sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


ALIMENTOS QUE TRAZEM SORTE NO ANO NOVO

       Em todo o mundo, milhares de  pessoas têm o costume de oferecer certos alimentos na passagem do ano para atrair boa sorte. Essas tradições são originárias de diversas  países.
      Lentilhas, romãs e figos são alimentos conhecidos desde os tempos bíblicos. Nós, no Brasil, herdamos um pouco da cultura de diferentes povos e também seus costumes alimentares. Adotamos crenças e superstições e com isso alguns alimentos passaram a fazer parte da nossa mesa de Natal e Réveillon. A romã, por exemplo, que aparece em muitas passagens da Bíblia, é de origem árabe e grega e chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Como a fruta tem muitas sementes, diz a tradição que está ligada à prosperidade.
     Lentilhas - Basta uma colher de sopa na ceia para assegurar um ano inteiro de fartura. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
    Romã - Para atrair dinheiro, coma sete grãos e depois guarde as sementes, já secas, na carteira.
    Uva - Para os portugueses, comer três, sete ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante fartura. Para atrair dinheiro, guarde as sementes na carteira até a virada do próximo ano.
   Carne de Porco - Como o porco fuça para frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás. Evite também caranguejo.
   Figo - Está associado à imagem de Maria, mãe de Jesus, por isso acredita-se que traga prosperidade. Os povos do Oriente costumam oferecer o figo seco entre nozes aos seus convidados no Natal.
   Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras - Trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário