sábado, 12 de janeiro de 2013


DIA  DAS  CRIANÇAS

 Como  essa  data  surgiu?
           O calendário brasileiro, assim como o de outros países, está cheio de feriados e datas comemorativas que relembram dias, pessoas, santidades e acontecimentos importantes que fizeram história no passado. O Dia das Crianças é uma dessas datas que param o país, movimentam a indústria, promovem eventos e trazem reflexão sobre aquilo que está sendo comemorado. Mas o que muitos às vezes se esquecem é da origem e o motivo de aquele dia ser tão especial. Para fazer surgir um feriado, é preciso que algo muito relevante tenha acontecido. Feriados globais são ainda mais rigorosos. Como as crianças são o futuro, nada mais justo que dedicar um dia todo a elas! 
         A data estabelecida para ser o Dia Mundial da Criança não é a mesma comemorada no Brasil. A verdade é que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), no dia 20 de novembro de 1959, oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Aproveitando o momento propício, a entidade estabeleceu também, para esse dia, a data oficial para se comemorar o Dia da Criança. Como se trata de um órgão mundial, a escolha vale para todo o globo, mas também permite que os países estabeleçam suas próprias marcações. Esse foi um passo marcante no avanço da proteção aos menores, pois foram criados vários documentos que asseguram os direitos de, por exemplo, alimentar-se, ter uma educação digna e inclusive receber amor.
Também estão entre os deveres do Estado fazer com que a criança tenha o direito de brincar, de ter uma casa, de ter saúde, de ter uma família, de não sofrer nenhum abuso ou violência, além de inúmeros outros pormenores que garantem que os menores tenham uma formação digna. Além do Brasil, outras nações estipularam datas diferentes para tal comemoração. Na Turquia comemora-se em 23 de abril, em Portugal é o dia 1º de junho e na Índia é o dia 15 de novembro.

             As negociações para fazer valer um dia especial para as crianças no Brasil ocorreram bem antes da promulgação feita pelo UNICEF. No ano de 1923, o Rio de Janeiro, até então capital do país, recebeu o 3° Congresso Sul-Americano da Criança no dia 12 de outubro. No ano seguinte, ainda embalado pelo evento, o deputado Galdino do Valle Filho criou um projeto para oficializar a data daquele ano que passara como o Dia das Crianças. Esse projeto de lei foi aprovado pelo presidente Arthur Bernardes e se tornou finalmente vigente no país pelo decreto n°4867. Isso ocorreu no dia 5 de novembro.
        Apesar de a data ter sido oficializada por lei, muito tempo se passou sem que ela tivesse popularidade. Não havia grandes movimentações, comemorações e nem mesmo a indústria se mobilizada. No entanto, em 1955, a empresa de brinquedos Estrela, juntamente com o apoio da Jhonson & Jhonson, lançou uma enorme campanha de marketing na semana de 12 de outubro, na qual se instituiu a chamada “Semana do Bebê Robusto”, um boneco que teve sucesso de vendas a partir de então.
      A ideia foi de Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, e depois dela, várias outras fábricas do gênero se interessaram pela data e passaram então a fazerem propostas parecidas. Com isso, até hoje, o dia 12 de outubro alegra muitas crianças e promove vendas estrondosas na indústria infantil. Pode se dizer que foram motivos financeiros os responsáveis por tornar o Dia das Crianças uma data tão especial para os pequenos, apesar de não terem sido eles a origem da comemoração, como muitos pensam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário