segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CHANZÚ

O DRAMA DOS PÉS PEQUENOS


Você sabia que as mulheres  chinesas foram submetidas por longo tempo, a um tipo de modificação corporal extrema? Do chinês “pés atados”o Chanzú foi uma prática comum na China durante cerca de 1000 anos. Tal prática surgiu no período das dinastias (907-960), após a queda da Dinastia Qing e com a proclamação da Nova República da China, em 1911, foi proibida por Lei.


Os pés das mulheres chinesas eram considerados estranhos em seu tamanho normal. A beleza e virtude estavam vinculadas ao tamanho de seu pé, que tinha que se assemelhar ao tamanho de uma pequena “flor de lotus”. No momento em que uma menina completasse três anos,  ataduras eram colocadas em seus pés. Dobravam-se então, os quatro dedos menores até a sola do pé, forçando o calcanhar a entrar, acabando por quebrar os ossos. O processo era complexo e deveria ser repetido a cada dois dias,porém se uma mulher não o fizesse não conseguiria se casar.


Muits dos  chineses achavam esses pés eróticos, considerados a parte mais íntima da anatomia das mulheres.


Os pés eram untados em uma mistura de ervas e sangue de animal a fim de prevenir qualquer necrose. As unhas eram aparadas para evitar infecção. Em seguida a menina tinha os pés massageados. Bandagens eram imersas na mesma mistura de sangue e ervas. Cada um dos dedos era então quebrado e enrolado firmemente na bandagem úmida. Com a secagem, estas se contraíam e puxavam os dedos na direção do calcanhar. 

Apesar dos cuidados, as infecções eram comuns. Necroses ocorriam constantemente acarretando na perda do dedo. Com o crescimento os problemas aumentavam. Caminhar se tornava difícil. Qualquer queda poderia causar uma fratura.
Um pé enfaixado adequadamente alcançava  tamanho, tinha de 7cm a 10cm. Com isso, as fábricas começaram a fabricar sapatos nessa medida. 

As ataduras deixaram na  China inúmeras idosas com deficiência nos pés e sérios problemas de saúde.
Essa prática começou no século IX, quando uma concubina do príncipe chinês teve seus pés enfaixados, já que ele adorava seus pequenos pés. Outra mulheres imitaram o costume bárbaro que passou a ser considerado sensual. Em manuais sexuais chineses antigos, a distância entre o peito do pé e do calcanhar era o tema preferido. Enfaixar os pés era bem apropriado, pois as mulheres ficavam onde deveriam: guardadas, como propriedade.


 Não poderiam andar muito sem ajuda, a não ser que se arrastassem. Esperava-se que cuidassem dos afazeres domésticos e cuidassem das crianças.


Com a chegada do  século 17 surgiram as primeiras tentativas de abolir a prática, mas foi somente com a queda da Dinstia Qing e a proclamação da Nova República da China, em 1911, que a prática foi proibida por lei.
Hoje ela é praticamente extinta, mas muitas chinesas idosas ainda carregam suas marcas.E em algumas comunidades rurais isoladas, sabe-se que ainda acontece.



FONTE:
WIKIPÉDIA
CURIOSIDADES
CHINA CURIOSA 
LELLO UNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário