quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

       O QUE É FELICIDADE?

Existem mil razões altruístas, além das pessoas, para definitivamente, se levar a felicidade a sério. Cada um de nós deve ao companheiro, aos filhos, aos amigos e,  caso não se tenha nenhum companheiro, ser tão feliz quanto possível.
Se você não consegue acreditar em mim, procure observar e indagar a uma criança como é crescer dentro de uma família infeliz.
Não fui, nem de sombra, uma criança particularmente feliz e, ao chegar na adolescência, fiquei sufocada pela minha angústia existencial, como quase toda adolescente. Certo dia, percebi que estava escolhendo a saída mais fácil e isso não era nada bom. Qualquer pessoa podia ser infeliz, não era necessário nem coragem e nenhum esforço para isso. A verdadeira conquista estava na luta para ser feliz!
Para muitas pessoas, a grande novidade é a ideia de que temos de batalhar em busca da tão almejada felicidade. Ficamos imaginando que a felicidade é um sentimento resultante das coisas boas que simplesmente nos acontecem, e que sobre elas, conseguimos ter pouco controle ou nenhum.
Porém é justamente o contrário: a verdadeira felicidade está, em sua maior parte, debaixo de nosso total controle. É uma batalha a ser travada constantemente e não um sentimento que possamos guardar.
Para que possamos ter uma vida mais feliz, torna-se necessário que tenhamos de transpor algumas pedras no caminho, vencer alguns obstáculos que, muitas vezes, nos parecem intransponíveis:
Mania de comparações:
-a maioria dos seres humanos tem por hábito comparar-se com qualquer um que, supostamente, aparente ser mais feliz, seja ele da família, um amigo, um conhecido,ou, com mais frequência, alguém que nem sequer conheça direito. Torna-se  um tolo aquele que acredita que o "outro" não possui nenhuma infelicidade em sua vida.
Imagens da perfeição:
Estamos sempre idealizando a vida. O maior problema é que, em sua maioria, nem os familiares, filhos, maridos, vida profissional e amigos correspondem as nossas expectativas.
Vejam  meu caso: eu achava que quando eu me casasse seria para sempre, com um homem perfeito, e  que envelheceríamos juntos. Resultado; três casamentos, separações depois de alguns anos com cada um, muitas decepções e hoje, uma vida sozinha, sem ninguém para me acompanhar na velhice.Tive de optar pelo fim da imagem da FAMÍLIA PERFEITA"! E daí? Não sou infeliz por isso!
Foram muitos anos analisando o  que seria a Felicidade.
Então, cheguei a conclusão que  é muito pouca a correlação entre as circunstâncias que acontecem na vida e a felicidade . Conhecemos pessoas que possuem uma vida relativamente fácil e ainda assim, se tornara muito infelizes. Outras, que apesar de terem sofrido muito, continuam, de modo geral, felizes.
O primeiro segredo para termos a felicidade? A Gratidão! Todas as pessoas felizes são gratas. Os ingratos não conseguem sentir  prazer e nem ter  felicidade. Pensamos que a infelicidade nos leva a reclamar; em momento algum observamos que, reclamar é que nos leva à infelicidade.
O  segundo segredo para conquistarmos a felicidade é executarmos, na medida do possível, tudo aquilo que mais nos agrada, seja  que for, qualquer ocupação, desde estudar insetos, ler gibis, praticar esportes dançar, conversar com os amigos, preparar quitutes, navegar na Internet. Quanto mais paixões tivermos, maiores serão as probabilidades de nos tornarmos pessoas verdadeiramente mais felizes.
Por fim, para completar as minhas ideias, necessitamos de ter uma força espiritual grande, uma fé religiosa ou uma filosofia de vida.
Seja qual for a sua escolha, ela deve estar cercada de positividade, seja em qualquer situação, porque assim conseguirá  percorrer o caminho certo. Como ocorre com a felicidade, essa é uma decisão que, em sua grande parte, caberá  somente a você !


Nenhum comentário:

Postar um comentário