domingo, 30 de dezembro de 2012


CALENDÁRIO  GREGORIANO

    O Calendário Gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII  (1502-1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 para  substituir  Calendário Juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100 a.C.- 44 a.C.) em 46 a.C. .
   O Papa Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para corrigir Calendário Juliano. O objetivo da mudança era fazer regressar o equinócio da primavera para o dia 21 de março e desfazer o erro de 10 dias existente na época. Após cinco anos de estudos, foi promulgada a bula papal Inter Gravissimas!
    Deste grande  grupo de estudiosos participaram Christopher Clavius (1538-1612) jesuíta alemão, sábio e matemático e Luigi Giglio  (1510-1576) médico, filósofo, astronomo  e cronologista italiano.
     Oficialmente o primeiro dia deste novo calendário foi 15 de Outubro de 1582.
Estranhamente, foram omitidos dez dias do calendário juliano, deixando de existir os dias entre 5 a 14 de outubro de 1582. A bula ditava que o dia imediato à quinta-feira, 4 de outubro, fosse sexta-feira, 15 de outubro.
      Os anos seculares só são considerados bissextos se forem divisíveis por 400. Desta forma a diferença ou atrasos  de três dias em cada quatrocentos anos observada no calendário juliano desaparecem 
Foi corrigida  a medição do ano solar, e assim  o ano gregoriano dura em média 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, ou seja 27 segundos a mais do que o ano trópico.



NAS ONDAS DO MAR NO ANO NOVO

Quem é adepto da religião Umbanda ou Candomblé costuma oferecer, nas praias ou cachoeiras, oferendas aos Orixás! presentes são colocados nas águas, como perfumes, fitas coloridas, bebidas,  enviadas ao mar dentro de um barquinho pequenino de madeira em homenagem a Iemanjá ,a deusa dos mares. É comum quem mora em grandes metrópoles onde não há praia, viajar para o litoral para poder pular as 7 ondas a meia-noite, fazer um pedido para cada uma delas  e assim atrair os bons fluídos que o mar traz em suas águas.
          Esse costume remete às tradições africanas, trazidas pelos escravos. O ritual homenageia Iemanjá, dona das águas salgadas. Sete é um número cabalístico, representado por Exu, filho de Iemanjá. Os sete pulos servem para que os caminhos sejam abertos. Segundo a tradição, na certeza de garantir a futura sorte, jamais dê as costas para o mar após a homenagem .A pessoa tem de sair de frente!  Dizem que virar as costas para o mar é ofender a Rainha das Águas!
A COR BRANCA  FUNCIONA!

    Aqueles que querem viajar bastante no ano seguinte, devem colocar um vestido branco na mala favorita e, na manhã seguinte, vesti-lo e visitar alguma atração turística na região onde se está localizado – aqueles que provaram, dizem que funciona.





Porém, as peças de vestuário coloridas também são muito usadas!
 As pessoas acreditam que podem trazer muita sorte para quem as usar com fé:

Peças íntimas na cor branca: Atraem paz
Peças íntimas na cor rosa: Atraem amor
Peças íntimas na cor amarela: Atraem dinheiro e riqueza
Peças íntimas na cor verde: Atraem esperança e saúde
Peças íntimas na cor vermelha: Atraem paixão
Peças íntimas na cor azul: Atraem discernimento e sabedoria






TRADIÇÃO DE USAR BRANCO NO ANO NOVO


         Embora cada povo aguarde com ansiedade a chegada do Ano Novo com ritos e superstições próprias, a esperança de que o novo tempo seja melhor do que aquele que se encerrou é comum a todas as pessoas, que aproveitam este momento para valorizar seu desejo de renovação .A espera de prosperidade, saúde, amor, entre tantos outros desejos,muitos usam de pequenos rituais para atrair sorte e ajudar a realizar sonhos.
        No Brasil, grande parte dessa tradição consiste em usar branco e jogar flores para Iemanjá, rainha do mar no Candomblé.
         A tradição quer que se vista de branco, símbolo de paz e harmonia. Alguns preferem usar a cor simbólica do que se deseja para o próximo ano: vermelho para a força e paixão, amarelo para dinheiro e prosperidade, laranja para o sucesso, azul para harmonia e paz, verde para saúde, esperança e equilíbrio.

QUANDO  SURGIU O ANO NOVO

      O Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1° de janeiro à partir de 1582, quando todas as nações cristãs adotaram o calendário criado pelo papa Gregório VIII. Antes disso, festejava-se o recomeço do ciclo anual no período que equivale ao atual 23 de março. Os festejos tinham a duração de 11 dias! Havia uma lógica para a escolha dessa data, feita pelos babilônios 2 mil anos antes da era cristã: o final de março coincide com o início da primavera no hemisfério norte (onde ficava a Babilônia), época em que novas safras são plantadas. Daí a ideia de recomeço, de comemoração!\Um novo ciclo se iniciava! Foram os romanos que determinaram, que o Ano Novo deveria ser comemorado no dia 1° de janeiro.
      O dia 1º de janeiro foi reconhecido como Dia do Ano Novo com a introdução do Calendário Gregoriano na Europa, mas precisamente na França, Itália, Portugal e Espanha em 1582. Sabe-se que o Calendário Gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptado às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos.
     As promessas feitas na passagem de ano, tão comuns e nem sempre cumpridas não são uma tradição recente,já que os  babilônios já as faziam há 4 mil anos. Promessas como fazer dieta ou parar de fumar já eram muito comuns naquela época!O babilônios costumavam pegar emprestados objetos de agricultura com os amigos. Eles juravam  que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.Promessas essas que quase nunca eram cumpridas!
    A  tradição de usar um bebê como símbolo do Ano Novo foi adotada pelos gregos por volta do ano 600 a.C. Eles desfilavam com um bebê dentro de um cesto para homenagear Dionísius, o deus do vinho. O ritual era a representação do espírito da fertilidade, pelo renascimento anual desse deus.
  Foi na França, em 1885, que usou-se pela primeira vez a expressão "fim de século".



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


ALIMENTOS QUE TRAZEM SORTE NO ANO NOVO

       Em todo o mundo, milhares de  pessoas têm o costume de oferecer certos alimentos na passagem do ano para atrair boa sorte. Essas tradições são originárias de diversas  países.
      Lentilhas, romãs e figos são alimentos conhecidos desde os tempos bíblicos. Nós, no Brasil, herdamos um pouco da cultura de diferentes povos e também seus costumes alimentares. Adotamos crenças e superstições e com isso alguns alimentos passaram a fazer parte da nossa mesa de Natal e Réveillon. A romã, por exemplo, que aparece em muitas passagens da Bíblia, é de origem árabe e grega e chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Como a fruta tem muitas sementes, diz a tradição que está ligada à prosperidade.
     Lentilhas - Basta uma colher de sopa na ceia para assegurar um ano inteiro de fartura. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
    Romã - Para atrair dinheiro, coma sete grãos e depois guarde as sementes, já secas, na carteira.
    Uva - Para os portugueses, comer três, sete ou a quantidade correspondente ao seu número de sorte garante fartura. Para atrair dinheiro, guarde as sementes na carteira até a virada do próximo ano.
   Carne de Porco - Como o porco fuça para frente, garante armários cheios o ano todo. Evite o peru, que cisca para trás. Evite também caranguejo.
   Figo - Está associado à imagem de Maria, mãe de Jesus, por isso acredita-se que traga prosperidade. Os povos do Oriente costumam oferecer o figo seco entre nozes aos seus convidados no Natal.
   Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras - Trazidas para cá pelos imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.






CALENDÁRIO  INDIANO


        Existe muita curiosidade sobre a India, seus costumes e tradições! Porém, como é o calendário indiano? Como eles fazem essa contagem de tempo?
     Segundo a tradição indiana, estamos no ano de 5114, que é contado desde o início da Kali Yuga, a era negra da humanidade. Essa era teria começado, de acordo com os Puranas, quando Krishna morreu - uma data que corresponde, de acordo com a tradição, ao ano 3102 antes da era cristã. Mas existem também na Índia outros modos de contar os anos. Segundo com o Shaka Samvat (calendário oficial indiano moderno, baseado no início da dinastia Shakra ou Shalivahana), estamos no ano 1935. 
     O calendário oficial indiano  adota um dia fixo para o início do ano: o equinócio de primavera do hemisfério norte, que cai no dia que corresponde a 19, 20 ou 21 de março do calendário Gregoriano. Porém, o calendário tradicional hindu, que estabelece as datas das festas religiosas, é luni-solar (como o hebraico), e nele o dia do início do ano não corresponde a um dia fixo do calendário Gregoriano, sendo variável - mas nunca antes do equinócio de primavera do hemisfério norte (que corresponde ao equinócio de outono do Brasil). 
     O ano hindu tradicional tem doze meses, sendo o primeiro deles chamado Chaitra. No ano Gregoriano de 2013, o ano hindu começará no dia que corresponde a 28 de março. O início de cada mês é determinado por dois fatores: (1) fase da Lua; (2) posição aparente do Sol no zodíaco. O início do mês está associado com a Lua Nova; se a Lua Nova ocorre antes do amanhecer, então esse é o primeiro dia do mês; se ocorrer depois do amanhecer, então o dia seguinte é o primeiro dia do mês. O nome do mês está associado à posição aparente do Sol (signo). 
    O nome do primeiro dia do ano e o modo de comemorá-lo é variável  em diferentes regiões da Índia. Há também calendários regionais, que fazem com que o primeiro dia do ano caia em datas diferentes. Mas geralmente se considera que o início do ano é o primeiro dia do mês hindu de Chaitra que se inicia com a Lua Nova quando o Sol está na constelação de Aries (que se chama Mesha, em sânscrito). O segundo mês, chamado Vaishakha, se inicia com a Lua Nova quando o Sol está na constelação de Taurus (Vrishabha, em sânscrito), e assim por diante Mostrarei   tabela abaixo que  indica os meses hindus e sua correlação com os signos do zodíaco: 
--1. Chaitra, constelação Meṣa (Aries)
2. Vaiśākha, constelação Vṛṣabha (Taurus)
3. Jyaiṣṭha, constelação Mithuna (Gemini)
4. Āṣāḍha, constelação Karka (Cancer)
5. Śrāvaṇa, constelação Siṃha (Leo)
6. Bhādrapada ou Bhādra ou Proṣṭhapada, constelação Kanyā (Virgo)
7. Āśvina in,sometimes Aśvayuja, constelação Tula (Libra)
8. Kārtika, constelação Vṛścika (Scorpio)
9. Agrahāyaṇa ou Mārgaśīrṣa, constelação Dhanus (Sagittarius)
10. Pauṣa, constelação Makara (Capricornius)
11. Māgha, constelação Kumbha (Aquarius)
12. Phālguna, constelação Mīna (Pisces)





FINAL DE ANO DO POVO CIGANO

     Os rituais ciganos são famosos no mundo inteiro,  principalmente no Natal e no final de ano! Talvez pelo motivo deste povo ser tão nomade, e ter um conhecimento de várias culturas. Suas simpatias são passadas de geração a geração, e testadas por muitas pessoas, e sua credibilidade sempre aumentou, pois sempre são requisitadas. 
Muita comida, muita bebida, dança  durante toda a semana,e muitos rituais de sorte!Para trazer forças positivas durante o ano que se inicia!

CURIOSIDADES DO FINAL DE ANO EM  DIVERSOS PAÍSES

  China.....
    Os chineses seguem o calendário lunar, elaborado com base no tempo que a Lua leva para dar uma volta em torno da Terra - cerca de 29 dias e 12 horas. Antes da celebração, é tradição limpar a casa para afastar os maus espíritos. À meia-noite da virada, todos comem o guioza, um pastel típico. As festividades duram um mês e incluem desfiles e show pirotécnico.

Japão.....
   O Réveillon nipônico é um pouco adiantado (por causa do fuso horário), mas também é celebrado no dia 1º de janeiro. A diferença é que lá do outro lado do mundo, a festa dura três dias - um super feriado. Na virada, os japoneses costumam comer macarrão, que representa uma vida longa. Também vão a um templo para rezar e pedir boa sorte para o novo ano.

  Israel...

 JUDAÍSMO Quando - 1º dia do mês de Tishrei (meados de setembro)
 Ano atual - 5771
  Tishrei é o nome do primeiro mês do calendário judaico, no qual se comemora o Rosh Hashaná, o Ano-Novo judaico. A data é determinada pelas fases da Lua e é festejada durante dois dias com uma farta refeição. No banquete, carnes ensopadas e doces de frutas e mel, para atrair um ano doce.

   India...
  HINDUÍSMO Quando - 1º de março (sul da Índia), 1º de outubro (leste e no centro indiano) e 14 de abril (comunidade tâmil)
 Ano atual - 2067
 A Festa das Luzes, o Réveillon hindu, dura cinco dias. A comemoração incluiu lamparinas, incensos e fogos de artifício para afastar as forças do mal. O Ano-Novo hindu varia entre as regiões da Índia, dependendo do estudo dos astros, e celebra o retorno da deusa da prosperidade, Lakshmi.

 Povos islâmicos...

  ISLAMISMO Quando - 7 de dezembro
 Ano atual - 1432
  No ano de 622 d.C., Maomé deixa Meca e vai para Medina. A hégira, como o episódio ficou conhecido, determina o início do ano islâmico - ou 1º de Muharram. Durante a celebração, que dura dez dias, são realizados atos de compaixão e jejum. Como utiliza calendário lunar, a virada do ano é comemorada em datas diferentes todos os anos.


FÉ BAHÁ'Í Quando - Entre 2 e 20 de março

Ano atual - 167

  A religião, que teve origem na antiga Pérsia (atual Irã), segue um calendário astronômico que tem 19 meses com 19 dias. Em meados de março, os bahá'ís celebram o Ano-Novo. Um período antes da comemoração, eles se purificam espiritualmente e costumam fazer jejum, que só termina quando o Sol se põe - indicando o início do novo ano.


WICCA Quando - 31 de outubro

Ano atual - 2011

  Os praticantes da religião neopagã Wicca, difundida a partir da década de 1950, comemoram o fim de um ano e o começo de outro no último dia de outubro. Na data, são realizados rituais em altares para recordar aqueles que já morreram e eliminar as energias negativas. Velas, incensos, maçãs, vinho quente e pratos com abóbora e carne fazem parte da celebração.

THELEMA Quando - 20 de março

Ano atual - IV:xix (ou 4º ciclo desde 1904, mais 19 anos)

  A corrente celto-xamânica comemora o Ano-Novo no dia 20 de março, ou numa data próxima. A virada coincide com o Banquete pelo Equinócio dos Deuses, época em que o Sol passa de um hemisfério para o outro.














FINAL DE ANO NA INDIA

    A festa de fim de ano, na tradição indiana, é chamada Holi em Hindi e Dhuli em sânscrito, e será comemorada no dia 27 de março de 2013 - o último dia do mês Phalguna. É o festival de primavera, também conhecido como "festival das cores". Na tradição religiosa, é uma festa em homenagem a Vishnu e Krishna. Durante essa festa, as pessoas acendem fogueiras, jogam pós ou líquidos coloridos uns nos outros (para comemorar o fim do inverno e a volta das cores da natureza) e dançam. A festa é bastante informal, cheia de brincadeiras, eliminando as barreiras de idade, gênero, status e casta. As cores utilizadas tradicionalmente eram extraídas de plantas e tinham efeitos medicinais; atualmente são utilizados corantes sintéticos e que contêm metais pesados, que podem produzir problemas de saúde nos participantes. 
   No dia seguinte (o primeiro dia do ano), a tradição indica que as pessoas devem decorar suas casas com coisas auspiciosas: folhas de manga, flores de jasmim, desenhos no chão (rangolis, feitos com pó de arroz colorido). Costumam ser colocadas lamparinas no centro dos rangolis, para simbolizar a luz que deve iluminar o lar durante o ano.
  Dá boa sorte ver, ao nascer do dia, coisas auspiciosas como jóias de ouro e prata, frutos, vegetais, flores, arroz cru e cocos. Deve-se tomar o banho ritual para se purificar e colocar uma roupa nova. São feitas orações nos templos, onde as pessoas ouvem predições para o ano que se inicia (Panchanga Sravanam). 
  Um alimento tradicional para o primeiro dia do ano é o Ugadi Pachadi, que é mais conhecido no ocidente como Mango Chutney. Ele contém ingredientes com todos os sabores básicos (doce, azedo, salgado, ácido, pungente, amargo) e acredita-se que essa combinação proporciona um ano equilibrado para a pessoa que o consome.



OS ESTADOS UNIDOS  E O FINAL DE ANO


     Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a celebração mais famosa de Ano Novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero hora (00:00:00).
    No entanto, os fogos de artifício nos Estados Unidos,são controlados.  As regras quanto ao uso de foguetes pirotécnicos variam dependendo do Estado; e tanto as leis quanto as punições relativas à sua utilização são bem mais rigorosas aqui do que no Brasil. Por isso, antes de comprar os fogos,são  verificados se os mesmos são compatíveis com as regras da região onde mora e, também, se a  vizinhança permite o uso de fogos de artifício. Na Geórgia, foguetes, rojões, baterias e morteiros são proibidos por lei estadual. Mas o Estado permite fogos de artifício mais seguros, como os sparklers (ou estrelinhas), que contenham menos de 100 gramas de pólvora, ou outros tipos de foguetes, contanto que eles não voem, não sejam explosivos, e sejam compostos por 75 gramas de pólvora ou menos. Estralinhos também são permitidos, assim como as “serpentes voadoras”.Para quem vai passar as festas de final de ano nos Estados Unidos, é importante ter bom senso e prestar muita atenção ao usar fogos de artifício, mesmo os permitidos pela lei da Geórgia, pois eles podem machucar pessoas, principalmente crianças, e também podem causar incêndios
      Mistletoe é o que chamamos no Brasil visco, ou visgo, e é uma planta que geralmente cresce em árvores como parasitas. Essas plantas, que lembram o azevinho, são bastante usadas como decoração de Natal aqui nos Estados Unidos. Não se sabe exatamente a origem dessa tradição, mas de acordo com o costume, um homem e uma mulher que se encontram sob o visco devem se beijar.
    Outra tradição de final de ano  muito curiosa nos Estados Unidos é chamado de  Ugly Sweater Party:
-São como outra festa de fim de ano qualquer, mas todo mundo têm que vestir um casaco feio e brega, de preferência com uma estampa ou um bordado de temas natalinos. Essa tradição começou justamente porque muitos filhos e netos recebiam de suas mães e avós casacos como presente de natal, e apesar da boa intenção e do tempo dedicado pelas geração mais antiga bordando e costurando a tal peça, o resultado era quase sempre horrendo. Então, alguém muito inteligente – e bem humorado – começou a tradição para assim poderem usar o tal casaco feio sem necessariamente passar vergonha
.
White Elephant gift Exchange ou Dirty Santa
 
     Essa tradição, muito comum durante festas em ambiente de trabalho, é uma variação do nosso familiar “amigo secreto”. Mas nesta versão, os presentes trocados são geralmente bobos e bem baratos, e muitas vezes os participantes estão apenas repassando presentes que eles ganharam mas não gostaram. A expressão “elefante branco” simboliza um presente difícil de manter, e inútil ao mesmo tempo.
Para jogar é muito simples: todos os jogadores colocam os seus presentes embrulhados em uma mesa, e sorteiam um número, que vai corresponder à ordem em que os participantes vão se organizar. A primeira pessoa escolhe um pacote e o desembrulha, e a segunda pessoa pode “roubar” o presente do primeiro participante, ou desembrulhar uma das lembranças que estão na mesa. Se a segunda optar por “roubar” o presente do primeiro, este pode pegar um outro pacote. E assim por diante até que todos tenham tido a chance de pegar ou “roubar” um presente. Esse costume tanto pode ser feito pela época do Natal quanto no Ano Novo!








FESTAS DE FINAL DE ANO EM PORTUGAL

     Em nosso país irmão, as celebrações de final de ano são muito alegres!Na cidade do Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
     Já na cidade de  Lisboa a passagem de Ano é comemorada a a partir do Terreiro do Paço. A cidade de Almada, assim  como Lisboa partilham o fogo de artificio  do Rio Tejo.
  Na região autonoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon se concentra na principal cidade, Funchal, estando o espetáculo de fogo de artifício citado no livro Guinness World Records como o "maior espetáculo pirotécnico do mundo". Esse espetáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações com muitas luzes que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
      Em Setúbal a passagem de Ano é comemorada com um fogo de artifício no rio Sado.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


FINAL DE ANO FRANCÊS

    Charme, é na França, que deu o nome Réveillon para a data, a passagem do ano é uma grande festa entre amigos, na qual se saboreia bons pratos, mas sem um menu fixo.
  Alguns aproveitam para comer o tradicional fígado de pato e ostras cruas.

    Mas o ápice da festa, sem dúvida, é a meia-noite, quando todos se beijam e tomam muita champanhe. Na França, em alguns lugares, fala-se Réveillon e, em outros, dia de São Silvestre Em busca de poder, amor, sorte, dinheiro, felicidade, surgiram outras formas especiais de celebração do ano-novo.

INGLATERRA E IRLANDA: FINAIS DE ANO



      Nem mesmo o frio impede que os ingleses saiam de casa para comemorar a passagem do ano.
       Em Londres, os jovens vão até a Trafalgar Square aguardar o Big Ben dar a última badalada do ano e festejar vendo os fogos de artifícios e tomando cervejas quentes.
     E as famílias fazem verdadeiros piqueniques no Speaker's Corner do Hyde Park, um parque muito bonito perto do Palácio de Buckingham. Apesar de pertencer também ao Reino Unido, a Irlanda tem uma festa mais comportada, comemorada dentro dos pubs.
    E no País de Gales, por causa do frio intenso, só os mais jovens costumam celebrar a data fazendo festa na praça central, tomando muito bayle, um cremoso licor irlandês e muita cerveja quente.


FINAL DE ANO NA ESPANHA

                       Espanhóis comemoram dez dias.
                      O peru também é o prato principal servido na Espanha. Além dele, também é feito um delicioso prato com bezugo (um tipo de peixe) assado com batatas. São feitos também doces de marzipan com formas de figuras, pães doces amanteigados e torrões à base de amêndoa e mel.
                    Mas como o povo espanhol é muito festeiro, as comemorações já começam no dia 28 de dezembro, dia dos Santos Inocentes, que equivale ano nosso dia da mentira, e vai até o dia 5 de janeiro, quando eles comemoram a chegada dos reis Magos, que é até mais celebrado que o Natal. Nesse dia fazem as cavalgadas de reis nas cidades e é preparada a rosca de reis. Dentro dessa rosca colocam várias figuras e brinquedinhos para as crianças.
E a passagem do ano em Madri é uma superfesta.
                    Lá, todos vão a Puerta del Sol, onde há um relógio, e cada um leva seu próprio pacote com 12 uvas.  A cada badalada do sino do relógio, comem uma uva e fazem um pedido. Quem não vai até lá, acompanha a transmissão da televisão.
                    Depois há uma grande confraternização e as pessoas brindam com cava, a champanhe espanhola, e bebem muito vinho e anis, sem gelo.


FINAIS DE ANO  DIFERENTES

       Hogmanay, apesar de ser localizada na mesma ilha que a Inglaterra, na Escócia a história é bem outra, com muitas festas e animação. As atividades para comemorar o Hogmanay, o Réveillon escocês, começam às 8 horas do dia 31 de dezembro e só terminam às 6 horas do primeiro dia do ano-novo. É uma data muito mais comemorada do que o Natal.
     Na capital, Edinburgo, há desfiles de gaiteiros com suas saias típicas e acompanhados por dançarinos típicos na rua principal, a Princes Street.
    À meia-noite, os canhões do Castelo de Edinburgo são disparados, há uma grande queima de fogos e um gaiteiro, especialmente iluminado e microfonado, começa a solar lá de cima do castelo.
    A festa é regada a muito uísque e pratos à base de intestinos e testículos de carneiro, e o grande desfile acaba em festas espalhadas por todos os pubs da cidade.







COMEMORAÇÕES DE FINAL DE ANO PELO MUNDO

      Mas como será que essa passagem de ano é comemorada nos outros países?
      Na Índia, a data é muito comemorada com festas nos hotéis e queima de fogos nas ruas. Também são atirados na fogueira objetos que representam impurezas e doenças.
     No Japão, a data é mais festejada do que o Natal, mas na China e em Israel é apenas um dia normal, já que esses dois países não seguem o calendário gregoriano.
    Na China, a passagem é comemorada em setembro, e em Israel, no começo de outubro, mas as datas variam de ano para ano.
   Os chineses usam a cor preta para dar sorte!
   Mas no Oriente, mais especificamente no Japão, tudo é bem diferente .Como não são católicos, comemoram muito mais a passagem do ano do que o Natal .No dia 31 de dezembro as famílias vão aos templos de sua religião, xintoístas ou budistas, por isso as ruas ficam lotadas e há também queima de fogos. Antes de irem aos templos, as famílias jantam macarrão. Para eles, esse alimento trará fortuna para toda a família.
No dia seguinte, é costume no Japão saborear algum tipo de cozido bem saboroso feito especialmente para a data, geralmente à base de pargo (um tipo de peixe), ovas de peixe, camarão ou um tipo de feijão.
     Antigamente, a festa durava três dias e o comércio não abria, mas hoje a tradição já está mudando.
    No Japão, é comum fazer uma cerimônia de limpeza na casa e pendurar uma corda de arroz na entrada, para afastar os maus espíritos.




Tradições de Final de Ano

        Vou mostrar um pouco do que significam essas tradições, que pessoas em todo o mundo, fazem questão de conservar,e que são tão usadas no dia 31 de dezembro!
        Muitas dessas tradições costumam ser feitas, por muitos, desde o  amanhecer do dia 31 de dezembro até o dia seguinte
        Muito bom poder mostrar quais as particularidades das festas, costumes e tradições de Ano Novo e Reveillon ao redor do mundo.
       A passagem do ano no Brasil tem características de todos os povos que colonizaram o país.
       No Brasil, a passagem do ano tem nome francês, comida italiana e festa no melhor estilo brasileiro, com muitos fogos de artifício, confraternização entre os familiares e amigos e oferendas às entidades do candomblé, da umbanda e para os anjos da guarda.
      A nossa tradição de comer lentilhas à meia-noite vem da Itália! Comer uma pequena porção, fazer o pedido,traz sorte e sucesso na vida!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


FIM DO MUNDO LUCRATIVO

           O polêmico e suposto dia em que ocorrerá o fim do mundo, 21 de Dezembro de 2012, está ainda causando muitos problemas e muitas igrejas estão alertando aos seus fiéis que se preparem para o acontecimento. Entre elas, uma igreja católica está oferecendo perdão dos pecados.
         Segundo a Acontecer Cristiano, a Igreja Católica de Assis, na Umbria, Itália, organizou uma campanha de “perdão dos pecados” pela pequena quantia de 16 dólares (cerca 35 reais).
        “De acordo com as previsões, o mundo está a chegar ao fim. Mas não tema, o perdão dos pecados tem a chancela da Igreja Católica de Assis (...)”. “(...) Neste período cinzento e deprimente que atravessa a Humanidade, oferecemos a todos um presente maravilhoso, uma oferta incrível de 50% nas indulgências.”
        A que ponto chega a exploração religiosa!               
      Os membros da Igreja Católica se oferecem para apagar os pecados dos interessados que adquirirem a oferta.
       As absolvições são o primeiro passo no caminho para Deus. O comprador já começará praticando o bem, pois o valor do produto será doado a instituições de caridade”, diz o anúncio.
      De acordo com uma publicação, o anúncio ainda explica que, para obter o perdão, as pessoas devem ser mais gentis demonstrando preocupação com as dificuldades alheias. A oferta seria uma forma de tomar esta atitude - pois o valor arrecadado será doado a instituições de caridade.
      Porque o ser humano é tão ignorante?Se o mundo irá acabar, com o dinheiro será doado às instituições de caridade?
   RACIOCINA,MEU POVO!!!!!!     

        A notícia causou polêmica e as opiniões sobre o assunto se dividiram. Muitos consideraram o anúncio uma piada, enquanto outros ficaram indignados por considerar que a questão do perdão deve ser tratada com seriedade.

      Essa não foi a primeira ação polêmica de preparação para o fim do mundo. Segundo o jornal Russia Today, uma agência de turismo na Ucrânia começou recentemente a oferecer tickets para o céu e o inferno.

     Além disso, outras lojas em cidades da Rússia começaram a vender kits de sobrevivência que incluem: velas, fósforos, sabonete, cereais e outros.


FIM  DO MUNDO EM 2012?

           À medida que se aproxima o suposto dia  em que o mundo irá acabar, esperado por muitos para o dia 21 deste mês, milhares de pessoas preparam-se para esse acontecimento nos Estados Unidos e em vários outros países.
          Nos Estados  Unidos,os ‘preppers’ (preparados) são pessoas que se preparam para uma calamidade global que, segundo acreditam, pode ocorrer daqui a dois dias. Nos Estados Unidos, foi criado um "reality show" no canal televisivo da National Geographic mostrando a vida dessas pessoas que aguardamo fim do mundo.
          Segundo publicação G1, o grupo que possui seu próprio site explica, com precisão e termos  técnicos, suposições catastróficas que podem chegar a desde "WWL", sigla em inglês para um mundo sem leis após o desastre social e econômico, até ao Apocalipse como popularmente conhecido ,referência a destruição total do Planeta Terra!
         Para os menos pessimistas, para este dia é esperado apenas algum desastre de caráter regional, como um furacão, uma grande inundação,tremores de terra, ou até mesmo, grandes distúrbios e saques em residências e lojas comerciais!
        Como forma de garantir a sobrevivência e proteção – para o caso de se realizar alguma das especulações - pessoas acumulam alimentos, remédios, ferramentas, lanternas, baterias e, certamente, armas e munição, moedas de ouro, compram terras, fertilizantes, sementes.
       Quem está ganhando com o terror nisso tudo  são as lojas de armas, equipamentos de campismo e alimentos enlatados.



domingo, 9 de dezembro de 2012

FILMES   SENSACIONAIS

                        Todo mundo gosta de assistir a um bom filme. Por isso, vou dar aqui algumas dicas sobre filmes maravilhosos que assisti e que não tem idade.Filmes que conquistaram todo o tipo de público, desde os mais antigos até os mais atuais.

                    Um Olhar do Paraíso....

6 de dezembro de 1973. Norristown, Pensilvania, subúrbio da Filadélfia. Susie Salmon (Saoirse Ronan) está voltando para casa quando é abordada por George Harvey (Stanley Tucci), um vizinho que mora sozinho. George a convence a entrar em um retiro, por ele construído. Lá dentro, Susie é assassinada. Os pais de Susie, Jack (Mark Wahlberg) e Abigail (Rachel Weisz), inicialmente se recusam a acreditar na morte da filha, mas precisam aceitar a situação quando seu gorro é encontrado em meio a um milharal, junto a destroços do retiro que estão repletos de sangue. Em meio às investigações, a polícia conversa com George mas não o coloca entre os suspeitos. Com o tempo Jack e Lindsey (Rose McIver), a irmã de Susie, passam a desconfiar de George. Toda esta situação é observada por Susie, que agora está em um local entre o paraíso e o inferno. Lá ela precisa lidar com o sentimento de vingança que nutre em relação a George e a vontade de ajudar sua família a superar o trauma de sua morte.



            Curiosidades sobre o filme.......
.
          Alice Sebold, autora do livro o qual Um Olhar do Paraíso é baseado, declarou que preferia que a intérprete de Susie Salmon fosse uma atriz não muito conhecida. A escolhida foi Saoirse Ronan, que pouco depois ganhou notoriedade ao ser indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por Desejo e Reparação (2007).

         Saoirse Ronan foi escolhida a partir de uma audição gravada, enviada aos produtores e ao diretor Peter Jackson. Eles ficaram tão impressionados com o material que logo acertaram com a atriz, sem que houvesse a necessidade de uma nova audição.
         Helen Hunt esteve cotada para interpretar Abigail Salmon.

         Rachel Weisz foi a primeira integrante do elenco contratada para o filme.
         Inicialmente seria Ryan Gosling o intérprete de Jack Salmon. O ator deixou crescer a barba e engordou 9 kg para o papel, mas deixou o elenco poucos dias antes do início das filmagens devido a diferenças criativas. Em seu lugar, foi contratado Mark Wahlberg.
        A escola em que a personagem Susie Salmon estuda é baseada na General Wayne Elementary School, onde Alice Sebold estudou nos anos 70.

Lançamento.....
19 de fevereiro de 2010 (2h 15min) 
Dirigido por
Peter Jackson

Gênero
Drama , Fantasia
Nacionalidade
EUA , Reino Unido , Nova Zelândia


FILMES SENSACIONAIS

LITERÁRIO

     Considerado como o mair fenômeno literário do ano:
                                   "  A PASSAGEM ", de Justin Cronin
     Cronin usa de uma narrativa tensa e muito bem estruturada, com personagens de total complexidade psicológica surpreendente.
     Trata-se de uma história de vampiros, um suspense implacável,uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes.
     Uma leitura sensacional que deixa o leitor com os nervos à flor da pele.
     Publicação: Sextante Ficção

sábado, 8 de dezembro de 2012


VESTIDOS  DE  NOIVA EXÓTICOS

                Toda mulher pensa em se casar um dia. pelo menos, a maioria delas! Mas, como já disse anteriormente,os estilos variam de acordo com o gosto das noivas!
                Mas, como a mulher é quem faz a moda, existe gosto para tudo.procurei pesquisar sobre vestidos de noiva extravagantes e encontrei algumas muito interessantes.

Assim, podemos observar a imensa variedade de gostos, fazendo com que a noiva se sinta como a mais bela de todas as mortais, no dia mais especial de sua vida: o dia do seu Casamento!
VESTIDOS DE NOIVA DIFERENTES

                  A moda possui uma grande variedade de estilos. Na verdade. nós é que fazemos a moda,com todas as mudanças,variedades e beleza.
                 Continuando a falar sobre o assunto casamento, os vestidos de noiva estão cada vez mais lindos, ricos e diferentes.Não existe mais aquela obrigação de serem  totalmente brancos,longos, com véus quilométricos! Isso tudo ficará por conta da vontade da noiva,de como ela irá se sentir num dos dias mais importantes de sua vida!
                 Sendo assim, vamos observar como os vestidos de noiva coloridos podem ser deslumbrantes?