sábado, 11 de abril de 2015

A MARAVILHOSA TORRE EIFFEL

A Torre Eiffel é a mais alta torre do mundo, com 324  m de altura, aproximadamente. Foi construída no espaço de dois anos ( 1887-1889), pelo engenheiro francês Alexandre Gustavo Eiffel, morto em 1923, aos 91 anos de idade. A 28 de janeiro de 1887, deu ele inicio aos trabalhos de fundação. Eiffel era especialista em construções metálicas e disso fez provas ao construir a ponte de Bordéus. A obra gigantesca que foi inaugurada a 10 de junho d 1889, custou na época perto de 6.500.000 francos-ouro. pesa cerca de 10.000.000 kg, inclusive os seus alicerces.
Diz-se que nela se empregaram 18.000 peças de metal. " Tem três plataformas acessíveis ao público, por meio de escadas ou elevadores; a primeira, a 57 m; a segunda, a 115 m; e a terceira,a 276 m. Por cima da terceira plataforma, uma espécie de campanário sustenta, na junção dos seus quatro arcos, um farol encimado, por sua vez, por uma quarta plataforma que fica 300 m acima do solo; é usada pelos meteorologistas para o estudo do decréscimo da temperatura em alturas diferentes, para a observação das variações do vento,para a verificação da quantidade de chuva que cai em diferentes alturas e para a verificação da densidade das nuvens".
A escada que vai até os 324 m de altura constitui-se de 1.792 degraus.
A Torre Eiffel é o monumento mais visitado em toda a Paris. Ela recebe, anualmente, mais de 7 milhões de visitantes o que a tornou um símbolo da cidade de Paris e da França.
 Com seus 303 metros de altura (sem contar as antenas ali instaladas), ela pesa mais de 10.000 toneladas e é constituída de 18.000 peças de metal unidas por 2.500.000 rebites. Sua pintura já foi renovada cerca de 20 vezes e ela chegou a perder 1.340 toneladas supérfluas durante uma grande reforma em 1985. Para chegar aos dois primeiros andares, é preciso utilizar os elevadores ou subir as escadas – são 704 degraus até o segundo andar. A subida permite ao visitante admirar de maneira privilegiada o coração da estrutura metálica da Torre, bem como ter acesso a diversos ângulos de visão da capital.

Do segundo andar pode-se avistar os mais importantes monumentos da capital, como a  Catedral Notre-Dame, o Louvre e sua Pirâmide, o Arco do Triunfo e até mesmo, ao longe, o Palácio de Versalhes.   Cada andar coloca à disposição do visitante um imenso leque de escolhas panorâmicas, culturais ou gastronômicas: o trajeto “A epopéia da Torre Eiffel” e a sala de projeções Cineiffel no primeiro andar com suas imagens insólitas da Torre, o restaurante gastronômico Le Jules Verne no segundo andar, o escritório de Gustave Eiffel reconstituído e, no último andar, o bar vertiginoso onde serve-se apenas champanhe… Com o pôr-do-sol, a partir da Torre, cujo acesso é permitido até às 23 horas, a cidade-luz se desnuda, oferecendo ao visitante um verdadeiro espetáculo repleto de luzes vivas e coloridas que destacam-se sobre um fundo de noite estrelada.

FONTES: Curiosidades...volume um....pág.82/83
                   Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário