domingo, 26 de janeiro de 2014

ÁGUA SALGADA

             MARES  E  OCEANOS


Você sabia que grande parte das pessoas não sabe a diferença entre Mar e Oceano? 
Algumas pensam ser a mesma coisa; já outras, acham que mar é apenas o nome que se dá ao litoral marítimo; outras, ainda, afirmam mar ser o mesmo que praia...
Vamos ver mesmo qual a diferença entre Mar e Oceano?

OCEANO:é um componente principal da superfície do Planeta Terra, constituído por ÁGUA SALGADA .  Constitui a maior parte da  hidrosfera, aproximadamente 71% da superfície da Terra,uma área de uns 361 milhões de km2 Mais do que a metade desta área tem profundidades maiores que 3.000 metros de profundidade.
 O oceano é normalmente dividido em várias partes, demarcadas por continentes  e grandes arquipélagos. A divisão mais comum, em cinco oceanos, é a oficialmente adotada, desde 2000, pela  Organização Hidrográfica Internacional  da qual Brasil e Portugal são membros. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos e estreitos.


OCEANO PACÍFICO :separa a Ásia e a Oceania das Américas,
OCEANO ATLÂNTICO: separa as Américas da Eurásia e da África.
OCEANO ÍNDICO: banha o sul da Ásia e separa África e Austália.
OCEANO GLACIAL ANTÁRTICO: Circunda a Antártida ; em alguns casos é considerado a simples extensão sul dos outros três oceanos.
OCEANO GLACIAL ÁRTICO: banha os contornos do Polo Norte, entre as porções norte da  América do Norte e Eurásia.. Em alguns casos, é considerado um mar do Atlântico.



Certa vez, alguém me perguntou o que "formava" um oceano. 
O que existe no oceano? Debaixo de toda aquela quantidade imensa de água?
  • Plataforma continental: são porções submersas dos continentes, com baixo declive, indo do litoral até cerca de 200 metros de profundidade. É uma região mais favorável à produção biológica.
  • Planície Abissal: São grandes planos nas profundezas do oceano, com profundidade média em torno de 4.000 metros.
  • Talude continental: é a zona de declive acentuado entre as planícies abissais e a plataforma continental.
  • Fossa abissal: São fraturas tectônicas, as áreas mais profundas dos oceanos.
Qual a profundidade dos oceanos?

OceanoProfundidadeLocalização
Oceano Antártico7.235 metros (23.730 pés)Fossa Sandwich do Sul
Oceano Ártico5.450 metros (17.881 pés)Litke DeepBacia da Eurásia
Oceano Atlântico8.648 metros (28.374 pés)Fossa de Porto Rico
Oceano Índico7.725 metros (25.344 pés)Fossa de Java
Oceano Pacífico11.037 metros (36.254 pés)Fossa das Marianas
As entradas em negrito são os extremos da Terra.


  • Mas, o Mar? O que sabemos sobre ele?

  • MAR: mar é uma longa extensão de água salgada conectada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural, como o Mar Cáspio, o Mar Morto, o Mar de Aral entre outros. O termo é usado num termo não científico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar referindo-se às águas oceânicas.

  • A água  do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o mar azul , o que torna o mar azul é o fato de que a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros; depois, aos quinze, some a  cor amarela até chegar a um ponto em que só se verá a cor azul.

  • Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância (esse sal se soltava das rochas). Esses cursos de água desembocavam no mar. Como todos os rios  correm para o mar, ele ficou com quase todo o sal.
  • Muitos mares são mares marginais
  • Mas o que são esses mares?
  • Denominam-se mares marginais os golfos de grandes dimensões que penetram mais ou menos nos continentes. Um exemplo de mar marginal é o Golfo de Omã.
Vamos conhecer os mares existentes em nosso planeta?

Oceano Pacífico

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CHANZÚ

O DRAMA DOS PÉS PEQUENOS


Você sabia que as mulheres  chinesas foram submetidas por longo tempo, a um tipo de modificação corporal extrema? Do chinês “pés atados”o Chanzú foi uma prática comum na China durante cerca de 1000 anos. Tal prática surgiu no período das dinastias (907-960), após a queda da Dinastia Qing e com a proclamação da Nova República da China, em 1911, foi proibida por Lei.


Os pés das mulheres chinesas eram considerados estranhos em seu tamanho normal. A beleza e virtude estavam vinculadas ao tamanho de seu pé, que tinha que se assemelhar ao tamanho de uma pequena “flor de lotus”. No momento em que uma menina completasse três anos,  ataduras eram colocadas em seus pés. Dobravam-se então, os quatro dedos menores até a sola do pé, forçando o calcanhar a entrar, acabando por quebrar os ossos. O processo era complexo e deveria ser repetido a cada dois dias,porém se uma mulher não o fizesse não conseguiria se casar.


Muits dos  chineses achavam esses pés eróticos, considerados a parte mais íntima da anatomia das mulheres.


Os pés eram untados em uma mistura de ervas e sangue de animal a fim de prevenir qualquer necrose. As unhas eram aparadas para evitar infecção. Em seguida a menina tinha os pés massageados. Bandagens eram imersas na mesma mistura de sangue e ervas. Cada um dos dedos era então quebrado e enrolado firmemente na bandagem úmida. Com a secagem, estas se contraíam e puxavam os dedos na direção do calcanhar. 

Apesar dos cuidados, as infecções eram comuns. Necroses ocorriam constantemente acarretando na perda do dedo. Com o crescimento os problemas aumentavam. Caminhar se tornava difícil. Qualquer queda poderia causar uma fratura.
Um pé enfaixado adequadamente alcançava  tamanho, tinha de 7cm a 10cm. Com isso, as fábricas começaram a fabricar sapatos nessa medida. 

As ataduras deixaram na  China inúmeras idosas com deficiência nos pés e sérios problemas de saúde.
Essa prática começou no século IX, quando uma concubina do príncipe chinês teve seus pés enfaixados, já que ele adorava seus pequenos pés. Outra mulheres imitaram o costume bárbaro que passou a ser considerado sensual. Em manuais sexuais chineses antigos, a distância entre o peito do pé e do calcanhar era o tema preferido. Enfaixar os pés era bem apropriado, pois as mulheres ficavam onde deveriam: guardadas, como propriedade.


 Não poderiam andar muito sem ajuda, a não ser que se arrastassem. Esperava-se que cuidassem dos afazeres domésticos e cuidassem das crianças.


Com a chegada do  século 17 surgiram as primeiras tentativas de abolir a prática, mas foi somente com a queda da Dinstia Qing e a proclamação da Nova República da China, em 1911, que a prática foi proibida por lei.
Hoje ela é praticamente extinta, mas muitas chinesas idosas ainda carregam suas marcas.E em algumas comunidades rurais isoladas, sabe-se que ainda acontece.



FONTE:
WIKIPÉDIA
CURIOSIDADES
CHINA CURIOSA 
LELLO UNIVERSAL

CIDADES BRASILEIRAS DIFERENTES

NOMES DIFERENTES , CIDADES BRASILEIRAS

Assim como existem nomes de pessoas bastante " diferentes", assim também existem nomes de cidades, distritos e povoados mais estranhos ainda.
Em muitas cidades brasileiras, existe uma certa reclamação do povo; em outras, o povo até se acostumou! Mas quem nasce nesses lugares , como se diz?




- Barro Duro, no Piauí.....
- Não-me-toques, no Rio Grande do Sul
- Pintópolis, em Minas Gerais
-Anta Gorda, em Minas Gerais
-Feliz Deserto, em Alagoas
-Xique Xique, na Bahia
-Passa e Fica, no Rio Grande do Norte
-Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte
- Jijoca de Jericoacoara, no Ceará.
- Varre-e-sai, no Rio de Janeiro
-Tio Hugo, no Rio Grande do Sul
-Chá da Alegria, em Pernambuco
-Lagoa da Confusão, em Tocantins
-Veado Velho, no Ceará
-Casinha do Homem, na Paraíba
-Bofete, em São Paulo
Alo Brasil, em Mato Grosso
-Ressaquinha, em Minas Gerais
-Bela Solidão, em Pernambuco
-Travesseiro, no Rio Grande do
-Formigueiro, no Rio Grande do Sul 
- Espumoso, no Rio Grande do Sul
-Barros Cassal, no Ri Grande do Sul
-Mato Leitão, no Rio Grande do Sul
-Passa-Sete, no Rio Grande do Sul
-Passa-Quatr0, em Minas Gerais
-Feliz Natal, em Mato Grosso´
-Rolândia,  no Paraná
-Sertanópolis, no Paraná
-Cidade Gaúcha, no Paraná
-Cornélio Procopio, no Paraná
-Faxinal, no Paraná
-Chupinguaia, em Rondônia
-Tartarugalsinho, no Amapá
-Tracajatuba, no Amapá
-Muriçoca, no Maranhão 
-Mormaço, no Rio Grande do Sul
-Lagoa dos Três Cantos, no Rio Grande do Sul
-Boca do Monte, no Rio Grande do Sul
-Bossoroca, no Rio Grande do Sul
-Catingueira, na Paraíba
-Coxixola, na Paraíba
-Curral Velho, na Paraíba
-Curral de Cima, na Paraíba
-São José dos Ausentes,no Rio Grande do Sul
-Breu Branco, no Pará
-Curionópolis, no Pará



-Curuça, no Pará
-Óbidos, no Pará
-Vizeu, no Pará
-Boquim, em Sergipe
-Divina Pastora, em Sergipe
-Muribeca, em Sergipe
-Tomar no Geru,em Sergipe

-Siriri, em Sergipe


E assim por diante! Existem cidades  ainda com nomes muito mais estranhos  no Brasil. E, a maioria delas, são lindas, repletas de lugares bastante pitorescos!

FONTES:
Larousse
Lello Universal
Revista Geográfica