sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


FINAL DE ANO NA INDIA

    A festa de fim de ano, na tradição indiana, é chamada Holi em Hindi e Dhuli em sânscrito, e será comemorada no dia 27 de março de 2013 - o último dia do mês Phalguna. É o festival de primavera, também conhecido como "festival das cores". Na tradição religiosa, é uma festa em homenagem a Vishnu e Krishna. Durante essa festa, as pessoas acendem fogueiras, jogam pós ou líquidos coloridos uns nos outros (para comemorar o fim do inverno e a volta das cores da natureza) e dançam. A festa é bastante informal, cheia de brincadeiras, eliminando as barreiras de idade, gênero, status e casta. As cores utilizadas tradicionalmente eram extraídas de plantas e tinham efeitos medicinais; atualmente são utilizados corantes sintéticos e que contêm metais pesados, que podem produzir problemas de saúde nos participantes. 
   No dia seguinte (o primeiro dia do ano), a tradição indica que as pessoas devem decorar suas casas com coisas auspiciosas: folhas de manga, flores de jasmim, desenhos no chão (rangolis, feitos com pó de arroz colorido). Costumam ser colocadas lamparinas no centro dos rangolis, para simbolizar a luz que deve iluminar o lar durante o ano.
  Dá boa sorte ver, ao nascer do dia, coisas auspiciosas como jóias de ouro e prata, frutos, vegetais, flores, arroz cru e cocos. Deve-se tomar o banho ritual para se purificar e colocar uma roupa nova. São feitas orações nos templos, onde as pessoas ouvem predições para o ano que se inicia (Panchanga Sravanam). 
  Um alimento tradicional para o primeiro dia do ano é o Ugadi Pachadi, que é mais conhecido no ocidente como Mango Chutney. Ele contém ingredientes com todos os sabores básicos (doce, azedo, salgado, ácido, pungente, amargo) e acredita-se que essa combinação proporciona um ano equilibrado para a pessoa que o consome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário