em algo muito benéfico.
As pessoas, regra geral, tem tendência para aquilo que o semanticista S.I.Hayakawa chamava de " orientação bivalente". Estou citando sobre a possibilidade de ver os dois lados da questão, como se ela tivessem mesmo apenas dois lados. Penso que todas as pessoas olham para o sucesso ou para o fracasso como se nada mais existisse além disso, quando, na realidade, dentro desses dois processos existem inúmeras variações. Como Hayakawa definia, existe uma enorme diferença entre " eu-fracassei-três-vezes" e o " eu-sou-um-fracassado!"
Na realidade, esses termos tão utilizado, fracasso e sucesso não podem nunca ser aplicados com absoluta certeza a ninguém, pois o ser humano é muito complexo, cheio de vida e mutável. Tudo o que essas palavras conseguem fazer é apenas descrever uma determinada situação ou acontecimento, em algum momento específico ou lugar.
É claro que ninguém pode ter sabedoria em tudo. O que acontece é que obter sucesso numa determinada ocasião pode impedir que aconteça uma situação semelhante em outra.
Certos tipos de sucesso podem ser realmente muito destrutivos. O perigo de um êxito prematuro é particularmente grave quando uma criança revela talento especial para algo e dela tudo é exigido para o seu sucesso seja total.
O sucesso conquistado com muita facilidade também se torna extremamente prejudicial, totalmente nocivo. A criança que recebe um prêmio por um trabalho escolar insignificante ou o adulto que se distingue em seu primeiro emprego por uma questão de sorte irão, provavelmente sofrer grandes decepções no futuro, ladeados por grandes aborrecimentos, pois não saberão enfrentar e nem resolver os problemas realmente sérios.
O sucesso também pode se tornar algo terrível quando adquirido à custa de todo o valor de ua experiência.. è o caso de estudantes bem sucedidos que podem se tornar tão obcecados por conseguirem notas cada vez mais altas que jamais conseguem desfrutar dos anos escolares, como no caso das crianças chinesas e japonesas. Nunca percorrem para novos setores mais tentadores porque não tem coragem de arriscar o seu nível de aproveitamento.
O sucesso, muito simplesmente, pode exigir um preço altíssimo,um esforço hercúleo, como uma competição, seja na vida profissional, na vida pública,na vida pessoal, a qual acaba se deteriorando, u tendo como o auge, a perda da própria integridade, ao usar da bajulação, da mentira, vencendo por meio de atitudes de caráter duvidoso. Acima de tudo, esse preço pode ser muito oneroso se resultar no medo - o medo do sucesso não se repetir.
Por que tantas pessoas temem o fracasso? Porque ninguém nos ensina como fracassar de modo que os fracassos se convertam em experiências bem aproveitadas. Nunca nos lembramos que o fracasso faz parte da condição humana e que todo mundo tem o direito de vencer ou fracassar.
Muitos pais se esforçam para que o fracasso não os atinja, na figura dos filhos.Parece que querem esconder, deles, a história de que eles mesmos, pais, também já fracassaram;A imagem de pais perfeitos deve sempre existir. Isso é um grande erro.Por isso, os pais agem de maneira errada. Um dos meios utilizados é baixar os padrões de avaliação.Qualquer coisa que os filhos façam " está perfeito". Outro, é transferir culpas. Se seu filho foi reprovado na escola é porque o professor é ruim e a escola é péssima( sempre escuto isso).
O problema com os estratagemas para se evitar o fracasso é que eles deixam a criança desarmada para a vida e o mundo real.O jovem necessita de aprender que ninguém pode ser o melhor em tudo, que ninguém pode vencer sempre; que é possível a gente se divertir com um jogo, mesmo que não se ganhe.Uma criança que não esta no quadro de honra da sua escola, que não foi convidada para uma festinha de aniversário ou não faz parte do time esportivo da escola se sente diminuída mas os pais não devem confortá-la logo com um prêmio de consolação, nem ficar dizendo que " está tudo bem", porque não está e a criança sente isso. Deve-se deixar que ela sinta o desapontamento, e depois deve ser ensinada como superar tudo isso.
O fracasso jamais é agradável, pois magoa adultos e crianças, mas pode constituir uma formação positiva para toda a vida, uma vez que eles aprendam a usar isso corretamente.Pergunte a sui mesmo que é que fez de errado e cm pode melhorar tudo isso. Se alguém puder ajudá-lo, não deve ter medo de aceitar a ajuda.
O sucesso que encoraja a repetição de um antigo comportamento não é nem de longe tão bom mestre como fracasso. Mesmo que um fracasso que pareça irreversível pode sugerir novas ideias, uma mudança de rumo.
Nesses casos, a maneira de tirar partido do fracasso é analisar friamente a situação e perguntar: " Que devo fazer agora?"
Por estranho que pareça o fracasso, muitas vezes traz consigo um tipo muito peculiar de liberdade. Mesmo um vigoroso fracasso na vida pode ser seguido por uma sensação de alivio tipo " poderia ter sido pior!'
O fracasso nos dá a liberdade de enfrentar riscos porque não há mais nada a se perder. Muitas vezes acontece uma nova carga de energia, uma gama de possibilidades para novas investidas.
Se compreendermos o fracasso, ele poderá contribuir muito para o aperfeiçoamento individual de cada um e um condutor a melhores relações pessoais. A pessoa declaradamente" bem sucedida" muitas vezes permanece num mundo de isolamento, repleto de autoproteção mas é no fracasso que se revela essa coisa mais simples que é a vulnerabilidade humana.
Embora possamos invejar a sensação de segurança que vem com o sucesso, podemos aprender muito mais cm fracasso.
Ralph Waldo Emerson afirmou certa vez:
- O sucesso de um homem é feito de fracassos, porque ele tenta e se arrisca diariamente e quanto mais tombos der mais rápido progride. Tenho ouvido dizer que, em equitação, o bom cavaleiro não é aquele que jamais caiu; ele nunca será bom cavaleiro enquanto não cair, mas, a partir daí, deixará de ficar obcecado pelo temor da queda e cavalgará para onde bem quiser"!
As pessoas, regra geral, tem tendência para aquilo que o semanticista S.I.Hayakawa chamava de " orientação bivalente". Estou citando sobre a possibilidade de ver os dois lados da questão, como se ela tivessem mesmo apenas dois lados. Penso que todas as pessoas olham para o sucesso ou para o fracasso como se nada mais existisse além disso, quando, na realidade, dentro desses dois processos existem inúmeras variações. Como Hayakawa definia, existe uma enorme diferença entre " eu-fracassei-três-vezes" e o " eu-sou-um-fracassado!"
Na realidade, esses termos tão utilizado, fracasso e sucesso não podem nunca ser aplicados com absoluta certeza a ninguém, pois o ser humano é muito complexo, cheio de vida e mutável. Tudo o que essas palavras conseguem fazer é apenas descrever uma determinada situação ou acontecimento, em algum momento específico ou lugar.
É claro que ninguém pode ter sabedoria em tudo. O que acontece é que obter sucesso numa determinada ocasião pode impedir que aconteça uma situação semelhante em outra.
Certos tipos de sucesso podem ser realmente muito destrutivos. O perigo de um êxito prematuro é particularmente grave quando uma criança revela talento especial para algo e dela tudo é exigido para o seu sucesso seja total.
O sucesso conquistado com muita facilidade também se torna extremamente prejudicial, totalmente nocivo. A criança que recebe um prêmio por um trabalho escolar insignificante ou o adulto que se distingue em seu primeiro emprego por uma questão de sorte irão, provavelmente sofrer grandes decepções no futuro, ladeados por grandes aborrecimentos, pois não saberão enfrentar e nem resolver os problemas realmente sérios.
O sucesso também pode se tornar algo terrível quando adquirido à custa de todo o valor de ua experiência.. è o caso de estudantes bem sucedidos que podem se tornar tão obcecados por conseguirem notas cada vez mais altas que jamais conseguem desfrutar dos anos escolares, como no caso das crianças chinesas e japonesas. Nunca percorrem para novos setores mais tentadores porque não tem coragem de arriscar o seu nível de aproveitamento.
O sucesso, muito simplesmente, pode exigir um preço altíssimo,um esforço hercúleo, como uma competição, seja na vida profissional, na vida pública,na vida pessoal, a qual acaba se deteriorando, u tendo como o auge, a perda da própria integridade, ao usar da bajulação, da mentira, vencendo por meio de atitudes de caráter duvidoso. Acima de tudo, esse preço pode ser muito oneroso se resultar no medo - o medo do sucesso não se repetir.
Por que tantas pessoas temem o fracasso? Porque ninguém nos ensina como fracassar de modo que os fracassos se convertam em experiências bem aproveitadas. Nunca nos lembramos que o fracasso faz parte da condição humana e que todo mundo tem o direito de vencer ou fracassar.
Muitos pais se esforçam para que o fracasso não os atinja, na figura dos filhos.Parece que querem esconder, deles, a história de que eles mesmos, pais, também já fracassaram;A imagem de pais perfeitos deve sempre existir. Isso é um grande erro.Por isso, os pais agem de maneira errada. Um dos meios utilizados é baixar os padrões de avaliação.Qualquer coisa que os filhos façam " está perfeito". Outro, é transferir culpas. Se seu filho foi reprovado na escola é porque o professor é ruim e a escola é péssima( sempre escuto isso).
O problema com os estratagemas para se evitar o fracasso é que eles deixam a criança desarmada para a vida e o mundo real.O jovem necessita de aprender que ninguém pode ser o melhor em tudo, que ninguém pode vencer sempre; que é possível a gente se divertir com um jogo, mesmo que não se ganhe.Uma criança que não esta no quadro de honra da sua escola, que não foi convidada para uma festinha de aniversário ou não faz parte do time esportivo da escola se sente diminuída mas os pais não devem confortá-la logo com um prêmio de consolação, nem ficar dizendo que " está tudo bem", porque não está e a criança sente isso. Deve-se deixar que ela sinta o desapontamento, e depois deve ser ensinada como superar tudo isso.
O fracasso jamais é agradável, pois magoa adultos e crianças, mas pode constituir uma formação positiva para toda a vida, uma vez que eles aprendam a usar isso corretamente.Pergunte a sui mesmo que é que fez de errado e cm pode melhorar tudo isso. Se alguém puder ajudá-lo, não deve ter medo de aceitar a ajuda.
O sucesso que encoraja a repetição de um antigo comportamento não é nem de longe tão bom mestre como fracasso. Mesmo que um fracasso que pareça irreversível pode sugerir novas ideias, uma mudança de rumo.
Nesses casos, a maneira de tirar partido do fracasso é analisar friamente a situação e perguntar: " Que devo fazer agora?"
Por estranho que pareça o fracasso, muitas vezes traz consigo um tipo muito peculiar de liberdade. Mesmo um vigoroso fracasso na vida pode ser seguido por uma sensação de alivio tipo " poderia ter sido pior!'
O fracasso nos dá a liberdade de enfrentar riscos porque não há mais nada a se perder. Muitas vezes acontece uma nova carga de energia, uma gama de possibilidades para novas investidas.
Se compreendermos o fracasso, ele poderá contribuir muito para o aperfeiçoamento individual de cada um e um condutor a melhores relações pessoais. A pessoa declaradamente" bem sucedida" muitas vezes permanece num mundo de isolamento, repleto de autoproteção mas é no fracasso que se revela essa coisa mais simples que é a vulnerabilidade humana.
Embora possamos invejar a sensação de segurança que vem com o sucesso, podemos aprender muito mais cm fracasso.
Ralph Waldo Emerson afirmou certa vez:
- O sucesso de um homem é feito de fracassos, porque ele tenta e se arrisca diariamente e quanto mais tombos der mais rápido progride. Tenho ouvido dizer que, em equitação, o bom cavaleiro não é aquele que jamais caiu; ele nunca será bom cavaleiro enquanto não cair, mas, a partir daí, deixará de ficar obcecado pelo temor da queda e cavalgará para onde bem quiser"!
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