A cidade do Vaticano, em Roma, conta milhares de habitantes, dos quais mais de 10% são naturais da cidade.A soberania do Estado do Vaticano foi dada pelo Tratado de Latrão, que se firmou em 11 de fevereiro de 1929.O Estado apresenta uma forma triangular e tem uma área de 44 hectares.
A praça de São Pedro é oval; mede cerca de 280 m de comprimento por 240 m de largura.
Foi o antigo Prefeito de Paço - Pepino, o Breve- quem doara ao papa o território do Vaticano no ano de 732 da nossa Era.
O Vaticano não se constitui de um só edifício.É uma reunião de palácios, salas, capelas e galerias construídas em épocas diferentes.O Vaticano possui em suas bibliotecas cerca de 2.400 manuscritos orientais, gregos e latinos e mais de 50.000 impressos.
O papa é ao mesmo tempo Bispo da diocese de Roma e chefe supremo da Igreja.Governa por meio das congregações.Alguns autores creem que,Constantino, o Grande,depois de ter erigido, junto ao Tibre, a basílica que ali subsistiu até o sécul XV, mandou construir ao lado um vasto palácio para habitação dos soberanos pontífices. Outros atribuem essa construção a S.Libério.Alguns,ao Papa S.Simaco,pelo ano de 498 da nossa Era. Provado está que Carlos Magno, quando foi a Roma fazer-se coroar pelo Papa Leão III( ano 800), habitou um palácio edificado nesse lugar. Sabe-se, igualmente, que estando esse palácio em ruínas, Celestino III e Inocêncio III mandaram-no restaurar pelos fins do século XII. Nessa época, os papas residiam em Latrão. Depois de 1377 é que o Vaticano se tornou o palácio favorito dos pontífices. Nicolau V, Sixto IV, Alexandre VI e Julio II aumentaram-no. Julio II e Leão X fizeram com que Sanzio executasse as suas imortais pinturas nos aposentos do Vaticano.
O palácio onde reside o papa teria cerca de 5 000 quartos, 200 salas de espera, 22 pátios, 100 gabinetes de leitura, 300 banheiros e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas. o Vaticano consiste em 50 edifícios.
O Estado da Cidade do Vaticano tem área estimada em 0,44 km2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário