QUANDO SURGIU O ANO NOVO
O Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro à partir de 1582, quando todas as nações cristãs adotaram o calendário criado pelo papa Gregório VIII. Antes disso, festejava-se o recomeço do ciclo anual no período que equivale ao atual 23 de março. Os festejos tinham a duração de 11 dias! Havia uma lógica para a escolha dessa data, feita pelos babilônios 2 mil anos antes da era cristã: o final de março coincide com o início da primavera no hemisfério norte (onde ficava a Babilônia), época em que novas safras são plantadas. Daí a ideia de recomeço, de comemoração!\Um novo ciclo se iniciava! Foram os romanos que determinaram, que o Ano Novo deveria ser comemorado no dia 1° de janeiro.
O dia 1º de janeiro foi reconhecido como Dia do Ano Novo com a introdução do Calendário Gregoriano na Europa, mas precisamente na França, Itália, Portugal e Espanha em 1582. Sabe-se que o Calendário Gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptado às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos.
As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e nem sempre cumpridas não são uma tradição recente,já que os babilônios já as faziam há 4 mil anos. Promessas como fazer dieta ou parar de fumar já eram muito comuns naquela época!O babilônios costumavam pegar emprestados objetos de agricultura com os amigos. Eles juravam que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.Promessas essas que quase nunca eram cumpridas!
A tradição de usar um bebê como símbolo do Ano Novo foi adotada pelos gregos por volta do ano 600 a.C. Eles desfilavam com um bebê dentro de um cesto para homenagear Dionísius, o deus do vinho. O ritual era a representação do espírito da fertilidade, pelo renascimento anual desse deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário