domingo, 23 de outubro de 2016

SELOS CILINDRICOS



Inventados  pelos sumérios em 3.500 a.C, foram os precursores da técnica   de impressão italiana conhecida como  intaglio  ou  talho-doce.
Gravados com imagens decorativas esses selos continham um eixo oco no qual se inseria um pino para fazer girar o cilindro entalhado, como um rolo de pintura moderno, " imprimindo" em argila úmida ou terracota, uma faixa recorrente de símbolos, imagens e textos.

Os originais eram entalhados  com desenhos rudimentares e escrita cuneiforme.

Na verdade, os selos cilíndricos foram inventados em torno de 3 500 a.C. no Oriente Médio na região de de Susa, no sudoeste do Irã e no antigo sítio de Uruk, bem na região sul da Mesopotâmia. Eles foram usados como ferramentas administrativas, jóias e como amuletos mágicos[ até cerca de 300 a.C. quando a escrita cuneiforme foi substituída pelo aramaico  que empregava papiros e pergaminhos ao invés de tabuletas de argila.
Durante o período das primeiras dinastias sumérias  os temas produzidos nos selos eram de "lutas animais", principalmente o ataque de leões ao gado, e algumas cenas religiosas;já no período acadiano,  os  temas religiosos tornaram-se mais abundantes.
Durante durante  Ur III e o e o grande período babilônico  basicamente as representações dos cilindros eram de deuses e reis;
Já no período assírio  houve atenção especial na produção de imagens representando caçadas de animais realistas; no período neobabilônico, com a popularização dos selos, os principais temas eram de caçadas e temas religiosos.
Enquanto a maioria dos selos cilíndricos mesopotâmicos forma uma imagem através da utilização de depressões na superfície do cilindro, alguns selos cilíndricos imprimem imagens usando áreas elevadas do cilindro. Os primeiros são utilizados principalmente em argilas úmidas; os últimos para imprimir imagens em tecidos e outras superfícies bidimensionais como potes, cestos, bolsas de couro, caixas de madeira, entre outros.

                                  SELO DE UR

Existiram selos cilíndricos  feitos de vários materiais, alguns riquíssimos. Os selos foram feitos de pedra, tais como... lápis-lazúli,   hematita, obsidiana, esteatita, cornalina, calcário, diorito, talco, ágata, serpentina, clorita, glauconita, magnetita, marfim, e ainda em vidro, cerâmicas como faiança egípcia e metais.
 Devido a ausência de boas pedras para escultura, grandes pedras dos primeiros cilindros foram importadas provavelmente do Irã.

                                          SELO MINOICO
Referências:
Selos na Arqueologia
Fatos da História 

segunda-feira, 4 de julho de 2016

CONHECENDO PAÍSES.....PARTE 2

Sabemos que a violência está em todos os lugares, infelizmente, fazendo parte de nossa  realidade. Por esse motivo, as pessoas que gostam muito de viajar, seja em período de férias ou mesmo  por motivos profissionais, sempre se preocupam em escolher bem o seu itinerário, para que não surjam problemas desagradáveis.
Segundo pesquisas, alguns países são considerados como os mais VIOLENTOS do mundo, mas,mesmo assim, o Turismo é ponto forte, em alguns deles.:
- ÁFRICA DO SUL, AFEGANISTÃO,  BELIZE,  BAHAMAS, BOLIVIA, COREIA DO NORTE, CONGO, COLÔMBIA, GUIANIA, EL SALVADOR, ESTADOS UNIDOS, GUATEMALA, , IRAQUE, JAMAICA, HONDURAS, MÉXICO, NIGÉRIA, PORTO RICO, PAQUISTÃO, REPÚBLICA DOMINICANA.  SÃO CRISTÓVÃO E NEVIS,  SÃO VICENTE E GRANADINAS, SANTA LÚCIA, SUAZILÂNDIA, SOMÁLIA,  SÍRIA,  SUDÃO DO SUL, TRINIDAD E TOBAGO, VENEZUELA.

Vergonhosamente o Brasil, sétimo país mais rico do mundo, está no rol dos 20 mais violentos do planeta (ocupa a 18ª posição).


sábado, 2 de julho de 2016

CONHECENDO PAÍSES...PARTE 1

Como seria bom se pudéssemos estar sempre viajando, percorrendo todos os países do mundo, conhecendo cada cantinho, seus costumes e tradições, ali, pessoalmente! Porém, como isso nem sempre é possível, vamos " viajar" através dessas páginas? 
Vocês sabiam que as CIDADES MAIS TECNOLÓGICAS do mundo são em total de 20?
São elas: SINGAPURA, ESTOCOLMO, SEUL, LONDRES,PARIS, NOVA YORK, TÓQUIO, LOS ANGELES, XANGAI, PEQUIM, SIDNEY, MOSCOU, BUENOS AIRES, SÃO PAULO, ISTAMBUL, MÉXICO, CAIRO, BOMBAIM, JACARTA e DELHI.
É incrível, mas só uma cidade brasileira está incluída entre as mais tecnológicas  do mundo!

Todos falam muito em intercâmbio, mas poucos sabem  quais os lugares mais PROCURADOS PARA INTERCÂMBIO em todo o mundo. Alguns falam que  São Paulo está nessa lista, mas, oficialmente, nem chegou perto, infelizmente.
 Os mais procurados são:
TORONTO (Canadá),  NOVA YORK, LOS ANGELES, SAN DIEGO, SÃO FRANCISCO (Estados Unidos), LONDRES (Inglaterra),  SIDNEY ( Austrália), DUBLIN ( Irlanda), AUCKLAND ( Nova Zelândia),  CIDADE DO CABO ( Africa do Sul),  ZURIQUE ( Suiça), BERLIM , MUNIQUE (Alemanha), BARCELONA, MADRI, SALAMANCA ( Espanha), ROMA, FLORENÇA,  MILÃO, TURIM (Itália).

Vocês acreditam que muitas pessoas não sabem que a Língua Portuguesa é também falada em outros países? E é considerada como um dos idiomas mais difíceis do mundo. No entanto, alguns países  que também usam o nosso idioma e muito bem,por sinal!
São eles:
ALEMANHA, ANGOLA, BÉLGICA, BRASIL, CABO VERDE, FRANÇA, GUINÉ BISSAU, ÍNDIA, INDONÉSIA, LUXEMBURGO, MACAU, MALÁSIA, MOÇAMBIQUE, PORTUGAL, SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE, SRI LANKA, SUÉCIA, TIMOR LESTE.

 O nosso mundo é imenso. Tantas terras, tantos povos.....eu mesma gostaria de pode visitar todos, conhecer cada povo e suas tradições. Por exemplo, as AMÉRICAS. Que maravilha poder viajar por  todas essas terras americanas e conhecer cada uma delas, cada detalhe, cada cantinho. Algumas pessoas afirmam que a América do Sul é a que tem mais países, das três Américas, mas estão enganadas. Vamos ver?

AMÉRICA CENTRAL: a  mais dividida em países. São 20 ao todo.
ANTÍGUA  e BARBUDA, BAHAMAS, BARBADOS, BELIZE, COSTA RICA, CUBA, REPÚBLICA DOMINICANA, EL SALVADOR, GRANADA, GUATEMALA, HAITI, HONDURAS, JAMAICA, NICARÁGUA, PANAMÁ, DOMINICA, SANTA LÚCIA, SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS, SÃO VICENTE e GRANADINAS, TRINIDAD( Trindade)  e TOBAGO.
Curiosamente, vários países localizados na AMÉRICA CENTRAL são formados por várias ilhas, mais ou menos juntas, formando , dessa maneira, vários pequenos países.


AMÉRICA DO NORTE:  formada apenas por três grandes países,sendo que um deles é considerado como a força econômica do mundo.
São eles:
CANADÁ, ESTADOS UNIDOS, MÉXICO.
Os ESTADOS UNIDOS , devido a força de sua moeda, o dólar,  é uma potência mundial devido a sua  estabilidade financeira, por ter uma moeda forte, uma economia poderosa.


-A GROELÃNDIA, durante a  Segunda Guerra Mundial se separou  tanto social como economicamente, da Dinamarca, aproximando-se mais dos ESTADOS UNIDOS e CANADÁ. Depois da guerra, o controle da ilha voltou à Dinamarca, retirando-se seu status colonial, e apesar de a Groenlândia continuar sendo parte do Reino da Dinamarca, é autônoma desde 1979. A ilha é o único território que deixou a União Européia  se bem que possua o status de estado associado. 

AMÉRICA DO SUL:  É um subcontinente que compreende a porção meridional da América. A sua extensão é de 17 819 100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial.
É formada por  12 países:
 ARGENTINA, BOLÍVIA, BRASIL, CHILE, COLÔMBIA, EQUADOR, GUIANA, PARAGUAI, PERU, SURINAME, URUGUAI, VENEZUELA.



O mais rico país do mundo: LUXEMBURGO.
Os afortunados habitantes fazem jus à herança aristocrática do país, cujo nome oficial é GRÃO-DUCADO DE LUXEMBURGO.
A renda anual per capita dos luxemburgueses é de mais ou menos U$ 61.220 segundo os dados  atuais da  ONU .



Já a ETIÓPIA  está muito atrás no que se refere a riqueza,A renda anual per capita é de apenas  US 100. A inflação atingiu 40% em agosto de 2011, por causa da política monetária frágil, aumento de salários de cargos públicos, e elevados preços dos alimentos. Em 2012, a inflação foi registrada em 22%.
CONTINUANDO NO PRÓXIMO BLOCO......

quinta-feira, 2 de junho de 2016

DIA DOS GATOS...NO JAPÃO!

 Os gatos são animais considerados sagrados em muitos países e no Japão estes animais são muito valorizados.
No Japão existem santuários, amuletos da sorte, cafés, mascotes, personagens e até uma ilha, chamada  ilha Tashirojima conhecida como ''ilha dos gatos'' onde existem mais gatos do que seres humanos.
Porque se comemora o Dia dos Gatos, no Japão, em 22 de fevereiro?
O Neko no Hi é comemorado no dia 22 de fevereiro, devido a pronúncia em Japonês. O número ''2'' na língua japonesa é ''Ni'', na qual a data é escrita 22/2 e se diz ''Ni, Ni, Ni'', que na pronúncia assemelha-se a ''Nyan, Nyan, Nyan'' em que ''Nyan'' é a onomatopeia dos gatos em japonês. 
 A data foi criada em 1987 por uma fabricante de ração para gatos a ''Japan Pet Food Association''.
 Neste dia os bichanos recebem inúmeros presentes e fazem passeios especiais com eles, inclusive para ''Nekogami Jinja'' santuários dedicados aos gatos, acontecendo ainda, muitas  campanhas e diversos eventos temáticos no Japão para comemorar a data.

Maneki Neko ( "gato que acena") é um ícone da cultura nipônica bastante conhecido por ser um amuleto de boa sorte. Segundo a lenda, o Gato da Sorte pode atrair fortuna e felicidade, de acordo com qual mão está levantada.
Esses lindos gatinhos, muitos em porcelana, outros de metal,    normalmente, ficam em entradas de lojas e restaurantes, sempre com a patinha levantada, decorado com cores, ornamentos e letras orientais.
gato com a pata direita levantada, significa que atrairá riqueza e boa sorte. Já a pata esquerda levantada está relacionada a atrair novos clientes. No Japão, ainda há um terceiro significado para a pata esquerda levantada: significa que no estabelecimento há bebidas alcoólicas. Chama-se esse tipo de Neko de "Hidari-Kiki" - aqueles que aguentam bem a bebida. Nos demais estabelecimentos coloca-se o gato com a pata direita para cima.

Maneki neko (招き猫) é com certeza um dos amuletos de sorte mais conhecidos no Japão. São chamados de Gatos da Sorte, da Felicidade e da Fortuna. Geralmente são feitos de cerâmica ou porcelana japonesa e o principal objetivo é atrair sorte e fortuna às vidas das pessoas e aos estabelecimentos comerciais.Pode-se ainda encontrar os gatinhos com as duas patinhas levantadas. Estes por certo é o melhor de todos! O Maneki neko também pode ser encontrado na forma de cofrinhos, chaveiros, penduricalhos para celular, entre outros objetos. 
Maneki Neko significa literalmente “gato acenando” e se caracteriza por um gato sentado com uma das patas levantada. A pata levantada seria para atrair sorte e o gato que serviu de inspiração para este amuleto foi o Bobtail Japonês, uma raça rara e muito antiga, além de ser a única raça considerada nativa do Japão.

Curiosidades do Japão ...........................................................................

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

domingo, 14 de fevereiro de 2016

DOR DE CESCIMENTO

A queixa de dor nas pernas é comum na infância, especialmente em crianças com idade entre cinco e dez anos. Acomete cerca de 25% das crianças, não havendo distinção entre meninos e meninas. A incidência tem proporções parecidas: cerca de 12,5% para cada.

Apesar de não haver relação bem definida entre a dor e o crescimento, o termo "dor de crescimento" é utilizado pela maioria dos pediatras.
A dor é geralmente muscular e localiza-se nas coxas, pernas (panturrilhas), e pés. Pode ser fraca ou muito forte, mas não impede que a criança ande ou corra assim que a dor passe.
Algumas crianças não conseguem localizar a dor, ou então relatam um caráter "itinerante", ou seja, cada dia em um lugar diferente. As mãos e os braços são raramente atingidos.

Características: 


Não interfere nas atividades diárias
Duração variável: poucos minutos a algumas horas
Melhora espontaneamente sem medicamentos ou então com massagem no local
• Intermitente, com períodos de melhora que variam de dias a semanas 

Não é acompanhada de inchaço articular ou febre.

O horário mais freqüente da dor é no final da tarde, depois das atividades físicas; entretanto algumas crianças podem acordar subitamente durante a noite, aos prantos. A dor é alucinante.
A dor matutina não é comum, e deve chamar a atenção dos pais.
Podem ser observados outros sintomas concomitantes, como dor de cabeça e dor de barriga.

Ainda sem causa conhecida, não existe consenso entre os pesquisadores nem sobre o termo "Dores do crescimento", que dá a ideia de que o crescimento em peso ou em altura pode gerar dor. Na verdade, não se verificou qualquer relação desse quadro com o ganho de estatura , que ocorre de maneira muito lenta para provocar dor. Já se tentou modificar o nome dessa doença para "Dores nos Membros" mas a expressão anterior já estava de tal modo consagrada e já era compreendida pelas pessoas que não se conseguiu modificar sua denominação.
Existe uma série de hipóteses que tentam explicar a origem dessas dores. É muito comum encontrarmos distúrbios emocionais ou simplesmente uma situação de crise própria da idade ( nascimento de um irmão, ingresso na escola, mãe que começa a trabalhar). Também se viu que essas crianças são, em geral, filhas de pais que também tiveram quadros semelhantes durante a infância e nas próprias crianças são encontradas outras situações de dor crônica como dor de cabeça ou dor abdominal, ou seja, parece haver uma combinação de fatores emocionais associados a uma " tendência" a dor crônica.
Os pais devem ficar atentos.Isso não uma brincadeira, algo que não se deva dar a  atenção devida!
Não é necessário tratamento específico para a dor de crescimento, uma vez que ela diminui espontaneamente ao longo do tempo. Algumas crianças podem beneficiar-se de esportes de baixo impacto, como por exemplo a natação.
Nos casos de dor forte, podem ser utilizados analgésicos por via oral, sempre com supervisão médica.
Uma  coisa que tem sempre que ser observada:  a criança com dor de crescimento tem sempre um aspecto saudável !
Algumas doenças pouco freqüentes podem manifestar-se na forma de dor músculo-esquelética.
No entanto, caso ocorram esses sintomas abaixo, os pais devem consultar o pediatra :
Dor persistente e localizada em um único ponto, 

Dor nas costas (mesmo em crianças que usem mochilas), 

Dor que dificulta as atividades cotidianas, como caminhar, praticar esportes, subir escadas ou brincar,

Presença de inchaço articular, indisposição ou febre, 

Presença de claudicação, ou seja, mancar ao andar.

Não existe receita milagrosa para curar as dores do crescimento. Ela vem e vai embora quando o organismo infantil conseguir expulsá-la. Mas massagens simples, alongamentos e compressas no local da dor podem ajudar.

Na hora da crise, o carinho dos pais acalma, e pode ser um remédio muito eficaz.
É patologia benigna e auto-limitada, que não trará consequências e limitações e que não terá impacto no crescimento da criança. Durante as crises,deve-se manter a conduta de usar analgésicos, massagens e calor. Não há indicação para limitar a criança em qualquer aspecto: alimentação e atividades físicas estão liberadas e devem, inclusive, ser estimuladas. D existir a preocupação de não rotular a criança como " uma criança doente" e que a família passe a administrar as crises dentro de uma atmosfera de tranqüilidade para a criança. Em certas situações é necessária uma abordagem mais enfocada nos aspectos emocionais da criança, trazendo para o tratamento auxílio de um psicoterapeuta.
A Dor do Crescimento  tende a desaparecer com o passar do tempo e não traz qualquer tipo de sequela, não predispondo o paciente a outras doenças reumáticas no futuro. 
Segundo o médico pediatra Dr. Casarotto,  a dor de crescimento é caracterizada por dores nas pernas, sem localização precisa e sem qualquer outro sintoma associado, que recebeu esse nome por se manifestar especialmente entre os 3 e 12 anos de idade.  De acordo com o médico pediatra, cooperado da Unimed Cuiabá, Claudio Poletto Casarotto, a doracomete cerca de 25% das crianças e quase sempre está relacionada a um aumento da prática de atividade física como fazer natação, andar de bicicleta e jogar futebol. “Talvez estas queixas sejam similares as que nós, adultos, tenhamos após exagerarmos em alguma atividade física”, explica o médico .

Claudio Casarotto esclarece que durante o dia a criança brinca normalmente, corre, joga bola e durante a noite aparece uma dor inexplicável e repetitiva, que a criança não consegue nem mesmo atribuir localização exata e, no outro dia acorda sem dor. São essas características chamadas de dor do crescimento. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (Sbop), as causas do problema não são totalmente conhecidas e a atividade mais intensa pode relaciona-se com a dor.
“Há relatos de que a criança vai dormir bem e acorda chorando com dor, solicitando a presença dos pais que usam analgésicos ou massagens, o que acaba por aliviar a dor. A criança volta a dormir e acorda bem no dia seguinte, retomando suas atividades normais”, afirma Casarotto.


O médico pediatra explica que a dor pode ser provocada ao final do dia, depois de a criança ter corrido, pulado e praticado esportes. “Nesses casos, recomenda-se diminuição das atividades esportivas para diminuir a incidência de queixas”, informa.


Casarotto explica que ouvir as queixas e examinar adequadamente a criança, excluindo a existência de outros agravos é o suficiente. “A realização de exames pode confundir mais do que ajudar, inclusive induzindo a diagnósticos errôneos como por exemplo, febre reumática. Portanto, uma anamnese bem conduzida e um exame físico correto são suficientes”, salienta.
Durante as crises, deve-se basicamente, utilizar algum analgésico se a queixa é intensa, fazer compressas ou massagens suaves.  Essas medidas aliviam as dores. Vale lembrar que a dor de crescimento não é uma doença, e sim uma condição que acomete as crianças e não traz qualquer consequência ou impacto para o crescimento da criança e não há um tratamento específico. “Estas queixas podem permanecer por um certo tempo e desaparecer espontaneamente sem sequelas e limitações”, frisa o médico pediatra. 

Nota: Meu neto tem seis anos de idade e desde os quatro anos sofre com a Dor do Crescimento!  As massagens e algumas gotas de analgésico aliviam o problema que aparece com intervalo de três a quatro meses! Geralmente isso acontece à noite e na manhã seguinte, nada está sentindo! Ele sofre com isso e nós também, ao vê-lo chorar de dor!

Fontes....
-http://www.odocumento.com.br/noticias/saude-e-lazer/dor-de-crescimento-existe-e-pode-ser-atenuada,9376
-http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=156&cat=9
-https://www.abcdasaude.com.br/reumatologia/dores-do-crescimento
.................................................................................................................................