quinta-feira, 18 de julho de 2013

UMA TORRE ESPECIAL

                TORRE DE PISA

A famosa Torre inclinada de Pisa tem a forma cilíndrica e oblíqua.A sua construção exigiu cerca de 178 anos de trabalho, pois teve início em 1172 para ser concluída em 1350 (o primeiro arco foi concluído em agosto de 1173). É obra dos arquitetos Bonnano Pisano e Guilherme de Innsbruck. Diz-se que mede 55 metros  de altura.
Pisa é uma cidade italiana rodeada de muralhas com um perímetro de 10 quilômetros.Aí residiam os Médicis. No Império de Augusto recebeu a cidade os direitos de município.
Uma comissão, nomeada para estudar o fenômeno,em relatório que apresentou,admitiu não ter podido descobrir as razões pelas quais essa Torre se inclina periodicamente. Acentuou-se a sua inclinação em meados do século XIX, mas o primeiro alarme foi dado, em 1907, por três engenheiros napolitanos.A essa época verificaram os peritos que a Torre havia se inclinado cerca de sete centímetros.O famoso edifício, em 365 dias, segundo dois engenheiros norte-americanos,inclina-se  sete décimos de de milímetro.A inclinação aumenta de algumas frações de milímetros por ano. A inclinação já ultrapassa 4 metros e trinta centímetros.
A célebre Torre de Pisa existe há muitos séculos, e é uma das maravilhas da Idade Média.Dois engenheiros da Universidade de Chicago chegaram à conclusão de que ela cairá dentro de 400 anos!
A engenharia moderna, na esperança de salvar a relíquia de Pisa vem dando " injeções de cimento" nas bases da Torre.Em 1928, fizeram-se 360 furos no anel da fundação.

  • Diz-s que a inclinação( mais de 1 m de perpendicular e 4,26 a partir da vertical) é produzida por um desequilíbrio no solo.Verificou-se que o tereno é extremamente arenoso.Uma comissão de engenheiros,estudando os alicerces do histórico  edifício, viu na qualidade do solo a causa dessa inclinação.A Torre de Pisa começou a pender durante os primeiros cinquenta anos de sua construção.Daí o aspecto da metade superior de forma curva que assim foi feita para fortalecer o lado oposto ao ângulo de inclinação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário