Durante mais de mil anos,o magnifico campanário de 99 m dominado por um anjo dourado representou um dos traços marcantes da praça do mesmo nome, em Veneza, Itália. Já em 1902, inclinava-se ela um pouco mais de um metro. Em 14 de julho,desse mesmo ano, abriu-se, subitamente, uma brecha na parede oriental e pouco depois a torre inteira desabava, restando dela apenas um monte de tijolos e pedaços de mármore, com 30 metros de altura.
O campanário, orgulho dos venezianos,foi reconstruído em 1908, reprodução exata do anterior. Atualmente existe, em Veneza, outras torres inclinadas.
O Campanário é um dos símbolos de Veneza. Suas formas são simples, e o seu corpo principal é uma coluna de tijolos, de 12 m de lado e 50 m de altura, sobre a qual assenta o campanário com arcos, que aloja cinco sinos. Tem no topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (o símbolo de São Marcos) e a representação feminina de Veneza (la Giustizia: a Justiça). A torre é coroada por uma agulha piramidal, no extremo da qual se encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel. O campanário original, de cuja construção inicial do século IX nada resta hoje, tem a forma atual desde 1514.
A entrada é paga e deve-se reservar horário.
☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺
TORRES ASSINELLI E GARISENDA
Estas duas torres, a apenas 6 m uma da outra, produzem uma sensação de vertigem. A ASSINELLI, que apresenta uma inclinação de 2,23 m, mede 97,5 m de altura e é extremamente delgada. O desvio mal chega a ser percebido, já que a GARISENDA, sua vizinha imediata, se afasta 3 m da perpendicular numa altura de 50 m.
Ambas as estruturas se foram inclinando gradativamente desde o século XII e hoje subsistem como curiosidades arquitetônicas, desviadas da vertical em direções opostas.
O ponto de partida para as atrações de Bolonha é obrigatoriamente o seu símbolo - as duas torres inclinadas. A torre mais alta tem o nome Asinelli, a mais inclinada de Garisenda. São os últimos exemplares das numerosas torres (cerca de 200) que foram construídas pelas famílias nobres da cidade, no século XI.
A ASSINELLI, construída entre 1109 e 1119 por uma família com o mesmo nome, esta torre, 500 degraus e uma inclinação de 2,23 m, é uma das quatro mais altas de Itália, a seguir às de Cremona, Siena e Veneza.
No século XIV a torre passou a pertencer à cidade e a funcionar como uma prisão. A sua base é cercada por uma fortaleza, construída em 1488, para abrigar os soldados que estavam de guarda. Ao longo dos tempos, a torre, devido à sua altura, foi sofrendo diversos danos causados por raios que provocaram incêndios e desabamentos.
Nos séc. XVII e XVIII foi utilizada pelos cientistas Giovanni Battista Riccioli e Giovanni Battista Guglielmini para estudos experimentais sobre o movimento dos corpos pesados e a rotação da terra.
Durante a II Guerra Mundial foi utilizada como posto de vigia pelos aliados, que desta forma determinavam os locais a atingir pelos bombardeamentos.
Esta torre está aberta ao público, contudo, é desaconselhada a subida a pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.
Durante a II Guerra Mundial foi utilizada como posto de vigia pelos aliados, que desta forma determinavam os locais a atingir pelos bombardeamentos.
Esta torre está aberta ao público, contudo, é desaconselhada a subida a pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios.
A estrutura é toda em madeira, quase não há janelas. As escadas são muito estreitas, não se cruzam duas pessoas nos degraus, tornando necess´rio aguardar nos pisos intermediários para subir ou descer. São necessários momentos de pausa, porque a subida é bem violenta!
A TORRE GRISENDA é a menor das duas torres. Um abatimento do solo fez com que se inclinasse cerca de 3 m em relação ao solo. è um visão impressionante, quando de veem da Via Zamboni.
Presumi-se que tenha sido construída em 1100 pela família Grisenda. Com uma altura inicial de 60 m. a torre foi diminuída para os 48 m atuais, no séc. XIV, devido ao risco de colapso.
Esta torre impressionou Dante que a incluiu na Divina Comédia:
-" Qual pare a riguardar la Grisenda
sotto l' chiato, quando un nuvol vada
sovr'essa si, che ella incontro penda;
tal parve Anteo a me che stava a bada
di vederio chinare..."
( Divina Comédia, Inferno...XXXI, 136-140)
No séc. XV essa torre foi adquirida pelo Arte dei Drappieri que se manteve como único proprietário até esta se ter tornado propriedade municipal no final do séc. XIX.
Este magnifico campanário, em Saragoça, construído no século XVI era conhecido no mundo inteiro por sua perfeição arquitetônica. Contudo, havia começado a inclinar-se perceptivelmente desde sua edificação e já em 1847 registrava uma inclinação de 3 m.
Foi exigida sua demolição, mas iriam transcorrer 50 anos antes que levassem a cabo a obra de desmontá-la pedra por pedra, para evitar uma tragédia.
..........................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário