domingo, 17 de agosto de 2014

COMO CÃES E GATOS

GATOS E SEUS OLHOS BICOLORES


Gato de olho ímpar, conhecido como gatos de olhos bicolores, é um gato que possui um olho azul e outro amarelo, verde, ou laranja. Isso acontece devido a uma anomalia genética denominada HETEROCTOMIA.
Geralmente esse fenômeno acontece com gatos de pelo branco, mas pode ocasionalmente acontecer também em gatos de outras cores, apesar de ser bem mais raro.



A coloração dos olhos dessa espécie de gato acontece em gatos com o gene branco dominante, que mascara qualquer outro gene de cor. Esta característica genética inibe que os grânulos de pigmento alcancem um olho durante o desenvolvimento, assim o gato apresenta um olho azul e verde, ou amarelo e laranja.
Todos os gatos filhotes possuem olhos azuis, e é difícil perceber quando este possui olho ímpar. O tom do azul do olho do gato de olho ímpar é diferente em um dos olhos. A cor dos olhos do gato, em geral, muda conforme o crescimento, de azul para verde e de verde para amarelo, até chegar a cor final quando atinge a fase adulta.


Muitas pessoas acham que os gatos de olho ímpar de coloração branca nascem surdos de um dos ouvidos. Isto não é verdade. Por volta de 60% e 70% dos gatos de olho ímpar podem ouvir. Cerca de 10 a 20% dos gatos brancos normais nascem surdos ou ficam surdos com o processo de envelhecimento felino. Gatos brancos com um ou dois olhos azuis têm maior tendência a ter surdez genética, com o gene branco causando ocasionalmente a degeneração da cóclea alguns dias após o nascimento.

Com mais detalhes,Heterocromia (ou heterocromia ocular) é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Quando ocorre emgatos domésticos, estes recebem a denominação de Gato de olho ímpar. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

Quando os cães apresentam um olho de cada cor, e até mesmo duas cores no mesmo olho, estamos diante de uma alteração congênita (de nascença)

chamada de heterocromia de íris.
A heterocromia de íris pode ser total (um olho de cada cor), radial (uma cor contorna a borda externa da íris e outra contorna a pupila), e fragmentada (manchas mais escuras se espalhando pela íris de um ou ambos os olhos).


Essas alterações podem ocorrer com mais frequência em cães de pelagem branca ou com albinismo parcial ou ainda com a pelagem Merle .
A pelagem Merle ocorre devido a presença do gene Merle, que dilui a coloração da pelagem preta em tons de cinza e também pode produzir olhos azuis. Este gene é mais encontrado em raças como: Pastor Australiano, Collie, Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Dachshund de pêlo longo, Dálmata, Malamute, Husky Siberiano, Old English Sheepdog, Boxer e Weimaraner.

Em geral a heterocromia de íris não está relacionada com cegueira, a não ser em raros casos onde ocorre a Síndrome do Gene Merle, que ocasiona malformações oftálmicas e também alterações nos ouvidos levando à surdez. Esta síndrome já foi relatada em cães da raça Dálmata.

A mutação não altera a visão o que contraria a ideia de que algumas pessoas tem que o animal é cego por ter duas cores de olhos.
Isso ocorre por uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará. Pouca melanina gera a cor azul, muita a marrom. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde. 



Na verdade, não importa se os nossos amigos felinos e caninos possuem olhos de uma só cor ou de duas. O que importa mesmo é que eles necessitam de nossa proteção e carinho,porque  são indefesos e necessitam de nossos cuidados. não podemos permitir que pessoas cruéis destruam a vida desses  animaizinhos, pois muitos deles são mais humanos do que os próprios humanos!




Um parque na Tailândia abriga cerca de 70 exemplares de gatos que têm como característica da raça, além do pelo branco, exibir um olho de cada cor, um azul e o outro amarelo ou verde. São os Khao Manees, também conhecidos como "Olho de diamante" e até "Jóia branca".

O Parque Royal Thai Cats é propriedade de Namdee Witta. O proprietário alega que os gatos do parque são descendentes diretos dos Khao Manees que pertenceram ao rei tailandês Rama V, que governou de 1868 até 1910, informou a agência Efe. Os Khao Manees eram os preferidos do rei Rama V, e a pena para quem roubasse um exemplar poderia ser a morte.
De temperamento dócil e confiante em humanos, o Khao Manee é considerado como o verdadeiro gato real do Sião, em vez dos siameses mais comuns, de pelagem bege ou acinzentada. Antigos poemas tailandeses dizem que um Khao Manee numa casa garante felicidade e vida longa.
Fontes: 
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2704445-EI8145,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heterocromia

Nenhum comentário:

Postar um comentário