sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O FASCÍNIO DO VESTIDO DE NOIVA VERMELHO

        Durante a Idade Média, O Cristianismo  do Ocidente trouxe  grandes mudanças nos costumes matrimonias. A coroação de Carlos Magno, no ano 800 d.C tornou o casamento um sacramento religioso, com forte carga social e simbólica, carga esta, que em grande parte perdura até os nossos dias.
        Neste momento, a união dos cônjuges passou a se dar através de uma cerimônia religiosa que sacramentava a união de duas famílias e de seus patrimônios. O casamento então, teve como função garantir as fronteira dos novos reinos e reconstruir os territórios nacionais destruídos pela longa invasão bárbara à qual a Europa estivera submetida desde a queda do Império Romano, e também pelo abandono deste território devido às cruzadas.
     Surgiu neste período, a introdução do Vestido de Noiva na Sociedade da época, com a função específica de apresentar para a comunidade as posses da família da moça. Sua simbologia era a do poder e sua função era social.
     A noiva era apresentada com um  vestido vermelho, ricamente bordado e sobre a cabeça um véu branco bordado com fios dourados. O vermelho representava a capacidade da noiva de gerar sangue novo e continuar a estirpe. O véu branco falava da sua castidade.
    No entanto,muitos anos se passaram até que a Igreja aceitasse essa modernidade.
 Atualmente,já é aceita a noiva vestida de vermelho.Modelos belíssimos, ricos e com grande variedade de aplicações são vistos e usados por noivas em todo o mundo!
 Pessoalmente, considero uma noiva usando vestido vermelho,de muito bom gosto e grande beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário