sábado, 26 de janeiro de 2013

O  ASSUSTADOR  NÚMERO  13








    Acreditar que  o número 13 traz má sorte  é a tradição mais difundida no mundo. Isso pode ser explicado por sua relação com o calendário lunar, segundo o qual há 12,41 ciclos lunares por ano. Portanto, o ano deveria ter 12 meses completos e um 13*  mês reduzido, esquisito, assustador  e… azarento!
    Mas, porque as pessoas tem tanto medo do número 13? São raras as que sentem uma atração positiva por esse número.  Muitas associam o número 13 com desgraças, doenças, morte e total falta de sorte nos negócios!
    Existem milhares de casos, em todo o mundo, que comprovam essa crença, superstição, terror ou seja lá o nome que tenha!
     Vamos ver alguns?

      Segundo alguns historiadores, havia 13 pessoas na Última Ceia de Jesus Cristo (ele e os 12 apóstolos). Judas Iscariotes, o traidor, foi o 13* a sentar-se na mesa. Jesus foi crucificado na sexta-feira seguinte. É por isso que, nas culturas cristãs, a sexta-feira é considerada um dia de azar. De acordo com a Bíblia, foi também numa sexta-feira que Adão e Eva caíram na tentação. A enchente de Noé também começou numa sexta-feira.
       Há quem acredite que, quando 13 pessoas sentam-se para jantar, a morte de uma delas está premeditada. No restaurante do Hotel Savoy, em Londres, eles levam isso a sério. Se você fizer uma reserva para 13 pessoas, será preparada uma mesa para 14. O 14* lugar da mesa não ficará vazio: ele será ocupado por uma estátua em forma de gato, espécie de mascote do hotel.

   A única missão à Lua mal sucedida da NASA aconteceu justamente com a espaçonave Apollo 13. No dia 13   de abril de 1970, o tanque de oxigênio da nave explodiu, forçando a tripulação a permanecer em condições mínimas de sobrevivência durante seis dias. O azar só não foi tão grande porque os três astronautas conseguiram voltar para a Terra, sobrevivendo ao acidente.



    Outro desastre que ficou marcado na história foi o da aeronave Columbia, também da NASA, que explodiu ao reentrar na atmosfera, matando todos os tripulantes. O que essa tragédia tem a ver com o número 13? A nave foi lançada no espaço no dia 16/01/2003. 1+6+0+1+2+0+0+3 = 13.


   Pode ser inacreditável, mas é verdade! Alguns hotéis e hospitais não têm quartos número 13. Mais de 80% dos arranha-céus norte-americanos não tem o 13* andar. Os aviões da Air France e da KLM não têm a fileira 13. Alguns aeroportos não têm o portão de embarque 13. Tudo para evitar o azar.
  O número 13 foi banido da loteria italiana. Eles parecem levar a superstição a sério: na cidade de Florença, casas que ficam entre os números 12 e 14 são marcadas como 12,5. E na região de Campanha, o termo “tredici” (derivado da palavra 13) quer dizer “má sorte”.




     Para evitar acidentes causados pelo azar, a Fórmula 1 não tem  carro número 13.

  Antigamente, na Inglaterra, as sextas-feiras eram dias de execuções em praça pública, como enforcamentos e decapitações. No enforcamento tradicional, 13 degraus levavam o condenado à forca. Como se não bastasse, são necessárias 13 manobras para se fazer o nó da forca. Qualquer nó feito com mais ou menos manobras não resulta em uma execução perfeita.

    Alfred Hitchcock se dizia perseguido pelo número 13. Por causa disso, ele batizou seu primeiro filme de “Number 13” (“número 13”). E não é que deu azar? Com o dinheiro que tinha na época (1922), Hitchcock só conseguiu rodar algumas cenas do filme mudo. O roteiro acabou se perdendo com o tempo. E o filme contendo as poucas cenas gravadas foi reciclado pelo estúdio. O centenário do nascimento do mestre  do terror e do suspense  foi comemorado no dia 13 de agosto de 1999, uma sexta-feira 13.

        . Para evitar acidentes causados pelo azar, a Fórmula 1 não tem  carro número 13.

. Antigamente, na Inglaterra, as sextas-feiras eram dias de execuções em praça pública, como enforcamentos e decapitações. No enforcamento tradicional, 13 degraus levavam o condenado à forca. Como se não bastasse, são necessárias 13 manobras para se fazer o nó da forca. Qualquer nó feito com mais ou menos manobras não resulta em uma execução perfeita.

  Alfred Hitchcock se dizia perseguido pelo número 13. Por causa disso, ele batizou seu primeiro filme de “Number 13” (“número 13”). E não é que deu azar? Com o dinheiro que tinha na época (1922), Hitchcock só conseguiu rodar algumas cenas do filme mudo. O roteiro acabou se perdendo com o tempo. E o filme contendo as poucas cenas gravadas foi reciclado pelo estúdio. O centenário do nascimento do mestre  do terror e do suspense  foi comemorado no dia 13 de agosto de 1999, uma sexta-feira 13.
        No baralho de tarô, que  quase  todos  conhecem,  a carta número 13 é a carta da morte. Simbolicamente, “13” é a unidade que sucede um dodecadenário, ciclo representado por 12 unidades. A morte viria, portanto, depois do fim de um ciclo.
    
      Para vermos como a crença em que o número 13 não é bem  visto pela maioria das pessoas, em todo o mundo, até mesmo  a A Microsoft já provou ser uma empresa que acredita na superstição. O pacote Microsoft Office pulou direto da versão 12 (Office 2007) para a 14 (Office 2010). Tudo para não atrair azar.
No entanto, existem povos que acreditam ser o número 13 super positivos e muito alegres!
      A Tailândia é um dos poucos países que negam a tradição do 13 como sendo um dia de azar!  Lá, o número é relacionado com a boa sorte. O Ano Novo tailandês, inclusive, é comemorado no dia 13 de abril. Nesse dia, eles jogam água uns nos outros, para lavar os maus agouros.
              








Nenhum comentário:

Postar um comentário