domingo, 26 de janeiro de 2014

ÁGUA SALGADA

             MARES  E  OCEANOS


Você sabia que grande parte das pessoas não sabe a diferença entre Mar e Oceano? 
Algumas pensam ser a mesma coisa; já outras, acham que mar é apenas o nome que se dá ao litoral marítimo; outras, ainda, afirmam mar ser o mesmo que praia...
Vamos ver mesmo qual a diferença entre Mar e Oceano?

OCEANO:é um componente principal da superfície do Planeta Terra, constituído por ÁGUA SALGADA .  Constitui a maior parte da  hidrosfera, aproximadamente 71% da superfície da Terra,uma área de uns 361 milhões de km2 Mais do que a metade desta área tem profundidades maiores que 3.000 metros de profundidade.
 O oceano é normalmente dividido em várias partes, demarcadas por continentes  e grandes arquipélagos. A divisão mais comum, em cinco oceanos, é a oficialmente adotada, desde 2000, pela  Organização Hidrográfica Internacional  da qual Brasil e Portugal são membros. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos e estreitos.


OCEANO PACÍFICO :separa a Ásia e a Oceania das Américas,
OCEANO ATLÂNTICO: separa as Américas da Eurásia e da África.
OCEANO ÍNDICO: banha o sul da Ásia e separa África e Austália.
OCEANO GLACIAL ANTÁRTICO: Circunda a Antártida ; em alguns casos é considerado a simples extensão sul dos outros três oceanos.
OCEANO GLACIAL ÁRTICO: banha os contornos do Polo Norte, entre as porções norte da  América do Norte e Eurásia.. Em alguns casos, é considerado um mar do Atlântico.



Certa vez, alguém me perguntou o que "formava" um oceano. 
O que existe no oceano? Debaixo de toda aquela quantidade imensa de água?
  • Plataforma continental: são porções submersas dos continentes, com baixo declive, indo do litoral até cerca de 200 metros de profundidade. É uma região mais favorável à produção biológica.
  • Planície Abissal: São grandes planos nas profundezas do oceano, com profundidade média em torno de 4.000 metros.
  • Talude continental: é a zona de declive acentuado entre as planícies abissais e a plataforma continental.
  • Fossa abissal: São fraturas tectônicas, as áreas mais profundas dos oceanos.
Qual a profundidade dos oceanos?

OceanoProfundidadeLocalização
Oceano Antártico7.235 metros (23.730 pés)Fossa Sandwich do Sul
Oceano Ártico5.450 metros (17.881 pés)Litke DeepBacia da Eurásia
Oceano Atlântico8.648 metros (28.374 pés)Fossa de Porto Rico
Oceano Índico7.725 metros (25.344 pés)Fossa de Java
Oceano Pacífico11.037 metros (36.254 pés)Fossa das Marianas
As entradas em negrito são os extremos da Terra.


  • Mas, o Mar? O que sabemos sobre ele?

  • MAR: mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o Mar Cáspio, o Mar Morto, o Mar de Aral entre outros. O termo é usado num termo não científico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar referindo-se às águas oceânicas.

  • A água  do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros; depois, aos quinze, some a  cor amarela até chegar a um ponto em que só se verá a cor azul.

  • Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância (esse sal se soltava das rochas). Esses cursos de água desembocavam no mar. Como todos os rios  correm para o mar, ele ficou com quase todo o sal.
  • Muitos mares são mares marginais
  • Mas o que são esses mares?
  • Denominam-se mares marginais os golfos de grandes dimensões que penetram mais ou menos nos continentes. Um exemplo de mar marginal é o Golfo de Omã.
Vamos conhecer os mares existentes em nosso planeta?

Oceano Pacífico

Nenhum comentário:

Postar um comentário