terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A RIQUEZA DA VIDA

     NOSSA ENERGIA INTERIOR

Dentro de nós existem  mananciais inexplorados de energia, capazes de nos sustentar nos momentos de maior angústia!
Vivemos entre lágrimas e risos, enfrentando as crises mais diversas, graves ou passageiras. 


Pelo simples fato de sermos pessoas, estamos constantemente em dificuldades, sejam elas sentimentos feridos, desejos frustrados, amor não correspondido, muitos desgostos e, em alguns casos, até mesmo a  solidão.
O problema maior não se limita ao fato dos problemas surgirem a todo instante, mas sim, resulta em não sabermos como enfrentá-los de maneira adequada.Vivemos a vida de maneira intensa, quase louca, nos movimentando  em festas sempre que estas aparecem; trabalhando com tanta intensidade. que ne nos damos conta de que o trabalho deve ficar no escritório e não se tornar parte da familia; investimos em pessoas que amamos muito; e reprimimos as nossas mágoas a tal ponto que acabamos por deixar que as doenças apareçam e nos coloquem no chão.
O pior de tudo isso é que nos refugiamos na amargura, acusando utras pessoas do nosso fracasso e da nossa dor, a vida, Deus, a alguém, por ter nos atirado na queda.


A verdade é que, quando estamos cheios de problemas, descobrimos rápida e dolorosamente o tipo de reservas interiores, inesgotáveis tesouros intelectuais e emocionais que possuímos, bem escondidos em nosso intimo, todos guardados para essas eventualidades.
As pessoas não conseguem superar as tensões e as inúmeras pressões que a vida nos oferece todos os dias.É uma pena, pois a nossa vida, em sua maioria, recebe, todos os dias, pequeninos pedacinhos de felicidade.
A trama da nossa existência é tecida dessa forma. Nenhum dos fios da rede da vida , por si só, tem largura suficiente para amortecer uma dor, mas todos juntos, formam um grande abrigo que ameniza o sofrimento, diminui a angustia e suaviza a tristeza até o ponto em que ela possa ser suportável.
A pequenina felicidade é passageira, as nós podemos torná-la uma constante. Em nossas entes realizam-se todos os eventos; todas as alegrias vivem, todos os sofrimentos encontram uma forma de serem superados.


Não podemos fugir a realidade e não entender que o sofrimento faz parte. Mas, podemos construir para nós um caminho mais ameno para que a vida valha a pena ser vivida sempre.Não podemos fugir da dor, mas podemos aprender a abraçar os pensamentos e atitudes de utras pessoas, que antes de nós, aprenderam a desfrutar da beleza desse mundo e gravaram as suas descobertas  utilizando livros, telas ou na  música.
Como poderá uma pessoa reagir melhor ao sofrimento se não houver  a crença de que a oração consola, fortalece e suaviza?
Como poderá uma pessoa  reagir melhor a dor se não acreditar que não deve travar uma batalha sozinha e que pode contar com uma legião de pessoas para a ajudar?
É necessário que se amplie essa enorme reserva espiritual que existe dentro de nós para que, nos momentos aflitivos, possamos estar prontos para utilizá-la.
As pessoas que melhor suportam o sofrimento imposto pela vida são as que aceitaram a vida como coisa difícil mas que estão preparadas para caminhar de encontro ao perigo, enfrentando todas as dificuldades e fazer sempre o que realente for necessário para suplantar tudo isso.


Somos num sentido mais profundo aquilo que nossos relacionamentos com outras pessoas fazem de nós. Só a permanência da solidariedade em nossa vida fará com que ela não se torne frágil e sem sentido. Se nós conseguirmos manter viva as chamas da compreensão e da compaixão, certamente, nos momentos mais difíceis, nos sentiremos mais  fortes e mais tranquilos, diante das agruras impostas pela vida.
Outra forma de conseguirmos superar os momentos difíceis da dor é com o trabalho; ocupar o tempo fazendo algo que se torne proveitoso é muito importante. Quanto mais criativa for nossa atitude em relação ao trabalho, mais boas energias conseguiremos guardar dentro de nos mesmos.Isso fortalecerá nossa alma diante dos momentos mais complicados e dolorosos.
Diante de tantos problemas apresentados no nosso cotidiano, não podemos, jamais, perder a fé. Não podemos negar que tragédias são realidades e que muitas vezes, a dor parecer se tornar insuportável. Mas, se tivermos fé, se acreditarmos que a fé muda tudo, com certeza todo esse sofrimento será amenizado e  conseguiremos superar tudo isso com mais força e coragem. Aprender a fazer o bem, aprender a rezar , aprender a edificar nossos valores, tudo isso ajudará e muito a nossa cainhada pelos caminhos difíceis da vida.


O mais importante que tudo: nunca nos esquecermos de que, tanto na alegria como na dor, a vida em si é muito preciosa. Talvez nunca precisemos pedir que ela nos dê mais do que isto: uma oportunidade para ser o que tivermos capacidade para ser; vivenciar o que pudermos vivenciar e amar tudo o que pudermos amar!
Porque ela sabe, a Vida sabe o quanto podemos ou não suportar! Cabe a nós, acima da dor e do sofrimento, fazer com que ela, a Vida, valha a pena!






Nenhum comentário:

Postar um comentário